VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 2 de julho de 2011

ESPECIAL: Missão de todos

Lembrando que de 03 a 09 de Julho de 2011, acontecerá em Camocim a semana Missionária, desde já acolha nossos Missionários e participe de todos os momentos desta Semana!

Cada pessoa humana recebe o dom da existência sem mérito próprio e sem ter pedido esse dom. Uma vez vindo ao mundo somos colocados num caminho a percorrer, buscando nossa realização ou felicidade pessoal. Isto, porém, é uma conquista. Requer ideal buscado, meios adequados empregados, força de vontade e perseverança no encalço desse objetivo.

Muitos empecilhos acontecem. Contorná-los requer constância, ajuda de outros e conhecimento conquistado a respeito de como fazer para a consecução desse intento. Sem busca de valores estimulantes da caminhada, ficamos dando voltas em nossos próprios limites. Somos estimulados a buscar somente os agrados e prazeres momentâneos e fugazes, sem conquistarmos nossa realização pessoal.

Igreja Católica manda fiéis plantarem árvores ao invés de rezarem quando pecam

Igreja Católica manda fiéis plantarem árvores ao invés de rezarem quando pecam
Para cada “falta” admitida no confessionário, o fiel recebe a incumbência de plantar uma semente de qualquer árvore nativa da região. A penitência é a mesma para todos os pecados e, em outubro, a Paróquia realizará uma procissão para que todas as mudas cultivadas pelos fiéis sejam plantadas em uma área devastada da cidade.

Por ser contra a legalização do aborto, maconha e outros temas, Marina Silva irá sair do PV e pode criar próprio partido

Por ser contra a legalização do aborto, maconha e outros temas, Marina Silva irá sair do PV e pode criar próprio partido

Francesa leva Opus Dei à Justiça sob acusação de manipulação mental

por Giacomo Galeazzi, do La Stampa


Opus Dei estará no centro de um processo inédito na França, no próximo mês de setembro. A poderosa organização católica, fundada na Espanha em 1928, e que conta com 80.000 membros em todo o mundo (dos quais 1.600 na França), será levada ao tribunal em Paris por um jovem francesa que acusa a obra de "manipulação mental".

Aos 29 anos, ela pesa apenas 39 quilos. Um calvário que durou 16 anos, quando, em 1985, sem o seu conhecimento, entrou noOpus Dei, unindo-se a uma escola de hotelaria na região francesa de Aisne. Em 2001, o seu advogado denunciou a organização reconhecida pela Igreja Católica, acusando-a de "manipulação mental" e "condições de trabalho mortificantes".

JMJ Madrid 2011 quer chegar a 1 milhão de seguidores nas redes sociais


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 lançou uma campanha para chegar a 1 milhão de seguidores nas redes sociais em todo mundo.

Esta iniciativa, que busca fazer que todos conheçam este grande evento, foi gerada na área de redes sociais da JMJ desde onde foi lançado o desafio para que cada um dos participantes se converta em embaixador deste encontro entre seus amigos.

"De nós depende que ninguém perca esta festa!", diz o slogan da campanha da JMJ, traduzido do espanhol. A JMJ está presente desde 2009 no Facebook, YouTube, Twitter, Flicker, Tuenti, para fazer que os jovens de todo o mundo conheçam do evento "sem importar o lugar onde se encontrem".

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Prêmio Ratzinger: teologia busca rosto de Deus

Bento XVI entregou pela primeira vez, nesta quinta-feira, o Prêmio Ratzinger de teologia, na Sala Clementina do Palácio Apostólico.
O Papa destacou, durante o ato, "a grandeza do desafio intrínseco à natureza da teologia", um desafio de que "o homem precisa, porque nos conduz a abrir nossa razão, interrogando-nos sobre a própria verdade, sobre o rosto de Deus".
E convidou a - sem refugiar-se na história, na sociologia ou na psicologia - chegar ao ponto central: "É verdade aquilo em que acreditamos ou não? Na teologia está em jogo a questão da verdade; esta é seu fundamento último e essencial".

quinta-feira, 30 de junho de 2011

SEMANA MISSIONÁRIA EM CAMOCIM

É necessária a realização de uma missão popular com a preciosa colaboração de nossos agentes leigos/as. Muitas paróquias pelo Brasil afora já o fizeram, mas diria que deve ser uma MISSÃO PERMANENTE. Uma missão que não tem festa de encerramento depois de um mês de trabalho. A missão não pode ter encerramento: ela deve ser contínua, permanente.
É preciso que a Igreja Católica no Brasil se torne verdadeiramente missionária, não apenas no discurso, que é fácil, mas na prática. A missão permanente deve fazer parte da dinâmica cotidiana das comunidades.
Não será fácil, mas é necessário começar. Nem esperemos que a CNBB nos dê logo um modelo de como agir, pois não o fará. É preciso começar na base. Uma vez que muitas experiências na base se tornarem reais, a CNBB terá dados e critérios para elaborar um modelo.
A Diocese de Tianguá vive um momento de extrema importância com a implantação do projeto "Missão Permanente". Com o tema: "Como discípulos de Jesus Cristo, formamos a Igreja que é enviada em missão", somos convidados a renovar a nossa consciência missionária e evangelizadora, assumindo a dimensão profética do nosso batismo, sendo "sal da terra" e "luz do mundo".
Apartir  do dia 03 de julho  até o dia 09 de julho , camocim estará vivendo mais uma etapa do referido projeto missionário. será nosso Semana Missionária  com o desafio de ajudar àqueles que foram batizados e receberam o primeiro anúncio, a progredirem no sentido de atingirem a sua maturidade cristã. Em nossas comunidades, precisamos proclamar com renovador ardor missionário que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, em meio a uma realidade marcada por grandes mudanças de época e desafios no campo da fé. Portanto, peçamos ao senhor que envie missionários para sua messe.
Venha e participe, seja você também um missionário/a!! PREPARE SUA CASA,  PARTICIPE DE TODOS OS MOMENTOS DESTA SEMANA!!
Que o Espírito Santo renove sua Igreja e nos leve à missão!

É assim que os homossexuais militantes respeitam a “diversidade”: ridicularizando o Papa Bento XVI e a eucaristia.

“Quem apela para a Constituição para afirmar e defender seus direitos, não deve esquecer que a mesma Constituição garante o respeito aos direitos dos outros”

É assim que os homossexuais militantes respeitam a “diversidade”: ridicularizando o Papa Bento XVI e a eucaristia.
O portal de notícias da Globo, G1, reportou:
Fantasiado de “Bento 24″, José Roberto Fernandes, de 56 anos, conta que fez da parada [gay] oportunidade para um alerta. Entretanto, o figurino adotado certamente chocaria a comunidade católica. Nas mãos, levou um cálice que, além de fichas brancas que simbolizam hóstias, também possui preservativos. Por onde passava, provocava a atenção do público que o cercava para fotografá-lo.

Novos achados arqueológicos reafirmam ainda mais a origem histórica do cristianismo.

fonte: Folha de São Paulo


Funcionário da Autoridade Israelense de Antiguidades mostra inscrição em ossuárioArqueólogos israelenses confirmaram a autenticidade de um ossuário (caixa usada para guardar ossos depois da fase inicial de sepultamento) pertencente à família do sacerdote que teria conduzido o julgamento de Jesus.

A peça, feita em pedra e decorada com motivos florais estilizados, data provavelmente do primeiro século da Era Cristã -tem, portanto, uns 2.000 anos.

Quais são as aparições marianas reconhecidas pela Igreja? E Medjugorge?



Andrea Tornielli, Vatican Insider

No dia 25 de junho, completam-se os 30 anos das aparições marianas em Medjugorje. Do que se trata?
As aparições de Medjugorje começaram em 1981, quando alguns jovens do pequeno país da Bósnia-Herzegovina disseram ter visto Nossa Senhora. Alguns deles, 30 anos depois, afirmam ainda ter uma aparição diária. A característica totalmente nova dessas aparições está no fato de que a visão não está ligada a um lugar, mas ocorre em todos os lugares em que os videntes se encontram.
As aparições de Medjugorje são aprovadas pela Igreja?
Não, o julgamento desses aparições ainda está pendente. O papa, dado o porte internacional do fenômeno e a discordância de pareceres entre o bispo local e outros bispos do país, nomeou uma comissão internacional, confiando-lhe a liderança ao cardeal Camillo Ruini, para avaliar os testemunhos e manifestar um julgamento. Esse também é um fato totalmente excepcional: o reconhecimento de uma aparição cabe ao julgamento do bispo local.

Pastoral social católica sem A FÉ católica? Contradição que esvazia a verdade que se expressa na caridade aos necessitados.


National Catholic Reporter.
Uma parte da vida eclesial que está experimentando tensões de identidade nestes dias são as instituições de caridade católicas, e uma nova prova disso veio em um discurso proferido na terça-feira passada pelo arcebispo de Denver, Charles Chaput, à Associação Nacional dos Trabalhadores Sociais Católicos dos EUA. Em uma forma tipicamente clara, Chaput ofereceu um sinal desde o início: “Se o nosso trabalho social não for profunda, confiante e explicitamente católico em sua identidade, então devemos parar de usar a palavra ´católico´”, disse ele. “É simples assim”.
Chaput advertiu que “um novo tipo de Estados Unidos está emergindo no início do século XXI”, um tipo que ele acredita que será muito menos amigável para a fé religiosa. Nesse ambiente, afirmou, “ninguém na obra social católica pode se dar ao luxo de ser indiferente acerca de sua fé”.

FESTA EM PARAZINHO

image

Desde o  dia 22 de junho teve início a tradicional Festa de Nossa Senhora do Livramento no distrito de Parazinho, Granja – CE. Nesse ano com o tema “Maria, companheira na missão! Abençoa os filhos teus!

http://parazinet.files.wordpress.com/2008/06/fieis-2.jpg?w=333&h=266

CONFIRA OS ULTIMOS DIA DE PROGRAMAÇÃO DA FESTA .

Dia 30/06

– Quinta-feira (8ª novena)
07h00: Missa no Educandário.
17h00: Missa na Matriz.
19h00: Novena e Missa – Pe. Manoel Raimundo
Responsáveis/noitários: Pastoral da Criança, Infância Missionária, Coroinhas e vaqueiros. Comunidades: Córrego do Braço e Baixo.
Evento social seresta: SB Show
Acolhe a imagem seu Gonzaga e família

Dia 01/07

– Sexta-feira (9ª novena) – 
07h00: Missa matriz.  Pe. Manoel Raimundo.
09h00: Batizados –  Pe. Sérgio.
11h00: Missa. Pe. Anchieta
15h00: Missa matriz – Pe. Erlando
17h00: Missa.
19h00: Novena e Missa –  Pe. Erlando
Responsáveis/noitários: Pastoral do Dízimo, do Batismo, romeiros e visitantes. Guriú e Parazinho.
Depois leilão de Nossa Senhora do Livramento

Dia 02/07

– Sexta-feira (Dia da Padroeira)
06h00: Ofício da Imaculada.
07h00: Missa: Pe. Sérgio
09h00: Missa: D. Xavier
12h00: Bênção dos Romeiros e bênção de imagens, terços, etc. : Pe. Sérgio
16h00: Missa e procissão
Responsáveis: Pastoral litúrgica.
Depois da procissão SHOW DE PRÊMIOS

com informações dos blogs:  parazinet, bandanafé

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Homilia de Bento XVI nos 60 anos de sacerdócio e entrega do Pálio

FONTE: CANÇÃO NOVA




Santa Missa no 60º aniversário de Ordenação Sacerdotal de Bento XVI
e entrega do Pálio aos novos Arcebispos Metropolitanos

Basílica de São Pedro
Quarta-feira, 29 de junho de 2011

Amados irmãos e irmãs!


"Non iam servos, sed amicos"
- "Já não vos chamo servos, mas amigos" (cf. Jo 15, 15). Passados sessenta anos da minha Ordenação Sacerdotal, sinto ainda ressoar no meu íntimo estas palavras de Jesus, que o nosso grande Arcebispo, o Cardeal Faulhaber, com voz já um pouco fraca, mas firme, dirigiu a nós, novos sacerdotes, no final da cerimônia da Ordenação. Segundo o ordenamento litúrgico daquele tempo, esta proclamação significava então a explícita concessão aos novos sacerdotes do mandato de perdoar os pecados. "Já não sois servos, mas amigos": eu sabia e sentia que esta não era, naquele momento, apenas uma frase "de cerimônia"; e que era mais do que uma mera citação da Sagrada Escritura. Estava certo disto: neste momento, Ele mesmo, o Senhor, di-la a mim de modo muito pessoal.

Deputada Myrian Rios emite nota oficial.


 veja o VIDEO COMPLETO AQUI !!!!!

Faz parte do lobby ideológico; qualquer pessoa que se manifeste publicamente contra o comportamento homossexual é “esquartejada” midiaticamente.
Procura-se nas entrelinhas “qualquer palavra” que possa, de alguma forma, indicar homofobia.
A  autêntica homofobia deve ser combatida, sem dúvida, mas o regime de terror nos lembra outros momentos da história onde a liberdade individual foi oprimida. No caso aqui, não é pela maioria mas pela minoria.
Sem discernimento, corre-se o risco de uma certa “guerra”  na cabeça de muitas pessoas.
Devemos permanecer firmes na verdade daquilo que cremos, respeitando as pessoas de opinião divergentes, discutindo idéias com liberdade e sendo solidários aos que são perseguidos…Dos dois lados!

Ex-seminarista portador de HIV perde ação contra diocese católica em SP.

Folha de São Paulo
Um ex-seminarista católico portador de HIV perdeu uma ação contra a diocese de São José do Rio Preto (438 km de SP) por não ter sido ordenado padre.
O processo, que correu sob sigilo, foi julgado em novembro de 2009 pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, mas só foi publicado nesta semana. Os advogados do autor dizem que agora irão recorrer.
O ex-aluno do Seminário Maior Diocesano Sagrado Coração de Jesus demonstrou com testemunhas que era elogiado por colegas e professores, alegando que não foi ordenado padre por discriminação.
Ele diz que confessou que era soropositivo a um padre da paróquia do Santíssimo Sacramento e que, por isso, ao terminar o curso em 1999, foi dispensado como sacerdote por suposta falta de vocação.

Homem passa 37 anos sem tomar banho para gerar um filho.

Um fazendeiro indiano tinha um sonho de ter um filho homem. Para isso se casou e tentou. Sua esposa lhe deu sete, mas todos vieram mulheres. Desesperado, Kailash Singh disposto a tudo para ter um filho homem procurou um sacerdote indiano que lhe que a solução seria deixar de tomar banho e cortar os cabelos. E ele obedeceu. Só que isso aconteceu em 1974 e, até hoje, nada de filho.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Por que se expõe Jesus na Eucaristia?

Imagem de Destaque

Nós católicos somos até acusados de idolatria por irmãos que não compreendem a nossa fé. Por que se expõe Jesus na Hóstia Santa? Em primeiro lugar cremos fielmente em Suas Palavras quando disse: "Tomai, comei, isto é o meu corpo". Em seguida, pegou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: "Bebei dele todos, pois este é o meu sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados" (Mt 26,26-30). A partir daí essa é a vida da Igreja de Jesus Cristo até os dias de hoje, veja o que diz São Paulo: "De fato, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: Na noite em que ia ser entregue o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo entregue por vós. Fazei isto em minha memória”. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em minha memória” (cf. 1Cor 11, 23-25). O relato da instituição da Eucaristia está também nos Evangelhos de Lucas 22,15-20; Marcos 14,22-24; João 13,1-17.

Gays apresentaram imagens de santos erotizadas.

Cartazes foram expostos pela avenida Paulista. Foto: Terra Britto/Futura Press Cartazes foram expostos pela avenida Paulista
.



De acordo com o cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, as imagens, que mostravam santos musculosos, é um desrespeito. "Isso ofende profundamente, fere o sentimento religioso do povo. O uso debochado da imagem dos santos é ofensivo e desrespeitoso, que nós desaprovamos. Quando dizem que nem santo salva da AIDS, é verdade. O que salva da AIDS são comportamentos corretos, responsáveis, respeitosos, dignos. Isso salva da AIDS", afirmou. A organização do evento, porém, negou que a campanha tivesse o objetivo de agredir a Igreja Católica.
A organização da parada gay ousou e errou feio. Distribuiu nada menos que 170 pôsters gigantes pela avenida paulista com a imagem de santos católicos erotizados. No trio os modelos que pousaram para a campanha desfilaram seminus em nome de uma campanha contra a Aids.

Um Milagre durante a Missa de João Paulo II


O milagre de que João Paulo II precisa para poder ser santo foi feito em 1998. Era um segredo guardado pelo seu secretário pessoal, Stanislav Dziwisz, que foi revelado à imprensa italiana em 2002 e divulgado ontem pelo jornal La Stampa. Segundo o bispo polaco, Karol Wojtyla salvou um homem americano que sofria de um tumor no cérebro dando-lhe a comunhão.
"Um conhecido meu pedira-me, em Agosto de 1998, que um dos seus amigos pudesse assistir à missa celebrada pelo Papa na capela da sua residência de Verão, em Castelgandolfo", contou o prelado polaco. De acordo com Stanislav Dziwisz, secretário pessoal de Karol Wojtyla havia 40 anos, o homem sofria de um tumor no cérebro e tinha apenas três desejos encontrar-se com João Paulo II, fazer uma peregrinação até Jerusalém e regressar aos Estados Unidos para morrer em casa.

As 10 viagens papais mais importantes da História, segundo revista católica americana.

National Catholic Reporter
Recentemente, o Papa Bento XVI visitou a Croácia, marcando a 19ª viagem ao exterior do seu pontificado.
Essa excursão me fez pensar: de todas as viagens papais que vimos ao longo dos anos, quais foram verdadeiramente memoráveis?
Ou seja, que viagens serviram para mudar a História, para recalibrar as impressões do público e/ou para deixar uma marca na igreja local? Igualmente, quais mais impressionaram por terem sido desagradáveis, tristes, ou por perderem oportunidades?
Seguem as minhas escolhas das “dez viagens papais mais importantes da História”.
A título de ressalva, restringi a seleção a viagens contemporâneas, o que resultou em 303 viagens fora de Roma – 171 para vários locais na Itália e 132 para nações estrangeiras – realizadas no último meio século pelos papas João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, eBento XVI.Caso contrário, seria como comparar maçãs e laranjas.
Por exemplo, o primeiro registro em uma contagem de todos os tempos teria que ser o da viagem de Pedro a Roma, tradicionalmente datada de 44 d.C., que preparou o palco para todo o desenvolvimento futuro da história do papado. A decisão de Clemente V, em 1305, de estabelecer-se em Avignon – que provocou o “cativeiro babilônico” do papado – também poderia fazer parte da lista. No entanto, foram mais mudanças do que viagens.
As “viagens papais”, como nós conhecemos hoje, são resultados do período pós-Concílio Vaticano II (1962-1965). Influenciados tanto pela facilidade das viagens modernas e pelo espírito missionário do Vaticano II, os papas passaram a se ver – conforme João Paulo IIdisse certa vez – como sucessores de São Paulo, assim como de São Pedro, se tornando uma espécie de “evangelistas-chefes” e embaixadores da boa vontade no mundo.
Todas as viagens papais são concebidas para passar essa noção de forma igual; no entanto, algumas obviamente conseguem realizar isso melhor.
Fazer uma lista como essa é um empreendimento extremamente subjetivo, em parte porque há muitas maneiras de avaliar o impacto de uma viagem – o tamanho da multidão; a cobertura da mídia; as consequências políticas; a importância por estabelecer um precedente; ou por abrir portas para futuros progressos para a igreja local, como novas vocações ou aumento da frequência às missas. Todas as viagens que compuseram a lista tiveram notas altas em pelo menos uma dessas medidas, e, as mais bem classificadas, conseguiram combinar várias.
Eis as escolhidas.

Bullying: Formação moral é melhor meio de enfrentá-lo.

Por Aline Banchieri
bullying, forma de violência cada vez mais presente em nossa sociedade, é explorado nesta entrevista de Luciene Regina Paulino Tognetta, doutora em Psicologia Escolar pela USP e coordenadora da Linha de Pesquisa “Virtudes e Afetividade” pelo GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral – da Unesp/Unicamp..
O que é o bullying? Em que contextos ele se apresenta de maneira mais explícita?
Dra. Luciene R. P. Togneta: O bullying é diferente de uma simples brincadeira entre alunos, pois o que o caracteriza é a intencionalidade do autor em causar um sofrimento à vítima. As agressões se repetem sempre com o mesmo alvo, acontecem por um longo período de tempo e há um desequilíbrio de poder, tornando possível a intimidação da vítima.

domingo, 26 de junho de 2011

Dia Internacional de Combate às Drogas é celebrado neste domingo

Ele não é mais silencioso e faz milhões de vítimas pelo mundo todo: o vício em drogas. No Brasil, somente nos últimos 10 anos, o número de mortes relacionadas à dependência química cresceu cerca de 150%.


Neste domingo, 26, celebra-se o Dia Internacional de Combate às Drogas. De acordo com o professor da Uerj e da UFF, psiquiatra Jairo Werner, o viciado em drogas começa a fazer parte de uma cultura específica. "Quanto mais cedo, maior o risco de se tornar dependente. Começa a se entrar na cultura da mentira, do 'armar' situações para poder usar a droga. E qualquer uma pode ser porta de entrada para outra", esclarece.

Prisão de católicos em Pequim coloca religião no mapa da China

Fachada de um templo cristão em Pequim; são 23 milhões de praticantes da religião na China, dizem dados oficiais. Foto: Fernanda Morena/Especial para TerraFachada de um templo cristão em Pequim; são 23 mi de praticantes da religião na China, dizem dados oficiais
Fonte:  Portal  Terra

Fernanda Morena
Durante o feriado de Páscoa deste ano, a polícia chinesa prendeu 36 membros da congregação da Shouwang, a igreja independente mais famosa de Pequim, que comandava um culto público. A prisão foi decretada não contra a fé ocidentalizada, mas ao ato de demonstração pública, que é proibida pelas leis do país. Criticada sempre pelo Vaticano - que ainda mantém relações diplomáticas com Taiwan - a China tenta abraçar o crescente número de fiéis para mantê-los sob as asas dos ensinamentos de Mao, sem deixá-los formar mais um grupo de dissidentes dispostos a lutar e morrer por outro que não o Partido Comunista.

Bento XVI confessará jovens durante a JMJ Madrid 2011

O Escritório de Imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa oficial da viagem do Papa a Madri (Espanha) pela ocasião da Jornada Mundial da Juventude que se celebrará de 16 a 21 de agosto. Uma das novidades do programa será a confissão de alguns jovens com o Pontífice.
Bento XVI chegará à capital espanhola na quinta-feira 18 de agosto a meio-dia. Ali pronunciará seu primeiro discurso no aeroporto internacional de Barajas às 12:00h.
Às 19:15h Está marcada a Passagem, com alguns jovens, pela Puerta de Alcalá na Plaza de Independencia de Madri.
Às 19:30h presidirá a Festa de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles onde pronunciará um discurso.

Catecismo completará 20 anos em 2012


Foi com a Constituição Apostólica ‘Fidei Depositum' (O Depósito da Fé) de João Paulo II, promulgada no dia 11 de outubro de 1992, que o Beato Papa polonês apresentava o catecismo da Igreja Católica. De forma que no próximo ano se cumprirão 20 anos de sua publicação.
No dia 25 de janeiro de 1985, em uma assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos por conta do 20° aniversário do encerramento do Concílio Vaticano II, os padres sinodais afirmavam que eram "vários os que expressaram o desejo de que se elabore um catecismo ou um compêndio de toda a doutrina católica, tanto em matéria de fé como de moral, para que sirva quase como ponto de referência para os catecismos ou compêndios que se preparam nas diversas regiões. A apresentação da doutrina deve ser bíblica e litúrgica, e tem de oferecer uma doutrina sã e adaptada para a vida atual dos cristãos". João Paulo II, no encerramento do Sínodo, abraçou o pedido, que se converteu em realidade em 1992.

DEUS É FIEL

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VISITANTE N°