VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 20 de agosto de 2011

Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé

A Igreja não tem idade!
Imagem de DestaqueUm milhão e meio de jovens reunidos em Madri, na Espanha, em torno de um homem de oitenta e quatro anos, Bento XVI, Sucessor de São Pedro, junto com cerca de oitocentos bispos, vindos de todo o planeta para a vigésima sexta Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ideia nascida do coração apostólico do Beato João Paulo II, que até hoje atrai pessoas de todas as idades.

A Igreja não tem idade! Ela é casa aberta para todas as nações e gerações, mãe que acolhe em seu regaço as diversas situações humanas. Ela será sempre jovem, renovada e embelezada pelo seu Esposo, que é o Cristo. Velhice é o pecado, não o abençoado acúmulo de anos e de experiência. Olhando para esta multidão de jovens que acorreram a Madri, pensei nos resultados das anteriores Jornadas Mundiais da Juventude. Nossa geração ficou marcada por este compromisso periódico, agenda da Igreja para os jovens cristãos do mundo inteiro. Quantas vocações ao matrimônio, ao sacerdócio ou à vida religiosa nasceram delas! Como a Igreja tem mostrado seu rosto jovem para o mundo, pois continua e será sempre atual o chamado de Jesus Cristo a uma vida santa, na medida do Evangelho!

Papa anuncia que irá proclamar novo doutor da Igreja

Durante a Missa para os seminaristas, na manhã deste sábado, 20, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madri, na Espanha, o Papa Bento XVI anunciou que vai declarar São João de Ávila como novo Doutor da Igreja.

"Com grande alegria, no marco da santa igreja Catedral de Santa Maria a Real da Almudena, quero anunciar agora ao povo de Deus que, acolhendo os pedidos do Senhor Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, o Eminentíssimo Cardeal Antônio Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madri, dos outros Irmãos no Episcopado da Espanha, bem como de um grande número de Arcebispos e Bispos de outras partes do mundo, e de muitos fiéis, declararei, proximamente, São João de Ávila, presbítero, Doutor da Igreja", disse o Papa.

Ao divulgar esta notícia, o Pontífice expressou seu desejo de colocar as palavras e a vida desde santo como exemplo para os seminaristas ali presentes.

Tatuagem eletrônica para a pele é criada e especialistas acreditam que seja a marca da besta feita por Illiminatis

A tatuagem que também agradou aos geeks – apaixonados por tecnologia – tem o nome de ‘Sistema Eletrônico Epidérmico’ (EES, na sigla em inglês) foi criado por uma equipe de pesquisadores chineses e cingapurianos, britânicos e americanos, direcionado por John Rogers, da Universidade de Illinois – EUA – que defendem que além do uso na medicina é possível trazer um avanço nos jogos de computador.

Até transeuntes pacíficos apanham da polícia na visita do papa à Espanha

  Grupo Renascer com informação das agências e do El País.
 
Um vídeo (trecho acima) postado em redes sociais mostra cerca de dez policiais escalados para manter a ordem durante a visita do papa Bento 16 (foto) na Espanha agredindo três transeuntes pacíficos. Quando apanhava, uma jovem pediu: "Não,  violência não".

A agressão aconteceu na quarta-feira (17). Hoje, o site do jornal El País divulgou o vídeo com a manchete: “A polícia bate em três transeuntes sem motivo, sem uma palavra”.

Uma das vítimas é um fotógrafo que participa da cobertura da visita do papa àquele país. Ele disse ter ficado desacordado por alguns segundos e que não faz  ideia do motivo do ataque dos policiais.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O Papa almoça com doze jovens dos cinco continentes durante a JMJ Madrid 2011

Foto: JMJ Flickr.com/Madrid011
MADRI, 19 Ago. 11 / 01:23 pm (ACI/Europa Press)
O Papa almoça hoje com doze jovens representantes dos cinco continentes, dois dos quais são espanhóis, depois de uma intensa manhã na que Bento XVI se reuniu com os Reis da Espanha no Palácio da Zarzuela, e com jovens religiosas e professores universitários no Escorial.

Um grupo de crianças da Guarda a Suíça se encontrava às portas da Nunciatura onde produziu-se um fluxo constante de peregrinos e diferentes atuações para amenizar a estadia do Pontífice.

Bento XVI quis manter esta tradição –produzida em anteriores Jornada Mundial da Juventude (JMJ)-- de almoçar com um grupo reduzido de jovens, com o objetivo de falar com eles de maneira próxima. O almoço terá lugar no Salão dos Embaixadores da Nunciatura Apostólica de Madrid, onde os jovens já o aguardam, e durará entre uma hora e hora e meia.

"Avalanche" de jovens se confessa no Parque do Retiro em Madrid

Guadalupe e outro voluntário da JMJ (foto ACI Prensa)
 
Uma das novidades desta Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 foi a chamada "Festa do Perdão" que se realiza no Parque do Retiro onde foram instalados 200 confessionários e aos quais chega uma "avalanche" de peregrinos para confessar-se.

Uma voluntária da JMJ de 24 anos de idade, chamada Guadalupe, compartilhou sua experiência como colaboradora neste evento da Festa do Perdão e disse ao grupo ACI que "o que mais me impactou é ver tamanha avalanche de gente que quer se confessar. Nunca tinha visto algo assim em toda minha vida".

O Arcebispo de Madrid e anfitrião desta JMJ, Cardeal Antonio María Rouco Varela, autorizou os sacerdotes que estão confessando os peregrinos a perdoar também o pecado do aborto, normalmente reservado aos bispos e a alguns sacerdotes especificamente facultados para isso.

Jovens da JMJ em Madri “respondem” a protesto contra o papa com Oração.



ACI
Ante os insultos, oração. Essa foi a resposta de dezenas de peregrinos de todo o mundo que na quarta-feira 17 se encontraram nas ruas de Madrid com os manifestantes da furiosa marcha anti-Papa convocada por grupos radicais laicistas e de ativistas homossexuais para protestar pela visita do Papa Bento XVI.

Diante da grande publicidade que recebeu a marcha, vários meios de imprensa calculam em dois mil os participantes dela. Entretanto, fontes da polícia de Madrid consideram que a cifra poderia alcançar as cinco mil pessoas, números muito longínquos dos 20 mil que ostentam os mais de cem grupos organizadores do protesto.
Os “anti-Papa” percorreram várias ruas de Madrid sob o lema de “Meus impostos, ao Papa: zero” em uma marcha autorizada pela Delegação do Governo para a véspera da chegada de Bento XVI.
Embora os organizadores tenham defendido seu protesto como “não-confessional e econômico”, os manifestantes acompanharam um falso papa-móvel com um sujeito disfarçado de Pontífice e um demônio como chofer, levavam pôsteres com insultos e vociferavam lemas ofensivos contra o Papa e a Igreja Católica.

A sexualidade humana e seus desafios na visão de vários especialistas cristãos.




Nedo Pozzi
Por que a sexualidade humana está se tornando um problema? Entrevistamos vários especialistas, que falaram sobre os riscos da desinformação e sobre o que pode nos realizar como pessoas, no campo da afetividade.
O corpo é amor que se encarna e se exprime, uma espécie de sacramento primordial – diz o Papa – que revela a vocação da criatura humana à reciprocidade, ao recíproco dom de si. Mas, atualmente, a sexualidade, essa misteriosa dimensão do ser na qual se exercita esse dom, está se tornando um problema.
Passados mais de 30 anos da chamada “liberação sexual”, os “radares” sociológicos são unânimes: a sexualidade está deixando de ser impulso em direção ao outro para se transformar em território secreto do individualismo. A incapacidade de se relacionar gera conflitos de todos os tipos que corroem a base dos casamentos.
Apresentamos aqui uma síntese da reflexão feita em conjunto com alguns especialistas, iniciada com essa pergunta: Que explicação pode ser dada para esse problema?
Rino Ventriglia (neuropsiquiatra): “As dificuldades sexuais são quase sempre dificuldades de comunicação. Tratei alguns casos de casamentos não consumados por causa de aparentes dificuldades físicas. Na realidade, essas dificuldades são derivadas de distorções de comunicação entre os dois, ou de pontos obscuros que não foram esclarecidos. É por isso que não podemos nos deter apenas na esfera sexual. Quase sempre se consegue resolver os problemas enfrentando essas dificuldades de comunicação. Além disso, é muito importante o diálogo do corpo, que tem mil maneiras de exprimir o amor”.
Carlos Conversa (andrologista): “Existe uma estreita interdependência entre o amor e o corpo. Às vezes sou procurado por casais que não conseguem ter filhos. Fazemos os exames e não encontramos nenhum problema físico. Estimulando o diálogo entre os dois, entendemos que, no fundo, o marido não ama a mulher ou, por exemplo, a rejeita por um complexo de Édipo não resolvido. Praticamente, é o sub-consciente deles que não quer o filho. O egoísmo narcisista bloqueia até mesmo o caminho dos espermatozóides. Na minha opinião, a preparação para o casamento que existe hoje em dia é insuficiente. Achar que tudo vai dar certo e não sentir a necessidade de aprofundar o valor da sexualidade pode conduzir a uma experiência conjugal difícil, que transmitirá sérios problemas às novas gerações”.

Você é jovem? Veja o que o Papa falou em Madri para os jovens participantes da JMJ.


Queridos jovens amigos!

Agradeço as carinhosas palavras que me dirigiram os jovens representantes dos cinco continentes. Com afeto, saúdo a todos vós que estais aqui congregados – jovens da Oceania, África, América, Ásia e Europa – e também a quantos não puderam vir. Sempre vos tenho muito presente e rezo por vós. Deus concedeu-me a graça de vos poder ver e vos ouvir mais de perto, e de nos colocarmos juntos à escuta da sua Palavra.
Na leitura que há pouco foi proclamada, ouvimos uma passagem do Evangelho onde se fala de acolher as palavras de Jesus e de as pôr em prática. Há palavras que servem apenas para entreter e passam como o vento; outras instruem, sob alguns aspectos, a mente; as palavras de Jesus, ao invés, têm de chegar ao coração, radicar-se nele e modelar a vida inteira. Sem isso, ficam estéreis e tornam-se efémeras; não nos aproximam Dele. E, deste modo, Cristo continua distante, como uma voz entre muitas outras que nos rodeiam e às quais estamos habituados.
Além disso, o Mestre que fala não ensina algo que aprendeu de outros, mas o que Ele mesmo é, o único que conhece verdadeiramente o caminho do homem para Deus, pois foi Ele que o abriu para nós, que o criou para podermos alcançar a vida autêntica, a vida que sempre vale a pena viver em todas as circunstâncias e que nem mesmo a morte pode destruir.

Crescem casos de “vampiros” no EUA. Influência da cultura “Crepúsculo”?



A prisão de um americano que invadiu a casa de uma mulher e tentou sugar o sangue dela, no final de semana, provocou debates sobre o impacto de livros e filmes de vampiros na cultura jovem dos Estados Unidos.Embora ainda não tenha sido provado que a cultura pop desempenhou um papel no ataque, Lyle Monroe Bensley, de 19 anos, espera na cadeia uma avaliação psiquiátrica pelas acusações de arrombamento da residência, em Galveston, Texas.
Encontrado rosnando e silvando em um estacionamento, Bensley alegou ser um vampiro de 500 anos de idade que precisava se “alimentar”, disse o capitão da polícia de Galveston, Jeff Heyse.
Vampiros são um tema central na literatura desde o romance Drácula, de Bram Stoker, em 1897. Mas a fascinação por esses seres, principalmente entre os jovens, aumentou nos últimos anos com a popularidade dos livros da saga Crepúsculo sobre vampiros adolescentes, e o seriado True Blood, da TV.
“Eu acho que o vampiro é uma metáfora para o estranho e o predador em todos nós”, disse a escritora Anne Rice, cuja série Crônicas Vampirescas captura a imaginação dos fãs do terror desde os anos 1970.

Mensagem do Papa às jovens religiosas

 grupo renascer com informações Canção Nova

Vida consagrada nasce da escuta da Palavra de Deus, diz Papa

No segundo dia da visita do Papa Bento XVI a Madri, na Espanha, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o Santo Padre se encontrou com jovens religiosas do Mosteiro da cidade de São Lourenço de El Escorial e agradeceu a fidelidade de cada uma, à vocação que elas receberam.

"Cada carisma é uma palavra evangélica que o Espírito Santo recorda à sua Igreja (cf. Jo 14, 26). Não é em vão que a vida consagrada «nasce da escuta da Palavra de Deus e acolhe o Evangelho como sua norma de vida", ressaltou.
Bento XVI refletiu sobre a radicalidade evangélica como um testemunho de vida diante do relativismo da sociedade atual.  "A radicalidade evangélica é estar «enraizados e edificados em Cristo, e firmes na fé» (cf. Col 2, 7), que, na vida consagrada, significa ir à raiz do amor a Jesus Cristo com um coração indiviso, sem nada antepor a esse amor".

Recordando suas palavras na mensagem para esta JMJ, o Santo Padre afirmou que o mundo vive uma espécie de "eclipse de Deus", uma "amnésia" ou até mesmo "rejeição do cristianismo e uma negação do tesouro da fé recebida, com o risco de se perder a própria identidade profunda".

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

RCC Camocim se prepara para Seminário de Vida no Espírito Santo para casais.

Sem dúvida, os Seminários de Vida no Espírito Santo constituem-se um dos momentos mais expressivos do trabalho de evangelização da Renovação Carismática Católica em todo o Brasil. Trata-se de encontros abençoados que, a partir de pregações querigmáticas e de momentos fortes de fraternidade e de oração, proporcionam experiência singular com o amor de Deus Pai, o encontro pessoal com Jesus Cristo, Senhor e Salvador, bem como a graça do batismo no Espírito Santo. O nosso Seminário será para os casais, dias 20 e 21 de Agosto, é bom lembrar que  os solteiros também podem fazer sua inscrição. O nosso Seminário começa na sexta - feira dia 19 de agosto, as 18 horas  com a  Missa na Matriz,  dia 20  terá inicio às 14 horas , no auditório do Instituto São José. 
As inscrições estão sendo feitas na secretaria da paróquia com a Kaala , nos grupos Renascer, Vida Nova, Novo caminho, no valor de R$ 5,00 reais por casal e R$ 3,00 individual.  Maiores informações com os membros dos Grupos da RCC Camocim. Agende e participe! Certamente você testemunhará um poderoso momento espiritual que marcará sua vida.
Roganos  ao Bom Deus que nos favoreça com um conhecimento crescente de Sua Palavra e desperte em nós a docilidade às moções do Espírito Santo...
 
Segue abaixo uma breve reflexão:
O Semeador (introdução ao Seminário de Vida no Espírito Santo)

"A que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança." (Lc 8, 15)

O Papa chega à JMJ Madrid: Pede aos jovens que não se envergonhem de Deus

Em seu discurso na cerimônia de boas-vindas no aeroporto internacional de Barajas aonde chegou minutos antes das 12 (hora local) para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, o Papa Bento XVI animou os jovens a que, diante das dificuldades "Que nada e ninguém vos tire a paz; não vos envergonheis do Senhor".
Em seu discurso, o Santo Padre agradeceu aos organizadores, às famílias e instituições de Madrid e assinalou que está na capital espanhola para se encontrar “com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou à procura da verdade que dê sentido genuíno à sua existência.".

"Chego como Sucessor de Pedro para confirmar todos na fé, vivendo alguns dias de intensa atividade pastoral para anunciar que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Para animar o compromisso de construir o Reino de Deus no mundo, no meio de nós. Para exortar os jovens a encontrarem-se pessoalmente com Cristo Amigo e assim, radicados na sua Pessoa, converterem-se em seus fiéis seguidores e valorosas testemunhas".

Carismáticos brasileiros se encontram com RCC da Espanha

Grupo Renascer com informações da RCC Jovem
A programação da noite de quarta-feira (17/08) na Plaza da Espanha ficou sob responsabilidade da Renovação Carismática Católica da Espanha. Os jovens do Ministério Jovem da RCC do Brasil estivam presentes para celebrar a unidade nas experiências com o Espírito Santo.
Antes do evento o coordenador nacional do Ministério Jovem, Márcio Zolin, se encontrou com a coordenadora dos jovens da RCC espanhola, Lupe, e com o presidente do Conselho Nacional da Renovação deste país. Zolin convidou oficialmente os espanhóis para participar do Encontro Mundial da Juventude Carismática, em julho de 2012 no Brasil. O evento na praça contou com a presença de milhares de jovens que viram apresentações musicais, partilhas da realidade carismática local e mensagens evangélicas.
Catequeses
Ainda no segundo dia de Jornada, os jovens participaram das catequeses dos Bispos que estão sendo ministradas e centenas de lugares da capital espanhola. Esta programação segue nesta quinta-feira.

Plano de amor individual




“Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor: Antes que no seio materno fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado e te havia designado profeta das nações.” Jr 1, 4-5

Quando Deus nos criou, Ele nos deu também um plano de amor para a nossa vida. Cada um de nós é um plano de Deus. Se este plano que Deus tem para a sua vida não for realizado por você, ninguém mais vai realizá-lo, porque ele é seu, é único, é intransferível.
Deus nos chama para viver a nossa vida dentro de seu plano de amor. Às vezes, Ele nos pede coisas que vão além das nossas capacidades humanas. O plano de amor de Deus para alguns envolve viver com familiares difíceis ou enfrentar dificuldades na área da saúde, das finanças, dos relacionamentos, mas é através desse plano de amor que Deus vai nos levar à salvação, nossa e das pessoas que nos cercam. Na verdade, de todos nós Deus pede coisas que vão além de nossas forças: amar os inimigos, abençoar os que nos maldizem, perdoar quem nos ofende e muitas outras coisas difíceis de realizar.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gramsci, fundador do Partido Comunista italiano viveu como ateu PORÉM morreu como católico.



Roberto Brenol Andrade- Jornal do Comércio do RS
Antonio Gramsci, fundador do Partido Comunista Italiano, converteu-se ao catolicismo pouco antes de seu falecimento, revelou com abundância de pormenores o prefeito emérito da Penitenciária Apostólica, monsenhor Luigi De Magistris
Gramsci propugnou a infiltração comunista na Igreja para destruí-la por dentro. No quarto do hospital religioso, onde agonizou, ele fazia questão de ter uma imagem de Santa Teresinha. Certo dia as freiras levaram uma imagem do Menino Jesus para ser venerado, mas não para ele, pois era ateu militante. Ele soube e queixou-se. Então, as religiosas levaram a imagenzinha a seu quarto, ele a beijou emocionado e a seguir pediu e recebeu os sacramentos.

"Que suas orações me sustentem e acompanhem", pede o Papa um dia antes de ir para Madrid



Bento XVI celebrou esta quarta-feira a audiência em sua residência de Castel Gandolfo e pediu aos peregrinos espanhóis que rezem por sua próxima viagem a Madrid, que terá início nesta quinta-feira por ocasião da XXVI Jornada Mundial da Juventude.

"Que suas orações me sustentem e acompanhem na viagem apostólica que amanhã empreendo à Espanha", pediu o Pontífice às dezenas de peregrinos de língua espanhola congregados no pátio do palácio de Castel Gandolfo.

Assim, o Pontífice sublinhou que esta quinta-feira terá a alegria de encontrar-se "com milhares de jovens" em Madrid "neste importante evento eclesiástico" e convidou os peregrinos de língua polonesa e italiana a que "se unam espiritualmente a esta viagem" com sua oração.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bispos debatem reforma política


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criou comissão para acompanhar a reforma política no Congresso brasileiro. A comissão é presidida pelo bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da Pontifícia Universidade de Minas Gerais (PUC-MG), dom Joaquim Mol Guimarães.

“Reforma política – para quê?” foi o tema que reuniu, na quinta-feira, 11, senadores, deputados, cientistas políticos e religiosos em Brasília para discussão do tema, a convite da CNBB.  Em entrevista coletiva, o presidente do organismo, cardeal Raymundo Damasceno, disse que falta vontade política dos parlamentares para o avanço da reforma no Congresso.
Tanto o Senado quanto a Câmara instalaram Comissão sobre a Reforma Política, mas ninguém tem clareza do que será esse processo, arrolou o padre José Ernane Pinheiro, um dos assessores da Comissão da Reforma Política da CNBB, justificando a realização do encontro da semana passada.
Dom Damasceno destacou que a Comissão da CNBB quer suscitar o debate sobre o tema. É importante, afirmou, que as organizações da sociedade civil comecem a se movimentar para exigir uma reforma política ou reforma eleitoral que contribua para uma melhor democracia e transparência da gestão pública do processo eleitoral.

Grupo Renascer com informações da ALC

Libertado sacerdote chinês que se recusou a unir-se à Igreja Patriótica


A Igreja Católica recebeu uma boa notícia esta semana vinda da China. Após passar quatro meses na prisão, o Padre Joseph Chen Hailong, da Igreja Católica “clandestina”, finalmente, foi libertado. O sacerdote chinês, da diocese de Xuanhua, foi detido por se recusar a se unir à Igreja Patriótica, que é submetida ao governo comunista do país.
Segundo informações da Catholic Culture.org, Padre Joseph ficou confinado em uma solitária por dois meses, privado de comida e sono, pagando por sua resistência ao governo. O paradeiro do sacerdote ficou desconhecido por todo esse tempo, sabendo-se apenas que ele se encontrava preso. Até o momento, não se sabe ainda onde Padre Joseph ficou detido.
Apesar da libertação do sacerdote, as prisões de padres da Igreja Católica “clandestina” continuam.

Madri em “efervescência” pelo início da Jornada Mundial da Juventude.



Veja no link abaixo registro fotográfico do jornal ” El País” –  de Madri – da chegada de jovens da COMUNIDADE SHALOM no aeroporto. ( Com o acréscimo de novas fotos o link se desloca, a foto – no entanto-  estará em link  adiante)
***
Rádio Vaticano
Madri se veste de gala para receber os jovens de todas as partes do mundo que nestas horas estão chegando à capital espanhola. Muitos já fizeram a experiência da pré-jornada, como é o caso de 150 jovens cariocas que foram acolhidos em uma paróquia de Barcelona.Não cansam de recordar a belíssima experiência vivida nos dias passados.
Mas agora a grande festa da juventude católica mundial se concentrará a partir de hoje em Madri. As ruas enfeitadas com o logo da Jornada Mundial da Juventude acolhem jovens cansados de uma longa viagem, mas felizes de se encontrarem com tantos outros coetâneos de todas as partes do mundo. Na noite de hoje, a Santa Missa de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles, presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela.
O forte calor desses dias, ontem os termômetros marcaram 36 graus na sombra, não diminui o entusiasmo dos jovens que já se encontram em Madri, com é o caso de alguns jovens brasileiros.
Os jornais espanhóis dão espaço à grande manifestação da juventude católica, e não católica, já que são muitos aqueles que estão trabalhando no exército de 30 mil voluntários que são a alma dos eventos centrais dos próximos dias. Os números de participantes oscilam, mas todos são concordes em afirmar que a cifra no final superará um milhão de participantes.
Entre os madrilenhos já se nota a efervescência da invasão pacífica dos jovens. E a Igreja espanhola não se cansa de exortar seus jovens a participarem da Jornada de Madri e a não terem medo de se manifestarem como cristãos. “Hoje temos especialmente no Ocidente europeu uma cultura laicista que pretende que a fé e a religião não façam parte da convivência social e se reduzam à privacidade; devemos manifestar publicamente nossa fé e nossa condição de cristãos”, afirmou o Arcebispo de Barcelona, Dom Lluis Martínez Sistach.

“igrejas” inclusivas. Um evangelho “adaptado” que esvazia sua força transformadora.


Fonte: Gospel +
É notória a força e rapidez com que as chamadas igrejas inclusivas – que visam atender o grupo LGBTs – vêem crescendo cada vez mais no Brasil. Hoje dentre umas as mais destacadas estão a ‘Igreja para Todos’ , ‘Igreja Cristã Metropolitana’, ‘Comunidade Cidade Refúgio’ fundada por Lanna Holder e a ‘Igreja Contemporânea Cristã’ por Marcos Gladstone.
As igrejas que se auto-denominam como inclusivas seguem um movimento de vertente que não tratam e nem vêem a homossexualidade como doença a ser curada. Esta segmentação que existe pouco menos que uma década, foi objeto de pesquisa do antropólogo Marcelo Natividade em sua tese de doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências (IFCS/UFRJ).
Natividade afirma após a conclusão de sua pesquisa de campo que “ser gay dentro de uma igreja conservadora é uma impossibilidade, não há lugar para essa pessoa, a menos que ela venha a aderir à norma e se torne ex-homossexual, por exemplo. A diferença do movimento inclusivo para as outras igrejas é que nele o poder eclesial é concedido às pessoas LGBT, já que há uma proposta política de desconstrução da homofobia religiosa”.

Organização da JMJ responde às criticas dos “altos custos” do evento.




Muitos espanhóis têm questionado sobre os gastos desta Jornada Mundial da Juventude e da megainfraestrutura que a cidade tem preparado para receber os peregrinos diante de uma crise econômica que assola a Europa.
Alguns jornais parecem não querer entender de onde vem a receita dessa jornada, assim encontram um “motivo” para rechaçar a vinda do Papa a Madri. Para alguns, trata-se de gastos diante de uma crise econômica. Para muitos outros (a maioria), um investimento e sinal de esperança para todo o país.
Entrevistamos padre Fran Caniestro, que trabalha na secretaria geral da JMJ e na acolhida dos sacerdotes da JMJ, para falar sobre as críticas que uma parte da sociedade tem levantado sobre a JMJ. Segundo o sacerdote a crise no Ocidente não é econômica.
“O Santo Padre tem dito que a crise no Ocidente não é econômica e sim de valores, pois a crise econômica é um expoente de algo muito maior. Nós aqui em Madri estamos assistindo a uma certa apostasia silenciosa, e neste sentido a JMJ será um grande testemunho de uma Igreja viva, de uma Igreja jovem”, declarou o sacerdote madrilenho.

A Igreja aceita a possibilidade de existência de VIDA ( inteligente ou não) fora da terra?



O Globo
Inspirado pelo que chama de “época de ouro” da conquista do espaço, que culminou com a chegada do homem à Lua em 1969, José Funes, então com seis anos, decidiu ser astrônomo. Quase 15 anos depois, porém, ouviu outro chamado, desta vez de Deus. Assim, logo depois que obteve seu diploma de astrônomo da Universidade de Córdoba, na Argentina, em 1985, ingressou na ordem dos jesuítas, recebendo novo diploma em filosofia antes de seguir para Roma, onde foi ordenado.
Em 2006 os dois caminhos se encontraram e Funes foi apontado diretor do Observatório do Vaticano pelo Papa Bento XVI. Homem de fé e de ciência, ele defende o diálogo como forma de superar os conflitos. Para ele, o Big Bang e o Gênesis não são contraditórios, e sim caminhos diferentes da eterna busca humana pelo conhecimento e pela verdade.Até a possibilidade de existência de vida extraterrestre já é aceita pela Igreja. “Não vejo contradição entre fé e ciência, pois a verdade é uma só”, diz ele, que está no Rio para participar do workshop “The Evolving Universe”, evento promovido pela PUC-Rio e pela Fundação Planetário.
Sendo, ao mesmo tempo, cientista e padre, como o senhor equilibra questões de ciência e fé?
JOSÉ FUNES: Não vejo contradição entre fé e ciência, pois a verdade é uma só. Creio que as duas ajudam e apoiam uma a outra. Claro que cada uma tem sua própria linguagem, método e perspectiva, mas podemos aprender da diversidade entre as duas. Houve conflitos no passado e provavelmente teremos conflitos no futuro, mas podemos superar esses conflitos com o diálogo.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Invocar a João Paulo II é efetivo contra o diabo, diz famoso exorcista

O Pe. Gabriele Amorth, sacerdote exorcista da diocese de Roma (Itália) e um dos mais conhecidos do ramo, assinalou à agência ACI Prensa que o agora Beato Papa João Paulo II se converteu, nos últimos anos, em um poderoso intercessor na luta contra o demônio.

O Pe. Amorth tem 86 anos de idade e 70 000 exorcismos em seu experiência. O primeiro que disse na entrevista é que "o mundo deve saber que Satanás existe".

Em seu pequeno e singelo escritório na zona sudeste de Roma onde realizou milhares de exorcismos, o sacerdote contou que às vezes invoca a ajuda de Santos homens e mulheres, entre os quais destaca João Paulo II, beatificado pelo Papa Bento XVI no último passado 1º de maio em Roma ante um milhão e meio de fiéis.

Durante os exorcismos, contou o sacerdote à agência em espanhol do grupo ACI, a ACI Prensa, "perguntei ao demônio mais de uma vez: ‘por que João Paulo II te dá tanto medo?’ E tive duas respostas distintas, ambas interessantes".

"A primeira foi: ‘porque ele desarmou meus planos’. E acredito que com isso se refere à queda do comunismo na Rússia e na Europa do Leste. O colapso do comunismo".

V Seminário para Pregadores

Nos próximos dias 20 e 21 de agosto, acontece em Fortaleza, o V Seminário para pregadores da RCC Fortaleza.
Com o tema: O Pregador Orante – “Fala Senhor, Teu servo escuta” I Sm 3,10, o Seminário trás a Fortaleza Ronaldo José (Comunidade Remidos do Senhor – PB) como pregador, além de James Apolinario (Coord. Estadual da RCC/CE), contando ainda com a presença de Elvis Rodrigues (Coord. Estadual do Min. De Pregação RCC/CE).
O Evento acontecerá na sede da Comunidade Católica Anuncia-me no bairro Serrinha (Próximo à UECE) em Fortaleza, tendo início às 8:00h da manhã.
As inscrições já se encontram abertas nas livrarias Canção Nova com um investimento de R$ 15,00 (Vagas Limitadas)

Informações: (85) 9941,6705- Marcelo (Coord. Diocesano) / (85) 8879,3077 – Eduardo
Realização: RCC Fortaleza

Universitário de 22 anos: o perfil dos peregrinos da JMJ em Madri.


Religión Digital
Os peregrinos que participarão da JMJ têm uma idade média de 22 anos, mais da metade (58%) têm educação universitária, e 72% participará pela primeira vez desse tipo de encontro, segundo dados da primeira e da segunda pesquisas realizadas com os jovens participantes da JMJ, que será realizada emMadri.
Um total de 65 dioceses de toda a Espanha reunirão, ao longo desta semana, mais de 130 mil jovens de 193 países – em sua maioria, da Espanha, Itália, França e EUA – para celebrar os “dias nas dioceses”, que incluem atividades culturais, visitas históricas e momentos de oração antes da celebração da JMJ.
Com relação à motivação dos participantes para serem peregrinos, os entrevistados fazem alusão a viver novas experiências (72,3%), ajudar a difundir a mensagem de Jesus Cristo (68%), manifestar seu compromisso com a Igreja (65,9%), satisfazer suas inquietações espirituais (61,7%), estar com pessoas que pensam igual (58%), conhecer pessoas (53,5%), descobrir o sentido de suas vidas (48,7%) e contribuir para melhorar a sociedade (48%).
A permanência média dos peregrinos é de nove dias, e sete em cada dez entrevistados planejam viajar para outras cidades espanholas, entre as quais figuram Barcelona,Toledo, Ávila, Zaragoza, Santiago de Compostela, Valência, Segóvia,Sevilha, Granada e Pamplona.
Por outro lado, o estudo assinala que quase a metade dos participantes que compareceram às jornadas anteriores à de Madri considera que a experiência mudou “muito” as suas vidas, enquanto 41% acreditam que “mudou bastante”. Cerca de 28% dos entrevistados participaram de alguma das edições anteriores, principalmente a que foi celebrada em Colônia (Alemanha) em 2005 e em Sydney (Austrália) em 2008. Dessa porcentagem, a maioria (98,1%) faz uma avaliação “positiva” ou “muito positiva” do encontro.

Conceito superficial e decepções com igreja levam cinco milhões de evangélicos a serem apenas “crentes” genéricos.

G Notícias
Em seis anos, de 2003 a 2009, cinco milhões de evangélicos deixaram de ter vínculo com igreja. De 4%, esses evangélicos aumentaram para 14% em relação ao total dos crentes das diversas denominações — um salto e tanto. O levantamento, ainda preliminar, é da POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), do IBGE. Ele foi feito com base em 56 mil entrevistas.
A antropóloga Regina Novaes disse que esses “evangélicos genéricos” assemelham-se aos católicos não praticantes. “Eles usufruem de rituais de serviços religiosos, mas se sentem livres para ir e vir (de uma igreja para outra)”, disse ela à Folha de S.Paulo.
O jogador Kaká e a sua mulher Carol são exemplos desse tipo de evangélicos. Nesse caso, eles não frequentam nenhuma igreja desde que saíram da Renascer ao final de 2010.
Carol, que chegou a ser ungida como pastora, tem dito que não precisa de igreja porque Jesus está dentro dela. “Por enquanto, não tenho sentido falta de rituais”, disse em recente entrevista.

Jordânia e Israel disputam local de batismo de Jesus

A Jordânia quer acabar de uma vez por todas com o velho debate sobre o local onde Jesus foi batizado, e para isso não poupa esforços na defesa de que foi em um lugar a 40 quilômetros de Amã, na margem oriental do Rio Jordão. A campanha da Jordânia começou como reação aos "novos movimentos" que foram notados por parte de Israel para reivindicar que o batismo de Jesus ocorreu na margem ocidental do Jordão, isto é, na Cisjordânia ocupada.
"Falamos de um lugar sagrado que foi estabelecido e já é reconhecido pelo mundo cristão", disse à Agência Efe o diretor do chamado "Local do Batismo na Jordânia", Diaa Madani.
"A religião não deveria se misturar com a política e a geografia, nem desembocar em uma competição secular", acrescentou.
O governo israelense abriu em 12 de julho o local onde considera que Jesus foi batizado, situado no território palestino da Cisjordânia, sob controle militar das tropas israelenses.
Esse ponto, denominado originalmente Igreja de Judith, foi renomeado por Israel como Igreja do Batismo, uma alteração que irritou as autoridades jordanianas e os líderes das igrejas no país árabe.

domingo, 14 de agosto de 2011

ESPECIAL 40 ANOS - DIOCESE DE TIANGUÁ

  A história religiosa de Tianguá 
 VIDEO CONVITE DOS 40 ANOS DE DIOCESE DE TIANGUÁ  AQUI !!!!
 
       A história religiosa de Tianguá iniciou em 1855, quando João Batista Leal comprou as terras da localidade Sítio Barrocão. Passados alguns dias, sua primeira preocupação foi com a construção de uma capela. Tratava-se de um salão com paredes de barro, coberto de palha de babaçu. Nele colocou um nicho com a imagem de Sant’Ana, sua protetora.
       Em 1883, encontrava-se na Paróquia de Viçosa do Ceará Dom José  Joaquim Vieira, então bispo do Ceará, em visita pastoral. Ao passar por Barrocão, com destino à Paróquia de Ibiapina, Dom José Joaquim visitou a capela de Sant’Ana e prometeu que, logo ao chegar à Cúria, lavraria a provisão, criando ali um Curato e tomaria Sant’Ana como padroeira.
       O Curato de Sant’Ana, na povoação Barrocão, foi criado em 27 de novembro de 1886, desmembrado da freguesia de Viçosa do Ceará, do qual, foi seu primeiro cura, Pe. José Tomaz de Albuquerque, empossado a 6 de dezembro do mesmo ano.
       A 10 de janeiro de 1891, Pe. José Tomaz de Albuquerque foi exonerado, a pedido, e o Curato anexado, a 23 do mesmo mês, à freguesia de São Pedro de Ibiapina

Madri se mobiliza para visita do Papa e de milhares de jovens.



Duzentos confessionários brancos ( Foto) em forma de vela de barco, foram instalados na aleia central do parque de Retiro, em pleno centro da cidade.

Um altar gigante decorado com uma árvore tipo guarda-sol “do tamanho de uma quadra de tênis”, 200 confessionários levantados no centro do parque central: Madri optou pelo gigantismo para receber o papa e as mais de um milhão de pessoas esperadas para as Jornadas Mundiais da Juventude.
Como sinal da mobilização geral das autoridades para esta terceira viagem de Bento XVI à Espanha, o exército colocou à disposição o aeródromo de “Cuatro Vientos” (sudoeste da capital), como aconteceu durante a visita do predecessor João Paulo II, que reuniu 250.000 pessoas em 2003.
Desta vez, estão sendo esperados até 900.000 jovens. O papa celebrará, em 21 de agosto, a missa de encerramento das terceiras JMJ, transmitida através de 20 telas gigantes.
Para a ocasião, o arquiteto espanhol Ignacio Vicens imaginou um altar branco de 195 metros de comprimento apoiado em uma montanha de 22 metros de altura. Uma árvore gigante de 18 metros, construída com barras metálicas recobertas de um plástico transmite a ilusão de galhos dourados, para proteger o pontífice, de 84 anos, de um sol muito forte.

Uso do Facebook pode tornar adolescentes mais vulneráveis a problemas psicológicos.

th, 2011
Um novo estudo sobre os efeitos das mídias sociais nas interações humanas revelou que adolescentes que utilizam redes sociais como o Facebook podem ser mais vulneráveis a desenvolver comportamento antissocial, narcisismo e uma série de outros caráteres negativos.
Outros efeitos maléficos do uso do Facebook observados no estudo incluem manias, tendências agressivas, dores no estômago, insônia, ansiedade e depressão nos jovens com “overdose” da rede social – incluindo o uso abusivo dos aplicativos de jogos.
As consequências negativas também afetam os estudos. Estudantes de ensino fundamental, ensino médio e universitários que verificaram o Facebook pelo menos uma vez durante um período de 15 minutos do estudo tiraram notas mais baixas. Além disso, esses estudantes obtiveram menores taxas de retenção de leitura.
No entanto, nem todos os resultados relacionados ao uso do Facebook foram negativos. Um dos pontos mais interessantes da pesquisa foi a observação do desenvolvimento da “empatia virtual”. A empatia geralmente é relacionada com abraços, expressões faciais e palavras gentis que ajudam a melhorar o humor de pessoas queridas.

O seu conceito de liberdade é condizente com a verdade e com a fé cristã?

Presas ou plenamente livres?
Presas ou plenamente livres?
Paulo Roberto Campos
Certa pedagogia dita moderna se equivocou ao querer inculcar nos pais de família uma atitude excessivamente indulgente: nunca proibir, jamais dizer não aos impulsos dos filhos. Ou seja, a aplicação apenas da primeira parte do axioma em epígrafe, É preciso saber dar…, — dar aos filhos tudo quanto exijam, ceder sempre, conceder-lhes uma liberdade sem fronteiras.
Em contraposição, apresentamos então o que ensina a pedagogia tradicional, norteada nos princípios da Santa Igreja: é preciso saber dar, mas também, quando necessário, saber negar, proibindo aos filhos aquilo que os levariam a adquirir maus hábitos.
* * *
Essa Pedagogia liberal é caolha ao ver apenas um lado da questão. Pois, baseando-se num falso conceito de liberdade, ensina que as crianças, para serem felizes, devem viver inteiramente livres, fazendo o que “der na veneta” e que não se deve coibir-lhes em nada suas espontaneidades.
Isso devido a uma falsa intelecção de liberdade. Permitindo fazer tudo o que pede a imaginação, as más tendências levam o homem a ceder a seus próprios caprichos e às más paixões, e logo ao pecado. Daí a expressão “escravo do pecado”.
Liberdade e “liberdade”
“A doutrina católica sobre a liberdade humana ensina que esta consiste, não no direito ou na faculdade de fazer tudo quanto aprouver aos sentidos e à imaginação, mas em seguir os ditames da razão, por sua vez ilustrada e amparada pela fé. O que constitui precisamente o contrário da doutrina de Freud e da maior parte das escolas psicológicas e psiquiátricas que surgiram depois dele.

Conferência Episcopal alemã decide abrir arquivos sobre abusos sexuais e causa polêmica.


Vatican Insider
Está provocando fortes protestos na Igreja Católica da Alemanha a decisão da Conferência Episcopal alemã de abrir os arquivos das dioceses a um grupo de pesquisadores externos, que terão a tarefa de investigar os casos de abuso sexual ocorridos no passado nos ambientes eclesiásticos.
A iniciativa dos bispos é “extremamente duvidosa, seja no plano jurídico, seja no plano humano” e viola “o ordenamento eclesiástico sobre a proteção dos dados pessoais”, criticou a Rede dos Padres Católicos, um grupo de cerca de 500 sacerdotes. A Conferência Episcopal deveria abandonar o projeto, é o seu pedido.
Um dos porta-vozes da Rede, Guido Rodheudt, sacerdote de Herzogenrath (perto de Aachen), lembrou à revista Der Spiegel que, “mesmo no direito do trabalho normal, os sujeitos terceiros não têm direito à entrega de arquivos pessoais”. É justo lançar luz sobre os casos de abuso e impedi-los, continuou Rodheudt. No entanto, assim, são violados de forma grave os direitos dos religiosos, porque “a sua esfera privada é entregue nas mãos de terceiros”.

Você briga com seus irmãos? Veja essa!



Brigas entre irmãos são, normalmente, por ciúmes e competição e podem afetar o relacionamento entre adolescentes.
Pesquisadores da Universidade de Missouri descobriram que conflitos envolvendo o espaço pessoal de cada irmão (invadir o quarto do outro, emprestar coisas sem pedir, etc.) prejudicam a confiança mútua e a comunicação. E o efeito negativo é potencializado quando um irmão faz o outro “pagar mico” na frente de amigos.
Já brigas sobre outros assuntos, como a divisão de responsabilidades dentro de casa, por exemplo, não tinha impacto na relação.
O estudo também mostrou que os irmãos mais velhos são mais sensíveis sobre invasões de espaço e brigam mais por causa disso.
As descobertas ajudarão pais e psicólogos a entender melhor os adolescentes e o impacto que conflitos entre irmãos podem ter. Pais, por exemplo, podem criar regras em casa que ajudem cada irmão a respeitar seu espaço.
Outro item interessante que foi ressaltado na pesquisa é que os pais não devem interferir na briga dos filhos. Os jovens que foram analisados disseram que a interferência dos adultos só torna o conflito pior.
Fonte: LiveScience