VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 26 de novembro de 2011

Projeto Jesus no Litoral leva o Evangelho às praias brasileiras




Levar o Evangelho àqueles que estão nas praias brasileiras durante a alta temporada do verão: esse é o principal objetivo do projeto Jesus no Litoral – Uma Virada Radical, realizado em cinco estados brasileiros nessa virada de ano pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC).
O projeto, que atrai os turistas, os moradores das cidades litorâneas, oferece atividades como apresentações artísticas e prática de esportes, mas tem seu foco na pregação do Evangelho, que ocorre por meio da abordagem direta às pessoas que estão nas praias.
O Jesus no Litoral começou no Paraná em 2003 e o sucesso da iniciativa tem garantido pouco a pouco a sua expansão. Em sua edição 2011/2012, será  relizada em Camocim, cidade do litoral  do Ceará sendo a primeira cidade do Estado  a promover o projeto. A RCC Camocim já está se organizando para esta grande festa de Evangelização, através de formações, captação  de recursos  para toda a estrutura do Projeto. De 11 a 15 de janeiro de 2012, as praias das  Barreiras, Fortin, Maceio e lago seco serão tomados pela auncio da palavra de Deus pela boca de uma Juventude que quer propagar o amor de Deus. Camocim recentemente esteve em missão Popular  promovida pela Diocese de Tianguá, o projeto Jesus no Litoral  será uma continuidade, pois a nos chama a ser Discipulos e Missionários do Senhor .
O padre Alexandre castro, que participou do projeto no Paraná, diz que a metodologia usada pelo Jesus no Litoral é mais adequada para evangelizar o público visado pelo projeto. Ele também conclama padres e bispos a apoiarem a iniciativa, que, segundo ele, atende ao que pede o Documento de Aparecida: ser uma Igreja verdadeiramente missionária.
- Parabéns aos Missionários que atuam nessa Missão no Litoral e você que ainda não veio, esta sendo convocado para se apresentar nesse Exército, vestir a farda Laranja e partir em ordem de Batalha e missão dada é Missão Cumprida – diz.
O assessor nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  padre Carlos Sávio, também acompanhou o Jesus no Litoral no Paraná.
- Aqui eu encontrei acolhimento, sorriso. Aqui eu encontrei testemunho, equilíbrio. Aqui eu encontrei uma juventude desejosa de acertar. Aqui eu encontrei alegria em servir! – testemunhou.
No Paraná, após dois dias de formação, os missionários do Jesus no Litoral saíram às praias de Caiobá e Matinhos, na tarde do dia 28 de dezembro de 2010, para o arrastão, que com muita música, alegria e amor de Deus cativou os banhistas que se encontravam nas praias.
Cada missionário experimenta de uma maneira diferente os acontecimentos vividos. A cada dia, os missionários são os primeiros a experimentar do amor de Deus.
- Foi uma grande emoção ser parte desta missão. Adultos e crianças, jovens e idosos, pararam e se deixaram contagiar pelo amor de Deus transmitido pelos laranjinhas. Este foi só um aperitivo, o melhor ainda está por vir! – conta Romerio Gomes, de Toledo.
Saiba mais sobre o projeto Jesus no Litoral.

Existem pessoas que “vendem” a alma ao Diabo? ” Sim, mas queimamos os contratos, afirma Padre Gabriel Amorth, exorcista.

Quem é o diabo? Qual é seu nome real? Quão poderoso é? Como se manifesta a sua obra destruidora nas vidas dos homens?

Estas e outras perguntas semelhantes foram respondidas pelo Padre Gabriel Amorth, célebre exorcista italiano, em uma vídeo-intrevista projetada  durante o Umbria International Film Fest, pouco antes da projeção do filme O ritual de Mikael Hafstrom, cujo objeto é precisamente o exorcismo.
O padre Amorth não descarta nem sequer o filme Harry Potter: o ídolo literário e cinematográfico de tantas crianças ao redor do mundo é, de fato, de acordo com o exorcista, uma mensagem publicitária da “magia” apesar de ser vendido “até mesmo em livrarias católicas”.
O diabo, disse o padre Amorth, é essencialmente “um espírito puro criado por Deus como um anjo”. Como os homens, também os anjos foram submetidos à uma prova de obediência, que Satanás – que era o mais brilhante dos espíritos celestes – se rebelou.
Satanás é, portanto, o primeiro diabo da história sagrada, e o mais poderoso de todos. Assim como no céu, com os santos e anjos, nas suas várias categorias, também no inferno há uma hierarquia. Enquanto o Reino de Deus é governado pelo amor, o reino de Satanás é dominado pelo ódio. “Os demônios se odeiam entre si e a sua hierarquia é baseada no terror”, disse o padre Amorth.

Evangelidigitalización, primeiro Blog em castelhano criado para “estudar e favorecer o uso das formas modernas de comunicação como instrumentos para a nova evangelização”

Zenit

Neste 16 de novembro foi inaugurado o Evangelidigitalización, primeiro blog em língua castelhana especializado no estudo e na divulgação da relação entre a fé católica e a internet, no contexto da nova evangelização.

Um ano depois da instituição do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, uma de cujas tarefas específicas é “estudar e favorecer o uso das formas modernas de comunicação como instrumentos para a nova evangelização” (cf. motu proprioUbiqumque et Semper”, art. 3, nº 4), este espaço se apresenta como um projeto não institucional de apoio.
O neologismo evangelidigitalização quer indicar o “lugar” de ação, a atividade a ser realizada, a meta a ser atingida e a dinâmica metodológica a ser seguida, própria das redes sociais, de acordo com as informações dos seus criadores.
O blog Evangelidigitalización (http://evangelidigitalizacion.blogspot.com) desenvolverá um trabalho em duas linhas de ação: aprofundará teoricamente e divulgará projetos de sucesso no âmbito confessional católico, evidenciando os pontos positivos das iniciativas estudadas, para que o resultado sirva de apoio para outros projetos.
Tanto na pesquisa como na difusão, há três eixos: ajudar a “entender”, “falar” e “explicar” a relação entre o pensamento digital, a internet em geral e a fé católica.
Evangelidigitalización conta com vários canais de apoio nas redes sociais, como o Twitter(http://twitter.com/web_pastor), o Facebook(http://www.facebook.com/evangelidigitalizacion), oFlickr (http://www.flickr.com/mujicalc), com ênfase nas imagens de fé e pró-vida, o Paper.Li (http://paper.li/web_pastor/1317588643), um jornal com seleção de temas relacionados com o projeto, e o Tumblr (http://evangelidigitalizacion.tumblr.com/), focado especialmente na reprodução de vídeos.
Duas ferramentas de especial valor são os links para blogs afins em língua inglesa, espanhola e italiana, e a série de links temáticos em sintonia com a idéia original do projeto.

Cena do filme “Amanhecer” da saga “Crepúsculo” tem gerado crises epiléticas em salas de cinema pelo mundo.

GRUPORENASCER COM INFORMAÇOES DE Pernambuco.com
Esqueça todas as críticas anteriormente feitas à saga Crepúsculo, pois nada se compara a mais nova acusação sofrida pelo seu filme mais recente, Amanhecer. Segundo alguns espectadores, a penúltima parte da série vampiresca tem causado crises epiléticas em salas de cinema mundo afora.
Brandon Gephart, de Roseville, na Califórnia, foi levado às pressas para um hospital local depois de passar mal durante a cena em que Bella Swan (Kristen Stewart) dá à luz o filho do vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson). “Ele estava em convulsão, bufando, tentando respirar. Fiquei muito assustada”, disse sua namorada. A sessão a que Gephart assistia foi cancelada com a chegada dos paramédicos.
No estado americano de Utah, um homem não identificado também sofreu uma crise semelhante durante a mesma cena do filme. “Eu realmente não lembro o que aconteceu depois disso. Acho que apaguei. De acordo com minha esposa, eu estava tremendo e murmurando sons diferentes”, disse o homem, que não forneceu sua identidade por medo de perder o emprego.
De acordo com especialistas, a cena do parto de Bella é repleta de luzes vermelhas, brancas e pretas, que podem provocar episódios de epilepsia fotossensível. “A luz atinge o cérebro de uma só vez. O problema com os cinemas é que eles são muito escuros e a luz piscando é como uma luz estroboscópica”, disse o Dr. Michael G Chez. As informações são do jornal The Guardian.
Ao site da “CBS”, Dr. Michael G. Chez, diretor da área de neurologia pediátrica e epilepsia do centro médico de Sutter, em Sacramento, afirmou que o fato é raro, mas pode ocorrer com a exposição a luzes vermelhas em pessoas geneticamente predispostas. “O problema é que nos cinemas está tudo escuro, e as luzes que piscam são como as de um estrobo”.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Repouso no Espírito e Renovação Carismática

Na Renovação Carismática, encontram-se várias manifestações do poder do Espírito Santo, que de início espantaram grandemente, mas que são agora mais facilmente admitidas como autênticas; é assim com o dom das línguas, das curas, a Efusão do Espírito, a imposição das mãos.
Mas há um fenômeno sobrenatural menos conhecido, que se torna cada vez mais frequente na Renovação Carismática: é o repouso no Espírito. Depois de um estudo atento sobressai, sem equívoco possível, que esta experiência encontra o seu fundamento na teologia.

Paquistão: Recuo na proibição no uso do nome de Jesus Cristo nos torpedos.

Rádio Vaticano
O caso foi encerrado: as palavras Jesus e Cristo poderão ser escritas nos torpedos dos celulares paquistaneses depois de terem sido canceladas definitivamente da lista de nomes proibidos que em breve será distribuída às companhias telefônicas do país.
Decisivo neste sentido foi a intervenção do Ministro da Harmonia, o católico Akram Gill, que conversou diretamente com o presidente da Autoridades paquistanesa para as Telecomunicações, sublinhando como a medida poderia prejudicar a construção de um clima de serena convivência inter-religiosa no Paquistão.
A notícia da proibição dos nomes Jesus e Cristo fora divulgada dias atrás: os nomes se encontravam entre as 1.600 palavras proibidas nos torpedos e que serão bloqueadas num prazo de 7 dias para tutelar as mentes dos jovens.

Abortar minha filha com síndrome de Down arruinou minha vida e destruiu meu casamento.


Muito embora Marie Ideson já tivesse seis filhos quando descobriu que estava esperando seu sétimo com a idade de 40 anos, ela e seu marido receberam a notícia com muito entusiasmo.
“Tanto Allan quanto eu queríamos uma família grande. Por isso, vibramos quando descobrimos que eu estava grávida de novo”, Marie disse para o jornal Daily Mail num artigo recente.Mesmo depois que recebeu os resultados de um exame de sangue, e então amniocentese, mostrando que seu bebê tinha a síndrome de Down, Marie diz que o aborto jamais lhe passou pela cabeça como opção, ainda que ela estivesse assustada.“Meu primeiro pensamento foi: ‘Como é que lidaremos?’ Não foi: ‘Não posso ter este bebê’”.

Acre pode ser o primeiro estado do Brasil a ensinar budismo e islamismo em escolas públicas.

Durante a abertura da Primeira Conferência Estadual da Diversidade Religiosa no Acre foi apresentada uma proposta curricular de ensino religioso plural nas escolas públicas.
Promovido pelo Instituto Ecumênico Fé e Política e pela Secretaria Estadual de Educação, na abertura do evento ouviram-se orações de Joaquim Pertiñez, bispo do Acre, e da Mãe Raimundinha, que dirige um centro de umbanda.
O objetivo da conferência é reforçar a identidade dos principais grupos religiosos do Acre e fazer com que a escola pública seja “um espaço democrático e pluralista”. A proposta do Instituto Ecumênico, através de uma cartilha, é capacitar os professores para promover o diálogo inter-religioso, além de estimular entre os alunos a tolerância às diversas expressões de fé.
Os participantes da conferência entendem que o reconhecimento da diversidade religiosa é necessário por causa da grande desinformação e de preconceitos existentes em relação a outras tradições religiosas. Na avaliação deles, existem algumas atitudes fundamentalistas de grupos majoritários cristãos que tem afetado o restante da população.

O Papa e os sinais no céu. Como explicar?

Vaticano está atônito, e até mesmo embaraçado; pois na viagem a África, que acaba de terminar, segundo muitos fiéis sem contato entre si, teriam ocorrido no céu fenômenos semelhantes aos que foram verificados durante as aparições mais famosas do século passado, como Fátima e Tre Fontane. Um parente de um bispo teria produzido uma documentação fotográfica ou vídeo do evento, que teria sido entregue ao Secretário de Estado, o Cardeal Tarcisio Bertone.
No dia seguinte à missa celebrada por Bento XVI no Estádio de l’Amitié, em Cotonou, até os bispos de Benim se questionaram sobre o extraordinário fenômeno que permitiu, às 8 horas da manhã, aos 80.000 fiéis presentes, ver juntos a lua e o sol, um evento raríssimo na África naquela latitude, o que causou grande assombro na multidão, como disse aos jornalistas o diretor da sala de imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ainda mais porque não poucos fiéis disseram ter visto também o sol se mover e brilhar sem ofuscar, de modo a poder olhá-lo por um bom tempo sem problemas (mesmo os que baixavam os olhos e os levantavam não tinham nenhum incômodo visual).
Um fenômeno interpretado pelos africanos como um prodígio devido à presença do Papa, mas que também perturbou a mídia e muitos bispos, até porque, pelo que soubemos, não foi um fato isolado, mas se repetiu outras vezes ao longo da visita. Dom René-Marie Ehuzu, Bispo de Porto Novo e Presidente da Comissão Pastoral Social da Conferência Episcopal de Benim, também responsável pela organização da visita papal no país, declarou à AGI que “na tarde de sábado, quando o Papa, a caminho da paróquia de Santa Rita, na periferia de Cotonou, parou para saudar e abençoar os doentes do hospital localizado nas proximidades, se verificou um fenômeno semelhante, tanto que os hóspedes do hospital quiseram ir para a capela para uma oração de agradecimento”. Por todos os três dias da visita — afirmou o prelado — há testemunho de eventos similares e fotos tiradas com os celulares de testemunhas, em alguns casos sacerdotes. Pessoalmente não posso dar uma explicação, mas excluo que se trate de um fenômeno de histeria coletiva”.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pela primeira vez, Papa Bento XVI visitará presídio para adultos

Poucos dias antes do Natal, no dia 18 de dezembro, quarto domingo do Advento, o Santo Padre irá à Casa Distrital Novo Complexo de Rebibbia, de Roma, para encontrar os detentos. Será a primeira vez que Bento XVI visitará um presídio para adultos. Em 2006, o pontífice foi visitar um presídio para menores de Casal del Marmo, também na capital italiana. 

O comunicado da Prefeitura da Casa Pontifícia fornece os primeiros detalhes da programação da visita. O Papa encontrará os detentos na igreja central do presídio dedicada a "Nosso Pai". Durante a visita, o pontífice responderá a perguntas feitas pelos presidiários . Bento XVI voltará ao Vaticano antes do meio-dia para recitar com os fiéis a tradicional oração do Ângelus.

Autor: Gaudium Press

Arquidiocese do Rio realiza Festival Halleluya em preparação à JMJ Rio 2013



Com a expectativa de reunir um numeroso de grupo de jovens em preparação para a vinda do Papa Bento XVI à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) RIO2013, a Arquidiocese do Rio traz para a cidade o maior evento nacional de música católica: o Festival Halleluya, que este ano terá por tema "Solte a sua voz". O Halleluya será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, das 15h às 23h, no Parque Quinta da Boa Vista. A entrada será gratuita.

O Halleluya surgiu na cidade de Fortaleza, em 1997, organizado pela Comunidade Shalom, e já na sua primeira edição atraiu um público de 40 mil pessoas. Este ano o número de participantes vindos de todas as partes do Brasil e também do exterior chegou a 900 mil durante os cinco dias de festa na capital do Ceará. O evento também foi realizado em várias capitais brasileiras e em outros países como Israel, França, Inglaterra, Itália.

Mais de 20 mil participantes são esperados para esta grande festa de arte, cultura e promoção humana. A programação consta de shows musicais, apresentações artísticas de dança e teatro, assim como atividades de promoção humana, que serão realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos. Haverá, também, um espaço temático para crianças e a Tenda da Misericórdia, lugar reservado para confissões, aconselhamentos e orações.

Estão confirmadas as presenças dos seguintes cantores e bandas católicas: Missionário Shalom, banda Dominus, Anjos de Resgate, Suely Façanha, Alto Louvor, Cosme, Olívia Ferreira, Bruno Camurati, banda Bom Pastor, Márcio Pacheco, entre outras atrações pensadas para os jovens.

Celam lança livro para reforçar identidade e missão católica nas escolas

Com o objetivo de ser um valioso instrumento para todas as escolas e educadores católicos da América Latina, o Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam), por meio de seu Departamento de Cultura e Educação, publicou recentemente o livro "Ide e ensinai... A identidade e missão da escola católica diante dos desafios atuais à luz do Documento de Aparecida".
A obra teve coordenação do secretário geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) , bispo auxiliar de Bucaramanga, Dom Juan Vicente Córdoba Villota, que afirmou que espera com o livro "promover nos centros educacionais católicos autênticos discípulos missionários para reforçar a identidade e a missão católica".
Sobre a publicação, falou também o secretário geral do Celam e bispo auxiliar de Valparaíso, no Chile, Dom Santiago Jaime Silva Retamales. "Esperamos que esse documento seja útil aos educadores e todos aqueles que trabalham nas instituições católicas. Desejamos que os educadores, em seus diferentes âmbitos de ação, pais, professores e diretores, sigam as orientações pastorais a fim de que na comunidade educacional, na escola e nas famílias se viva uma vida em plena comunhão com Jesus", afirmou.
Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Autor: Gaudium Press

34.000 católicos a mais por dia

Segundo o relatório anual da "Situação da missão global", feito em 2011, a Igreja Católica reúne 1 bilhão e 160 milhões de fiéis em todo o mundo e todos os dias mais 34 000 pessoas se tornam parte.
 ***
Segundo o relatório anual da "Situação da Missão Global", feito em 2011, a Igreja Católica reúne 1 bilhão e 160 milhões de adeptos em todo o mundo e todos os dias aderem mais 34 000 pessoas. Os dados do estudo, divulgado pela agência Analisis Digirtal, afirma que no mundo hoje, existem dois bilhões de pessoas, de um total de sete bilhões, que nunca foram alcançados pela mensagem do Evangelho. Outros dois bilhões e 680 milhões ouviram algumas vezes, ou conhece vagamente, mas não são cristãos.
"Apesar do fato de que Jesus Cristo fundou uma só Igreja, e pouco antes de morrer, rezava para que -todos fossem um- hoje existem muitas denominações cristãs: eram 1600 no início do séc.XX, e são 42 000 em 2011", afirma o estudo. Os protestantes carismáticos são 612 milhões e crescem 37 mil ao dia. Os protestantes "clássicos" são 426 milhões e aumentam 20 mil por dia.
As Igrejas Ortodoxas somam 271 milhões de batizados e ganham cinco mil por dia. Anglicanos, reunidos principalmente na África e na Ásia, 87 milhões, e três mil a mais por dia. Aqueles que o estudo define "cristãos marginais" (Testemunhas de Jeová, mórmons, aqueles que não reconhecem a divindade de Jesus ou da Trindade) são 35 milhões e crescem dois mil ao dia.

Lei de Araguaina obriga leitura diária da Bíblia nas escolas antes das aulas

Mané Mudança 
é o autor da lei
A Câmara Municipal de Araguaina (TO) aprovou lei que obriga os alunos das escolas públicas a lerem um versículo da Bíblia por dia,  antes das aulas. A lei, que vai ser sancionada pelo prefeito Félix Valuar de Sousa Barros, diz que o versículo poderá ser selecionado pelo professor ou escolhido aleatoriamente.
“Isso é um absurdo”, disse um leitor de Tocantins. “Num Estado laico, pode uma coisa dessas?”
Trata-se de uma ilegalidade porque o artigo 19 de Constituição proíbe que qualquer instância do Estado se envolva em atividades religiosas. O Ministério Público poderá recorrer à Justiça para para invalidar a lei.
Araguaina fica no norte de Tocantins e a 350 km de Palmas, a capital do Estado. Tem mais de 150 mil habitantes.
O autor da lei, o vereador Manoel Moreira de Brito, o Mané Mudança (foto), é do mesmo partido do prefeito, o DEM. Para ele, é “muito importante que as crianças e os professores reflitam” sobre os ensinamentos Bíblia.
Na Câmara, a Bíblia já é lida antes das sessões.

Com informação da íntegra do projeto de lei.

Medida proíbe “dízimos” e revista íntima de pessoas que vão evangelizar em presídios.

terra
Uma nova resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, restringiu a prática religiosa dentro das cadeias brasileiras. A norma avança sobre pontos polêmicos e proíbe agora o recolhimento de dízimos. A venda de material religioso nas unidades prisionais também foi vetada.
A nova regra prevê também o cadastro das instituições, que devem comprovar um ano de existência, e também dos agentes religiosos, que passam a ser isentos de revista íntima. Também fica autorizado o uso de objetos para os cultos, desde que não apresentem risco para a segurança.
“A resolução efetiva o direito, deixando bem claro o direito da prática religiosa, mas sem abrir mão da segurança, porque estamos falando de presídios e não de locais abertos”, afirma o presidente do CNPCP, Geder Luiz Rocha Gomes.
O Ministério da Justiça não possui um levantamento sobre as crenças religiosas dos presidiários. Os dados disponíveis são de pesquisas sócio-criminais realizadas nas penitenciárias federais de Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS) que datam de 2005 e 2007. Na primeira unidade, entre os entrevistados, 57,3%, disseram ser católicos, 22,79%, evangélicos, 17,65%, sem religião, 1,47%, espíritas e, 0,74%, testemunhas de Jeová. Em Campo Grande, 53,15%, se disseram católicos, 27,19%, evangélicos, 4,5%, espíritas, 3,6%, mulçumanos e 8,1%, não respondeu.
Segundo o pastor Edvandro Machado Cavalcante, coordenador da Pastoral Carcerária da Igreja Metodista do Rio de Janeiro, que realiza o trabalho de assistência religiosa a presidiários há mais de 10 anos, o trabalho dentro dos presídios é realizado por entidades das mais diversas orientações religiosas: evangélicas, religiões afro-brasileiras, espíritas e católicas. “São diversas religiões, mas a grande maioria é evangélica, mas o espaço é plural, sim”, afirma.
Ele considera a medida positiva, uma vez que as determinações apontam, ao menos, diretrizes para problemas que se arrastavam há anos, como a possibilidade de revista íntima para os agentes religiosos, o que passou a ser proibido com a nova norma. “A legislação dava uma de João sem braço. Isso era um ponto muito delicado, principalmente aqui no Estado do Rio. Os agentes penitenciários não faziam, mas teoricamente poderiam fazer. Acho muito importante que isso fique claro. Porque aquela revista é vexatória”, afirma.

Você é portador da juventude de espírito ou é um “velho”, mesmo jovem?

Por Alfonso Aguiló

Certo dia, um garoto viu como um elefante de circo, depois do espetáculo, era amarrado com uma corrente a uma pequena estaca cravada no chão. O garoto espantou-se ao ver que um animal tão grande era incapaz de libertar-se daquela estaca tão pequena. Contemplou a cena por um bom tempo. Surpreendia-o, sobretudo, o fato de o elefante não fazer o menor esforço por soltar-se.

Decidiu perguntar ao tratador por que acontecia isso. Este respondeu: “É muito simples: o elefante está amarrado numa estaca como essa desde pequeno; como naquela época não era capaz de escapar, desistiu de tentá-lo e hoje não sabe que a estaca é muito pouca coisa para ele. Lembra-se apenas de que durante muito tempo não podia fugir”.

Talvez aconteça algo de parecido conosco em algum aspecto da nossa vida. Há barreiras que nos sufocam porque durante muito tempo as fomos considerando insuperáveis e, ainda que hoje tenhamos forças para ultrapassá-las, não o fazemos por continuarmos a vê-las como algo fora das nossas possibilidades.

Temos de cultivar a sadia capacidade de descobrir as nossas falsas convicções, as escravidões que nos acorrentam, as idéias simples que não queremos questionar porque põem em perigo velhas concessões feitas à falta de vontade de lutar. Devemos lançar fora a soberba sutil que envolve a nossa mente e a enreda em tolas reações de inveja, ciúmes ou ressentimentos que nos aprisionam. Ou esforçar-nos mais para sair das teias da murmuração, da ira ou do mau-humor. Ou ainda reconhecer fixações pouco honrosas, como o álcool, o sexo ou o videogame.
Poderíamos encontrar muitos exemplos de pequenas amarras que imobilizam grandes vontades, de homens que não se decidem a livrar-se delas porque desconhecem a magnitude daquilo que os freia e não se dão conta de que essas amarras são ninharias que poderiam cortar perfeitamente.

A amarra mais grave de todas é a ignorância sobre aquilo que nos prende, pois não é possível lutar contra alguma coisa que não percebemos; e se não lutarmos, permaneceremos sempre cativos. Por isso, temos de agradecer aos amigos que nos fazem ver essas amarras, por mais que isso nos doa. Aliás, a dor que sentimos ao ouvir certas coisas é um sintoma claro de que este ou aquele amigo acertou.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Voltemos ao Cenáculo

“O surgimento da Renovação na seqüência do Concílio Vaticano II foi um dom particular do Espírito Santo à Igreja. Certamente um dos os resultados mais importantes desse despertar espiritual foi a aumentada sede de santidade…”       João Paulo II

Se perguntassem para mim: Qual a maior necessidade da renovação carismática católica? Eu responderia: voltar ao espírito do início da ação do Espírito Santo. Voltar ao espírito do início não significa ficar no passado, e sim recuperar o mesmo entusiasmo e ardor pelo Reino de Deus.
 O risco de todos os avivamentos é com o tempo se institucionalizarem além do necessário, e como conseqüência perderem o dinamismo da liberdade do Espírito. E isso é esquecer o propósito de Deus ao conceder “esta nova chance para a Igreja”, segundo palavras de Paulo VI, em um dos seus encontros com dirigentes da renovação carismática.
 A renovação carismática nasceu para manter viva a consciência de que a Igreja é chamada a um contínuo Pentecostes. Este era o desejo de João XXIII ao convocar o Concílio Vaticano II. No final da carta de convocação dos bispos escreveu: “Renova em nossa época os prodígios de um novo Pentecostes…”.
 Uma das respostas a esta oração do sucessor de Pedro, aconteceu em um final de semana de fevereiro de 1967. Um grupo de estudantes da universidade de Duquesne, nos Estados Unidos, se reuniu para um retiro. A finalidade era rezar e estudar o livro de Atos dos Apóstolos. Na noite do sábado acontece a experiência maravilhosa do batismo no Espírito, e a manifestação espontânea dos carismas.
 Estes jovens foram o instrumento para uma verdadeira revolução espiritual na Igreja católica, segundo alguns, somente comparada ao Pentecostes da sala do cenáculo de Jerusalém.
 A renovação carismática mostrou a sua força pela simplicidade. Sem recursos de nenhuma espécie, apoiando-se unicamente na riqueza do Espírito Santo, contando com a intercessão de Maria, assumiu a missão de anunciar com paixão o evangelho.
 As sementes foram os pequenos grupos de oração. No início aconteciam nas casas, e quando era permitido em alguma sala das paróquias. A característica era o fervor, louvor, exercício dos carismas, amor a Palavra. O clima era de fraternidade, todos se sentiam realmente irmãos em Jesus Cristo. E o importante, as pessoas não perdiam por nada estas reuniões cheias de poder. Todos eram ocupados, mas tinham sido tocados pelo fogo do Espírito, por isso não faltavam. Vinham como estavam, e saiam renovados. Não perdiam nenhuma ocasião para testemunhar a transformação de suas vidas. E isso conquistava mais pessoas, sem uma estratégia de propaganda. Era a confiança na obra do Espírito Santo.  

CNBB escreve documento sobre a pedofilia

(ZENIT.org) – Em visita ao Vaticano, o presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, entregou documento à Congregação para Doutrina da Fé com informações e procedimentos em relação aos casos de abuso de menores por parte de membros do clero.
O documento visa dar uma orientação canônica e pastoral, “muito simples e muito prática de como proceder em relação aos casos de abuso de menores”, crianças ou adolescentes disse o Cardeal em entrevista à RV.
“Esperamos que não aconteça, e caso venha a acontecer a igreja tem então as medidas a tomar, seja para dar uma atenção, uma reparação à vitima destes abusos como também medidas a tomar com relação àquele que pratica esse tipo de delito” -continuou Dom Damasceno-.
“Nós sabemos que o Santo Padre atua de maneira muito corajosa, muito clara, muito transparente com relação a essa questão”. E a partir de agora a Igreja no Brasil vai atuar “com muita firmeza nestas questões que realmente não pode acontecer com nenhuma pessoa, menos ainda em relação a crianças e adolescentes e ainda de uma pessoa do clero”.
Após a aprovação da Congregação para Doutrina da fé, o documento será publicado e divulgado especialmente para os bispos no Brasil.

Espiritualidade traz benefícios diferentes para homens e mulheres doentes

 grupo Renascer Camocim com informações do UOL

A espiritualidade melhora a saúde tanto de homens quanto de mulheres que enfrentam algum tipo de doença crônica. Entretanto, cultivar o lado espiritual afeta os gêneros de maneira diferente, como mostra estudo publicado na revista Journal of Religion, Disability & Health. Ter uma religião ou crença traz bons resultados para a saúde mental das mulheres, enquanto que, para os homens, a melhora também se reflete na saúde física. Diversos estudos já haviam mostrado os efeitos positivos da espiritualidade para a saúde. Um deles, realizado pela Universidade de Wisconsin-Madison, descobriu que preces e orações são uma forma positiva de distração e uma maneira de as pessoas lidarem com situações difíceis, como doenças. Essa nova descoberta reafirma a ideia de que uma crença espiritual pode ajudar a lidar com as consequências negativas de uma doença.

Paquistão, pais Muçulmano da Ásia, proíbe mensagens de celular com o nome de Jesus Cristo.

Estadão
A agência de Comunicação do Paquistão vai começar a monitorar as mensagens de texto (SMS) via celular, e vai bloquear algumas com conteúdo considerado “obsceno” e entre as palavras proíbidas está o nome de Jesus Cristo.
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, 18, pelo porta-voz da operadora Telenor Pakistan, Anjum Nida Rahman, que explicou que a ordem faz parte de uma tentativa da agência reguladora de bloquear mensagens de spam.
Algumas palavras foram bloqueadas por serem termos sexualmente explícitos e outras por serem xingamentos como “idiota”. Na lista de palavras bloqueadas que não há uma razão óbvia está “Jesus Cristo”, “faróis dianteiros” e “absorvente”, segundo informou a Associated Press que teve acesso à lista de 1.500 palavras em inglês e também em urdu.

Igreja é instituição mais confiável na América Latina, afirma pesquisa.

Embora em queda, a igreja é a instituição na qual os latino-americanos mais confiam, mostra pesquisa do Latinobarômetro de 2011. Em 1996, ano da primeira medição, 76% dos latinos confiavam na igreja, índice que este ano ficou em 64%.

A informação é da Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (ALC).

Os chilenos são os mais desconfiados em relação à igreja e é no Chile onde esse índice apresenta a maior queda percentual. Em 1995, 80% dos chilenos apontaram a igreja como a instituição mais confiável. Em 2009, esse percentual caiu 13% e em 2011 apenas 38% ainda têm a igreja como digna de confiança.

Canção Nova retira TODOS os programas com políticos de sua grade de programação.

Folha de São Paulo
A rede Canção Nova, emissora de TV e rádio ligada ao movimento católico Renovação Carismática, resolveu tirar do ar os programas comandados pelos deputados federais Gabriel Chalita (PMDB-SP) e Eros Biondini (PTB-MG), pelos estaduais Edinho Silva (PT-SP), Paulo Barbosa (PSDB-SP) e Myriam Rios (PDT-RJ), e pela primeira-dama paulista, Lu Alckmin, informa o “Painel”, editado por Renata Lo Prete e publicado na Folha desta segunda-feira
Embora a decisão tenha sido tomada no atacado, o elemento precipitador foram as reações negativas de fiéis e lideranças da igreja à recente incorporação de Edinho, presidente do diretório estadual petista, ao quadro de apresentadores da Canção Nova.
Conexões “Justiça e Paz”, o programa de Edinho, estreou em 3 de novembro tendo como convidado Gilberto Carvalho. Principal mentor político do deputado petista, o secretário-geral da Presidência foi também articulador da aproximação entre a campanha de Dilma Rousseff e a Canção Nova no segundo turno da eleição presidencial. Até então, a candidata vinha sendo duramente combatida por religiosos da Renovação Carismática.

domingo, 20 de novembro de 2011

Cristo Rei

Imagem de DestaqueOptar por Cristo é a decisão mais inteligente que qualquer pessoa possa fazer
"Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente". Assim reza a Igreja na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Há um plano de Deus para o mundo, como o projeto de um artista, que quer elaborar sua obra prima. De fato, nada foi feito para ser destruído ou cancelado, mas tudo para a felicidade de todos os seres humanos. É privilégio para todos nós tomar consciência de que a criação de Deus chegou ao seu ponto mais alto quando, na descrição lindamente poética e verdadeira dos primeiros capítulos do Livro do Gênesis, foi no último dia que Deus fez o homem e a mulher à sua imagem e semelhança: inteligência, vontade e capacidade para amar! Imagem e semelhança da Trindade Santa, Deus que, desde toda a eternidade, é Pai e Filho e Espírito Santo.

Em Cristo, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e imaculados diante dele, no amor. Ele nos fez conhecer o mistério de sua vontade, segundo o desígnio benevolente que formou desde sempre em Cristo, para realizá-lo na plenitude dos tempos: restaurar tudo em Cristo, tudo o que existe no céu e na terra. (Cf. Ef 1, 1-14). Todas as realidades humanas encontram em Cristo sua realização e seu aperfeiçoamento. A nós, homens e mulheres cristãos, cabe fazer tudo para que toda a criação se encontre em Cristo e nele se realize plenamente. De fato, toda a criação espera ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus (Cf. Rm 8, 19).

Jesus veio para a Galileia, proclamando a Boa Nova de Deus: "Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova" (Cf. Mc 1, 14-15). Cristo é em primeiro lugar rei dos nossos corações e chama a uma mudança de mentalidade, conversão. Seu poder não se equipara aos de qualquer lugar do mundo ou época da história, mas supera todos eles e lhes dá a possibilidade de se transformarem em instrumento de serviço ao bem comum.

AIDS é assunto discutido na Exortação Apostólica à África

A Exortação Apostólica divulgada por Bento XVI em sua viagem ao Benim, na África, destaca o sério problema da AIDS no país africano e exige mudança de comportamento. No documento, Bento XVI analisa o problema da doença no país e o define como uma situação sobretudo ética, pois a solução não está apenas nas respostas médicas, mas na abstinência, na fidelidade conjugal e na rejeição de uma vida sexual promíscua.

Assim, o documento não faz nenhuma referência a preservativos, mas a uma mudança de comportamento. "De fato, a prevenção da AIDS deve apoiar-se numa educação sexual que esteja, por sua vez, fundada numa antropologia ancorada no direito natural e iluminada pela Palavra de Deus e o ensinamento da Igreja", afirma o Papa.

Além da AIDS, Benin, região ocidental do continente, sofre "graves ameaças à vida humana" também por causa da malária e a tuberculose, que "dizimam as populações africanas e comprometem gravemente a sua vida socioeconômica".

Igreja Católica entra “de cheio” na Internet para evangelizar.

Itamar Melo-Jornal Zero Hora

O bispo de Frederico Westphalen, RS, Antonio Carlos Keller, chega a ter seis perfis no Orkut e outros dois no Facebook – uma forma de driblar o limite máximo de contatos imposto pelos sites. Keller tem mais de 5 mil amigos em cada um dos serviços de relacionamento. São pessoas que adicionaram o bispo em busca de informações da Igreja, de mensagens de conforto, de orações ou até mesmo de orientação.

– A internet é um trabalho de presença, de estar junto para que as pessoas tenham alguém que as escute e com quem possam desabafar. Posso dizer que atualmente há mais de 30 jovens que entraram para o seminário a partir desses contatos comigo – orgulha-se.

Por Bento XVI, pastores tecnológicos como Keller são apontados como modelos. Nos últimos anos, a Santa Sé tem publicado com assiduidade documentos sobre o assunto e já promoveu encontros de bispos para discutir ferramentas como YouTube, Flickr eFacebook.

– Está aberta uma nova era: a da evangelização na internet – explicitou o Papa, em 2010.

Por trás dessa mobilização está a percepção de que, no Twitter, um sacerdote pode arrebanhar com facilidade muito mais seguidores. Que o diga o padre cantor Fábio de Melo, fenômeno do microblog, com 300 mil discípulos. Com números mais modestos, chegam às centenas os padres que estão tuitando sua fé. Cesar Leandro Padilha, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Porto Alegre, por exemplo, tem 1,6 mil seguidores.

– Estar na internet hoje é uma exigência, e cada vez mais os padres vão seguir esse caminho – diz Padilha.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°