VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Entenda o significado do beijo na Cruz na Sexta-feira Santa

Padre Antônio Xavier
Comunidade Canção Nova, Terra Santa


Paula Dizaró / Arquivo CN Roma
Bento XVI durante adoração à Santa Cruz, no Vaticano
Em todo o ano, existe somente um dia em que não se celebra a Santa Missa: a Sexta-Feira Santa. Ao invés da Missa temos uma celebração que se chama Funções da Sexta-feira da Paixão, que tem origem em uma tradição muito antiga da Igreja que já ocorria nos primeiros séculos, especialmente depois da inauguração da Basílica do Santo Sepulcro e do reencontro da Santa Cruz por parte de Santa Helena (ano 335 d.C.).

Esta celebração é dividida em três partes: a primeira é a leitura da Sagrada Escritura e a oração universal feita por todas as pessoas de todos os tempos; a segunda é a adoração da Santa Cruz e a terceira é a Comunhão Eucarística, juntas formam o memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor. Memorial não é apenas relembrar ou fazer memória dos fatos, é realmente celebrar agora, buscando fazer presente, atual, tudo aquilo que Deus realizou em outros tempos. Mergulhamos no tempo para nos encontrarmos com a graça de Deus no momento que operou a salvação e, ao retornarmos deste mergulho, a trazemos em nós.

Católicos filipinos realizaram nesta Quinta-Feira Santa em cidades como Angeles City (a 90 km de Manila) o ritual sangrento da penitência de Jesus Cristo, mantendo uma tradição grotesca. 

Descalços e sob forte calor, eles percorreram ruas chicoteando as costas com feixe de bambus até o sangramento. Os mais radicais se flagelaram com objetos cortantes (foto) e alguns carregaram pesadas cruzes. Muitos cobriram o rosto. A ritual durou de quatro a cinco horas.
A Igreja Católica da Filipina tem ressaltado que se trata de uma prática não cristã, mas o ritual é o resultado de um sincretismo religioso que uniu o flagelo cristão com crenças locais.

Os devotos acreditam que o sangramento das costas feridas podem limpar seus pecados, curar doenças e conceder desejos.

Um deles afirmou à Reuters que o seu sofrimento não é nada em comparação com o sacrifício de Jesus. 

Filipinas é o único país asiático predominantemente católico, na proporção de 90% de sua população de aproximadamente 100 milhões de pessoas.

O relato da Morte de Cristo, do ponto de vista de um médico.

Dr. Barbet, médico francês.
Sou um cirurgião, e dou  aulas há algum tempo.

Por treze anos vivi em companhia de cadáveres e durante a minha carreira estudei anatomia a fundo.
Posso portanto escrever sem presunção a respeito de morte como aquela.
Jesus entrou em agonia no Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra’.

O único evangelista que relata o fato é um médico, Lucas. E o faz com a precisão de um clínico. O suar sangue, ou “hematidrose”, é um fenômeno raríssimo. É produzido em condições excepcionais: para provocá-lo é necessário uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda emoção, por um grande medo.
O terror, o susto, a angústia terrível de sentir-se carregando todos os pecados dos homens devem ter esmagado Jesus.
Tal tensão extrema produz o rompimento das finíssimas veias capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quinta-feira Santa : INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA


A liturgia de Quinta-Feira Santa é riquíssima de conteúdo. É o grande dia da instituição da Sagrada Eucaristia, dom do Céu para os homens; o dia da instituição do sacerdócio, nova prenda divina que assegura a presença real e atual do Sacrifício do Calvário em todos os tempos e lugares, tornando possível que nos apropriemos dos seus frutos.
Aproximava-se o momento em que Jesus ia oferecer a sua vida pelos homens. Tão grande era o seu amor, que na sua Sabedoria infinita encontrou o modo de ir e de ficar, ao mesmo tempo. São Josemaria, ao considerar o comportamento dos que se vêem obrigados a deixar a sua família e a sua casa, para procurar emprego em outro lugar, comenta que o amor humano costuma recorrer aos símbolos. As pessoas que se despedem trocam lembranças entre si, talvez uma fotografia. Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito Homem, não deixa um símbolo, mas uma realidade. Fica Ele mesmo. Embora vá para o Pai, permanece entre os homens. Sob as espécies do pão e do vinho está Ele, realmente presente, com o seu Corpo, o seu Sangue, a sua Alma e a sua Divindade

Papa: Deus sai ao encontro da inquietude do nosso coração

Bento XVI afirmou hoje, durante a homilia da Missa Crismal, celebrada na Basílica de São Pedro, que os cristãos, "Povo de Deus", correm o risco, sobretudo no Ocidente, de deixar de ser povo, por ter se afastado de Deus. O pontífice dedicou a homilia a falar do significado dos Santos Óleos, que são abençoados neste dia na Igreja, e especialmente do Crisma, o mais nobre, utilizado na Confirmação e na Ordenação Sacerdotal. Esta "unção sacerdotal" converte os cristãos em "santuário de Deus no mundo", explicou.

Lançado relatório sobre desafios enfrentados pelos sacerdotes no mundo.

Fonte: Rádio Vaticano
 
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), expressão portuguesa da organização internacional católica com sede na Alemanha, lançou neste mês de abril um relatório sobre as dificuldades que enfrentam milhares de sacerdotes em todo o mundo, no cumprimento da sua missão religiosa e social.
Só em 2009, trinta sacerdotes morreram ao serviço da Igreja – informa o relatório disponível no site português de “Ajuda à Igreja que Sofre”.
Em pleno Ano Sacerdotal, convocado por Bento XVI, a imagem dos padres tem sido fortemente prejudicada pela onda de escândalos divulgada e alimentada pela comunicação social. Assim, AIS, no relatório recém-divulgado, se coloca ao lado dos padres, particularmente os mais necessitados, acreditando no seu trabalho e rezando por eles.

Jovem mãe com câncer sacrifica a própria vida por filho em gestação.



Jessica e Clint Council com seu filho
Jessica e Clint Council com seu filho
Notícias pró Família

Em agosto do ano passado Jessica Council — uma bela mulher de 30 anos de idade, mãe de um filho — notou que estava com dor na garganta. Mais ou menos na mesma época, ela começou também a suspeitar que estivesse grávida.
Mas tudo não estava bem. O médico interpretou mal o teste.Quando depois de duas semanas a dor de garganta não havia sumido, Jessica decidiu fazer um exame médico. O médico dela lhe disse que provavelmente era algum problema de aumento da tiroide, e que em análise final não era nada com que se preocupar muito. Só para se certificar, porém, ele realizou um teste, que ele disse confirmou suas suspeitas iniciais. Tudo ficaria bem, disse ele.
Em 15 de novembro, Jessica começou a ter dificuldades para respirar. Em 21 de novembro ela foi parar na sala de emergência de um hospital. Então, em 22 de novembro, sua garganta se fechou tão estreitamente que ela não conseguia respirar, mas nesse ponto os médicos deram um jeito de introduzir uma sonda na garganta dela, e a colocaram numa máquina de respiração artificial.No dia seguinte, 23 de novembro, Jessica foi informada de que estava com câncer. Naquela altura, ela também sabia com certeza que estava grávida.Assim começou uma jornada que imporia o teste máximo à fé e convicções pró-vida de Jessica e seu marido, Clint.

“Valeu cada dia”

Jessica e Clint se conheceram na Universidade Greenville. Numa entrevista longa para LifeSiteNews.com, Clint disse que ele havia descoberto a deslumbrante ruivinha sentada um dia no refeitório da universidade, e perguntou se ele podia se juntar a ela. Ela recusou. Mas Clint não desistiu.(Leia a entrevista completa em inglês aqui.)Aliás, somente depois de um ano e meio de amolações de Clint Jessica concordou em sair para um encontro; o casal se casou dois anos e meio depois disso. “Suponho que entendemos quando chega a hora do casamento”, disse ele. “Eu tive de lutar muito por ela, mas valeu cada dia”.
O casal mudou para Traveler’s Rest, na Carolina do Sul, onde tiveram um filho e trabalhavam como mentores de adolescentes numa instituição evangélica de caridade. A vida era boa: eles eram jovens, apaixonados, saudáveis e gozando a vida.Clint aponta para o fato de que sua esposa sempre cuidava meticulosamente de si mesma. “Ela tinha sempre sido extremamente, extremamente saudável”, disse ele. “Ela tomava muito cuidado com o que comia. Ela procurava honrar a Deus com seu corpo. Ela fazia exercícios regularmente”.Por esse motivo, a última coisa que um deles esperava era o câncer que ocorreu em agosto passado.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Orar ajuda a diminuir a raiva, afirma estudo

Uma série de estudos descobriu que depois de uma pessoa ser intencionalmente provocada a ter raiva, ela se acalmará mais rapidamente quando lhe for pedido que ore por alguém que precisa de ajuda ou apoio (um paciente com câncer, por exemplo).
Os pesquisadores também acreditam que o método é eficaz mesmo entre pessoas que não são muito religiosas ou que vão regularmente à igreja. Os estudos também mostraram que a religião a que a pessoa pertence não parece fazer diferença na habilidade de orar (ou rezar) para se acalmar. É preciso ressaltar que quase todos os participantes se identificaram como católicos, de acordo com o estudo publicado pelo periódico Personality and Social Psychology Bulletin.
“Pessoas normalmente recorrem a preces quando elas estão sentindo emoções negativas, inclusive a raiva”, afirma o co-autor do estudo, Brad Bushman, professor de comunicação e psicologia na Ohio State University. “Nós observamos que orar realmente pode ajudar as pessoas a lidar com sua raiva de uma maneira diferente. Provavelmente as preces ajudam a não levar as ofensas tão a sério.

Fonte: Ig

Comercial com sugestão clara a Jesus desrespeita e causa polêmica na Itália.


 VEJA O VIDEO COMPLETO AQUI !!!!! E DEPOIS POSTE UM COMENTÁRIO DIZENDO O QUE VOCÊ PENSA!

A Igreja Católica criticou um anúncio veiculado na televisão italiana no qual um homem seminu e semelhante a Cristo tenta repelir os avanços sexuais de uma mulher com sobrepeso.
O anúncio é para fones de ouvido sem fio de uma empresa de telefonia móvel. Porém, não foi bem vista a decisão de mostrar justamente na época da Páscoa um homem amarrado a uma cama em uma pose que lembra Jesus na cruz .
A empresa Nodis exibiu a chamada no canal de televisão Italia 1, propriedade da Mediaset, empresa do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. Imediatamente a Conferência dos Bispos Católicos da Itália se pronunciou. “É um conceito sórdido e incrivelmente ofensivo para aqueles que acreditam em Jesus Cristo”, disse um editorial do jornal católico Avvenire.

Indulgência plenária na Semana Santa. Como Recebê-la?

André Luiz Brandalise

O dom da indulgência manifesta a plenitude da misericórdia de Deus, que é expressa em primeiro lugar no sacramento da Penitência e da Reconciliação.
Durante a Semana Santa podemos ganhar para nós ou para os defuntos o dom da Indulgência plenária.
Indulgência é definida no Código de Direito Canónico (cf. cân. 992) e no Catecismo da Igreja Católica (n. 1471), assim:
A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela acção da Igreja que, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos.
O caminho da reconciliação com Deus, embora se trate de um dom da Sua misericórdia, segue um processo em que a Igreja envolve-se pela sua missão sacramental, e cabe ao homem o seu empenho pessoal.

Cartaz com bebê supostamente “gay” gera polêmica na Romênia.


Um cartaz gerou polemica na cidade de Timisoara, na Romênia, ele mostra um recém-nascido com uma etiqueta no pulso que diz “homossexual”.
O cartaz está identificado pela campanha “Eu sou! E você?”, e a  campanha  “Para apoiar a comunidade LGBT na Romênia”.
A câmara municipal e a polícia da cidade estão investigando o responsável pela publicação. Em declaração algumas pessoas não concordaram. “estão perto de escolas, o cartaz é imoral”, outro comentário foi que “estão zombando de Deus na semana de Páscoa”.

Rolos do Mar Morto serão visualizáveis na Internet para acesso de todos.

A Autoridade de Antiguidades de Israel anunciou que os milenares documentos de Qumran, perto do Mar Morto, serão digitalizados em altíssima resolução e disponibilizados ao público via Internet.
O trabalho já começou envolvendo 900 rolos divididos em mais de 30.000 fragmentos. A arqueóloga israelense Pnina Schorr, que preside os trabalhos, sublinhou em entrevista a “La Nación” de Buenos Aires que a parte mais importante dos misteriosos e polêmicos documentos é integrada por Sagradas Escrituras escritas há 2000 anos.
Portanto, deduz-se facilmente que são de uma época em que o judaísmo não tinha rompido a fidelidade ao chamado divino, ruptura operada com a Crucifixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Os documentos são da maior importância para a Igreja Católica depositária da Revelação Divina.
Mas podem ter efeitos explosivos no judaísmo se, como já fazem muitos outros documentos da Antiguidade, confirmam ser Nosso Senhor o verdadeiro Messias aguardado pelos Patriarcas e pelos Profetas.

“Participei da Primeira Jornada Mundial da Juventude”.Testemunho.


Elena Arreguy
Estava vendo as notícias no www.h2o.news esta semana, e um dos videos fazia uma retrospectiva sobre a Jornada Mundial da Juventude e o Papa João Paulo II. Muito emocionantes as imagens e a revolução que representou cada JMJ em cada país onde ela aconteceu. De repente me caiu a ficha de que eu participei da primeira Jornada Mundial da Juventude – que ainda não tinha esse nome – em 1985 em Roma! Meu Deus! Eu estava lá! E como um filme de final de feliz com partes de suspense e muitas experiências de fé, eu me lembrei de tudo e resolvi contar aqui no blog (www.elenarreguy.blogspot.com), com muita emoção e gratidão, como testemunho.
1985 foi o Ano Internacional da Juventude criado pelo Papa João Paulo II após seu primeiro grande encontro com os jovens em Roma no ano anterior, 84, no seu grande afã de ir ao encontro dos jovens para anunciar-lhes Jesus e desafia-los à santidade feliz.

Mística: “conhecimento de Deus afetivo e experimental”. Teólogo reflete sobre mística de São Paulo.


O teólogo suíço  Daniel Marguerat nos convida a entrar pela “pequena porta”, pela “porta dos fundos” do pensamento paulino: a sua mística.
Para o professor emérito de Novo Testamento da Universidade deLausanne, Suíça, e ex-pastor deIgrejas Evangélicas Reformadas da Suíça, a questão é refletir sobre de que vivia o homem Paulo em sua fé. Como ele alimentava, vivia e manifestava a sua fé pessoal?
Em primeiro lugar, afirmou, é preciso perceber como Paulo permaneceu fiel como judeu-cristão. Nas epístolas, vê-se que ele vivia uma espiritualidade mística assim como Jesus a viveu.

Madonna deixa cabala e busca catolicismo. Conversão ou curiosidade?


Depois de 15 anos de dedicação, Madonna pode estar a abandonar a Cabala, filosofia de origem judaica, para ingressar na Opus Dei, instituição da Igreja Católica, tornada conhecida pelo livro e pelo filme “Código Da Vinci” de Dan Brown.
Madonna, que foi criada no seio do catolicismo, esteve na passada sexta-feira reunida com padres da Opus Dei, em Londres.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Semana Santa: Como vivenciá-la de forma verdadeiramente cristã?


Estamos às portas da solenidade central do ano litúrgico, e que é central também em nossa fé: a celebração anual da Páscoa. Nós começamos neste Domingo de Ramos a maior de todas as semanas para os cristãos. Nela nós celebramos a paixão, morte e ressurreição do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, Homem e Deus. Desta semana tão especial decorrem todas as outras celebrações da vida da fé em nossa liturgia. Fazer Páscoa, viver bem este tempo de graça é imperativo para quem segue Jesus, fazendo da própria vida a grande celebração ao Deus que nos criou e, chegado o ápice de sua revelação, nos redimiu em Cristo, Senhor Nosso.

Igreja pede que se valorize contribuição cultural do mundo do circo

Por ocasião da segunda edição do Dia Mundial do Circo (JMCII), que foi comemorado no sábado, 16 de abril, o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes enviou uma mensagem que convida a reconhecer o valor sociocultural da experiência circense.
O evento é organizado pela 'Fédération Mondiale du Cirque', sob o patrocínio da princesa Stéphanie de Mônaco. O objetivo, recorda o dicastério vaticano, é "dar a conhecer a contribuição do circo como parte da cultura humana", bem como "agradecer a todos os envolvidos no mundo do espetáculo itinerante, como os artistas, os trabalhadores e a equipe de segurança".

"É possível ser verdadeiros chineses e ótimos católicos"

"É possível ser verdadeiros chineses e ótimos católicos", disse o porta-voz da Santa Sé, ao sintetizar as conclusões da reunião que se realizou no Vaticano sobre a difícil situação enfrentada pela Igreja Católica na China.
A nota do Pe. Lombardi comenta a mensagem aos católicos chineses, enviada no final da assembleia plenária - realizada de 11 a 13 de abril no Vaticano - da comissão instituída por Bento XVI em 2007 para estudar as questões mais importantes sobre a vida da Igreja Católica na China.
O porta-voz vaticano reconheceu que "não há dúvida de que os últimos meses têm sido particularmente difíceis para os católicos chineses. Uma ordenação episcopal gravemente ilegítima e a reunião da 'Assembleia Nacional de Representantes Católicos', querida pelo governo para impor sua guia à comunidade eclesial, provocaram a forte reação da Santa Sé em defesa da liberdade da Igreja para viver segundo sua natureza e missão, e causaram uma situação de tensão e desorientação na comunidade eclesial".

Bento XVI: seis anos de pontificado


Após celebrar 84 anos de vida no sábado, 16, o papa Bento XVI se prepara para comemorar nesta terça-feira, 19, seis anos como líder espiritual da Igreja Católica e chefe do Estado da Cidade do Vaticano. Tudo acontece poucos dias antes da beatificação de seu predecessor, o então papa João Paulo II.
Joseph Ratzinger entra no sexto ano de papado com uma agenda lotada e, ainda por cima, escreve a terceira parte de seu livro "Jesus de Narazé", dedicada à infância de Jesus e ao começo de sua pregação, com lançamento previsto para o Natal.

A eleição do Cardeal Ratzinger
O primeiro Conclave do terceiro milênio, na quarta votação, elegeu Joseph Ratzinger novo papa, no dia 18 de abril de 2005, depois da morte de João Paulo II.
Às 17h50 do dia 19 de abril de 2005 começou a sair a fumaça branca pela chaminé da Capela Sistina, o sinal de que os 115 cardeais reunidos haviam eleito o novo papa. Poucos minutos depois, Ratzinger se apresentou diante dos fiéis como um "humilde trabalhador das vinhas do Senhor" e disse que adotou o nome em homenagem ao papa Bento XV, "um valente profeta da paz"
.
fonte: CNBB

Amigo JPII: conheça a bela história de amizade entre Wanda e o Papa

fonte: Canção Nova

Wanda Poltawska com o marido Andrzej, grande filósofo polonês, em audiência privada com João Paulo II
João Paulo II tornou-se o grande amigo da humanidade ao longo de seus quase 27 anos de Pontificado. Também pudera: foram cerca de 100 viagens realizadas a mais de 140 países, percorrendo 1,7 milhão de quilômetros e sendo visto por quase 400 milhões de pessoas. Por trás desses números portentosos, a presença constante do diálogo de coração a coração.

Mas e quando alguém é amigo pessoal do Papa? São poucas as pessoas que podem fornecer um relato a partir desse ponto de vista. Wanda Póltawska é um dos nomes incluídos na lista. A polonesa fez parte do círculo íntimo de amigos de Karol Wojtyla (nome de batismo do primeiro papa eslavo da história da Igreja) desde a época em que ele era um jovem sacerdote.

Espetáculo da Paixão de Cristo em Camocim

fonte: Camocim é do povo

Nesta sexta-feira, a Companhia de Teatro Amador Faces Produções encenará A Paixão de Cristo em 5 atos, tendo como cenário a Praça da Antiga Estação Ferroviária, em frente à Prefeitura Municipal .
O espetáculo conta com a participação de cerca de 20 pessoas, entre atores principais, coadjuvantes e produção que irão encenar a morte e ressurreição de Jesus Cristo, interpretado por Jailson Fontenele. A produção apresenta ainda Terezinha Luíza como Maria e Kessy Paixão como Verônica, sob a direção de Bento Fernandes, com concepção cênica de Leo Mendes.
Além da encenação da Paixão de Cristo em 5 atos, a Secretaria Municipal de Cultura promoverá apresentação de flautas, do Coral Arte & Cultura, da Banda Lira de Camocim e uma mostra de filmes, com início a partir das 19h. “Venha prestigiar a nossa arte e nossa cultura através das diversas manifestações artísticas locais. Fomentar a cultura é um dos princípios de qualidade de educação e de vida”, convida Eglauber Lima, Coordenador de Arte e Cultura de Camocim.
 
por Ludovica Duarte

Conheça e assista a versão em animação japonesa (Anime) do filme Jesus.

Conheça e assista a versão em animação japonesa (Anime) do filme Jesus
Com o objetivo de atrair um público jovens que assiste séries japonesas como Pokemon, Dragon Ball e tantas outras a animação “Meu último Dia (My Last Day) é uma adaptação do conhecido filme “JESUS” criado pelo Projeto de Filme JESUS do ministério da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo para uma versão Anime (animação japonesa).
Diferente do projeto original a animação é um curta-metragem ou seja em 9 minutos busca contar a história da crucificação de Cristo através dos olhos do ladrão que estava pendurado ao lado dele. O objetivo da animação é mostrar ao público a oportunidade de testemunhar a transformação pessoal do criminoso diante da verdade de Jesus.