VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 9 de outubro de 2010

NOTICIAS DA RCC BRASIL

Conselho Nacional marca presença no ECCLA

Até domingo, lideranças carismáticas da América Latina estão reunidas, em Lima capital do Peru, no ECCLA, Encontro Carismático Católico Latino Americano. O Brasil tem importante papel durante o evento. Pregações e workshops estão sob responsabilidade dos brasileiros que vão partilhar suas experiências missionárias.
Este ano, a delegação da RCCBRASIL conta com diversos membros do Conselho Nacional. São eles: o presidente do Conselho, Marcos Volcan; a secretária-geral do Conselho, Maria Beatriz Vargas; a segunda secretária, Ierecê Gilberto; o coordenador estadual de São Paulo, Reinaldo Beserra dos Reis, o coordenador estadual da Bahia, Taciano Nascimento; o coordenador estadual de Santa Catarina, Pedro Manoel da Silva; o coordenador estadual do Pará, Ronaldo Lima; a coordenadora estadual do Mato Grosso do Sul, Elza Araújo e o coordenador nacional do Ministério Universidades Renovadas, Felippe Nery. 
Participam também do ECCLA  mais  alguns brasileiros: Daiane Trentin (RS), Fabrizio Catenassi (PR), Marcos Antônio dos Santos ( SP), Ronaldo Ferreira Lima (PA), Jairo Tadeu Pereira  (SC), Rogéria Fátima Larrubia (SP), Maguil V. Rodrigues (SP), Baltazar Caixeta Nunes (MG), Maria Cristina de Ávila (PA), Ivone Alves Milhomem (PA), Mário Lúcio da Silva Souza (PA) e Lucas Torres (SP).

Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral


Autor: CNBB  
 
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Presidência, congratula-se com o Povo Brasileiro pelo exercício da cidadania na realização do primeiro turno das eleições gerais, quando foram eleitos os representantes para o Poder Legislativo e definidos os Governadores de diversas unidades da Federação, bem como o nome daqueles que serão submetidos a novo escrutínio em 2º turno, para a Presidência da República e alguns governos estaduais e distrital.
A CNBB congratula-se também pelos frutos benéficos decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que está oferecendo um novo paradigma para o processo eleitoral, mesmo se ainda tantos obstáculos a essa Lei tenham de ser superados.

Não pare nos limites, detenha-se nas oportunidades

Imagem de Destaque

Aquele que cria oportunidades, está contigo
Quero voar… não posso!
Quero me bilocar… não posso!
Quero ficar invisível… não posso!
E você?
Bem-vindo aos limites humanos, ele é a incapacidade de agir, é a dificuldade de superar a si mesmo em questões do dia-a-dia. Romper esse processo significa acreditar em você e, acima de tudo, em um Deus que é ilimitado.

Quando olho para Jesus, fascino-me com seus limites. Limite que O fez chorar quando seu amigo Lázaro morreu. Limite que O fez quebrar aquelas bancas dos vendedores que estavam no templo provando o limite de ser gente. Limite de Jesus que se sentiu abandonado pelo Pai naquela tarde do calvário.
Quando olho para mim, também me vejo com limites. Limites no poder ou não poder, no agir ou não agir, nos propósitos e nas realizações. Mas vejo também que sou visitado nestas horas pelo Ilimitado.

Apoio de Dilma ao aborto é “boataria”, diz PT.


 por carmadelio

Sei que tem boataria sim, inclusive mentiras atingindo os dois lados.
Nem sempre é possível discernir o que é ou não é verdade, na dúvida o melhor é não propagar pelo respeito à verdade dos fatos, algo sagrado para nossa fé católica e para qualquer pessoa de caráter, mesmo que não seja cristão.
Em relação ao Aborto e as posiçoes do PT isso é fartamente documentado e inquestionável.É Verdade!
A opinião da  Candidata Dilma e suas VÁRIAS alternâncias sobre a questão do Aborto também são fartamente fundamentadas. Não se pode chamar de boato.É verdade!
Em relação as propostas do PNDH, estão escritas e publicadas, não é boato.É Verdade!
O Serra também tem posições ambíguas em relação ao aborto.Isso não é boataria.É Verdade!
Tem boato? Tem! tem mentira sobre a Dilma e sobre o Serra? Tem.
Fiquemos atentos para não permitir que boatos interfiram em nossa escolha livre e democrática, Porém não sejamos ingênuos, política partidaria mexe com todos e as paixões ficam à flor da pele.
Tem boato? sim, concordo … Mas também tem muita verdade!

Aborto: Questão de saúde pública?

Este horizonte de luzes e sombras deve tornar-nos, a todos, plenamente conscientes de que nos encontramos perante um combate gigantesco e dramático entre o mal e o bem, a morte e a vida, a « cultura da morte » e a « cultura da vida ». Encontramo-nos não só « diante », mas necessariamente « no meio » de tal conflito: todos estamos implicados e tomamos parte nele, com a responsabilidade iniludível de decidir incondicionalmente a favor da vida.( Evangelium vitae, n.28 – Papa João Paulo II)”
O dia do nascituro deste ano encontra nosso País em uma indefinição política e eleitoral causada por uma inesperada relevância da questão do aborto por toda a sociedade. A denúncia que os Bispos da Regional Sul1 da CNBB[1] fizeram sobre a “cultura da morte” (e que a grande mídia insiste em desconsiderá-la), trazendo à tona e à luz os objetivos internacionais de controle da população mundial, levantou em todos os cantos do país um clamor em defesa da vida humana. E o nascituro, o bebê ainda não nascido, foi defendido nas eleições do último dia três com a veemência de cada voto perdido pela candidatura oficial à presidência da República.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O sonho de Deus

por: RCC Brasil
 
“Então Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastam sobre a terra.’ Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. (...) Deus contemplou toda a sua obra e viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã: foi o sexto dia.” (Gn 1, 26-27.31)
O primeiro homem não só foi criado bom, mas também foi constituído em uma amizade com o seu Criador e em uma tal harmonia consigo mesmo e com toda a criação que o rodeava, que só serão superadas pela glória da nova criação em Cristo.
Interpretando de maneira autêntica o simbolismo da linguagem bíblica à luz do Novo Testamento e da Tradição, a Igreja ensina que os nossos primeiros pais Adão e Eva foram constituídos em um estado de “santidade e de justiça original”. Esta graça diante da santidade original era uma “participação da vida divina”.
Pela irradiação desta graça, todas as dimensões da vida do homem eram fortalecidas, o homem não deveria nem morrer, nem sofrer. A harmonia interior da pessoa humana, a harmonia entre o homem e a mulher e, finalmente, a harmonia entre o primeiro casal e toda a criação constituíam o estado denominado “justiça original”.
O “domínio” do mundo que Deus havia outorgado ao homem desde o início realizava-se antes de tudo no próprio homem como domínio de si mesmo. O homem estava intacto e ordenado em todo o seu ser, porque livre da tríplice concupiscência (cf. 1Jo 2, 16) que o submete aos prazeres dos sentidos, à cobiça dos bens terrestres e à autoafirmação contra os imperativos da razão.

Dilma entra com ação no TSE contra a TV Canção Nova

Dilma Rousseff entrou com ação no TSE contra a TV Canção Nova pedindo o direito de resposta de quinze minutosna programação matutina.  Tudo por causa da homilia do pe. José Augusto proclamada no último dia 05, na qual  o sacerdote alertava sobre os riscos do povo brasileiro votar num partido abortista.
Mesmo com o comunicado oficial da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova, explicando que a opinião do Padre não representava de forma oficial a da instituição não foi o suficiente para resolver a questão.
O que Dilma dirá nestes quinze minutos? Que é contra o aborto? Que mesmo no caso do Senado aprovar a descriminalização do aborto ela se porá contra? Que manterá o acordo entre o Brasil e o Vaticano?
Vamos esperar para ver.  Em tempo: A perseguição já começou. Ah! E o Chalita, será que aparecerá ao fundo compondo o Background do possível pronuncimento da candidata?
 
Veja o video Completo da  Homilia do Pe. José Augusto da Canção Nova.
Imperdível e bombástica. CLIQUE AQUI E CONFIRA

Salário: como utilizar bem dessa providência

 fonte: cancaonova.com
Você faz compras por necessidade ou por compulsão? 
O salário que recebemos é uma das fontes da ação da Divina Providência em nossa vida. O que quero dizer é que Deus nos dá a graça de um trabalho como garantia da sobrevivência familiar. Por isso, é necessário aprender a usar o dinheiro que ganhamos com o suor do nosso trabalho da melhor forma possível.
O orçamento familiar não é apenas “anotar despesas realizadas”: é algo que envolve planejar, eleger prioridades e controlar o fluxo de caixa. Além disso, é uma ferramenta que ajuda a entender nossos hábitos de consumo. É uma oportunidade para a família refletir sobre os projetos de vida e objetivos comuns, a fim de que todos caminhem numa única direção, possibilitando o crescimento da unidade familiar.
É também um instrumento para aprendermos a esperar e a escolher o melhor; não de forma individual, mas coletiva, levando-nos a pensar e a buscar o melhor para toda a família. Logo, controle financeiro não é algo que apenas as famílias de classe alta precisam fazer. Essa não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Entretanto, exige disciplina e muita disposição para fazer eventuais ajustes, além de caderno, lápis e calculadora.

A oração como escola da esperança

Orar não significa sair da história e retirar-se para o canto privado da própria felicidade

Primeiro e essencial lugar de aprendizagem da esperança é a oração. Quando já ninguém me escuta, Deus ainda me ouve. Quando já não posso falar com ninguém, nem invocar mais ninguém, a Deus sempre posso falar. Se não há mais ninguém que me possa ajudar - por tratar-se de uma necessidade ou de uma expectativa que supera a capacidade humana de esperar - Ele pode ajudar-me. Se me encontro confinado numa extrema solidão...o orante jamais está totalmente só.

Dos seus 13 anos de prisão, 9 dos quais em isolamento, o inesquecível Cardeal Nguyen Van Thuan deixou-nos um livrinho precioso: Orações de esperança. Durante 13 anos de prisão, numa situação de desespero aparentemente total, a escuta de Deus, o poder falar-Lhe, tornou-se para ele uma força crescente de esperança, que, depois da sua libertação, lhe permitiu ser para os homens em todo o mundo uma testemunha da esperança, daquela grande esperança que não declina, mesmo nas noites da solidão.

Acordo Brasil Vaticano ameaçado por causa da reação católica à legalização do aborto no Brasil.

Valor – 7 de outubro de 2010.
Reportagem de César Felício e Raymundo
O aborto está no centro da controvérsia, mas a lista de contenciosos é mais ampla e até o acordo entre o Brasil e o Vaticano, negociado durante a visita do papa Bento XVI em 2007, pode tensionar a relação entre o governo e a Igreja, apesar de já estar em vigor. O acordo, que leva as assinaturas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do papa, foi aprovado pelo Congresso em 2009, trata do estatuto jurídico da Igreja no Brasil e garante benefícios de natureza tributária, trabalhista e até subsídios públicos para a manutenção de monumentos históricos, entre uma série de temas.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PALAVRA DO COORDENADOR

ALIMENTE A TOCHA DO PRIMEIRO AMOR!
 
Por Cássio José
Membro da Rcc de Camocim
Coodenador do Grupo de Oração:  Renascer
Email: cassiouab@hotmail.com



Muitos dos que conhecem (ou conheceram) o Senhor e experimentam de seu poder e do seu amor, inicialmente, procuram geralmente mudar de vida: Há um desejo de conversão e santidade! É o fogo do primeiro amor. A vontade de fazer tudo na igreja e participar de todos os movimentos e pastorais, a renúncia ao pecado e denúncia do que é das trevas, o afastamento das práticas mundanas e desejo de evangelizar nas 24 horas, são geralmente os primeiros sintomas de um coração apaixonado pelo Senhor. Todo novo convertido passa por isso e algo a mais, de acordo com a experiência do amor pessoal que Deus vai demonstrando para cada um.

Imperdível o Vídeo : Lula e Dilma - A mascara caindo !



O ditado popular diz: o peixa morre pela boca.Olhando o blog do nosso  Coordenador  Cassio José, este Vídeo nos chamou atenção. O blog do Grupo Renascer traz esta reflexão para que você meu Caro Amigo Leitor avalie seus cadidatos para esse Segundo Turno, veja e reflita!!!O nosso Presidente  Lula mostra a verdadeira faceta de politico  de alianças que faz em seu governo.
Não sei se o serra é o melhor candidato, mas tenho certeza de que a Dilma não é..
Pense antes de votar...

CLIQUE AQUI E ASSISTA. IMPERDÍVEL 

EUA: Setenta e sete por cento dos evangélicos acreditam que o aborto deliberado é moralmente errado.

Peter J. Smith

A Associação Nacional de Evangélicos divulgou uma nova pesquisa de opinião pública mostrando o compromisso geral dos evangélicos para com a moralidade cristã tradicional e oposição ao aborto.

A pesquisa de opinião do Gallup, comissionada pela ANE, revelou que 76 por cento dos evangélicos creem que o sexo entre um homem e uma mulher solteiros é moralmente errado, 77 por cento creem que o aborto deliberado é moralmente errado e 79 por cento dizem que ter um bebê fora do casamento é também moralmente errado.

Evangélicos vão fazer campanha contra Dilma no Espírito Santo.

Agência Estado

O Fórum Político Evangélico do Espírito Santo e a Associação dos Pastores Evangélicos da Grande Vitória (APEGV) anunciaram que vão fazer campanha no Estado contra a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. A estimativa é que um terço da população capixaba seja evangélica, o que significa cerca de 1,2 milhão de pessoas.
Segundo o pastor Enock de Castro, presidente da APEGV, a posição foi tomada depois de uma consulta às diversas igrejas associadas às duas entidades. “Entre 80% e 90% dos evangélicos tendem a votar em José Serra (PSDB). O risco é grande de vermos alguns princípios religiosos serem afetados. Há uma posição da Dilma em defesa do aborto, da união civil entre pessoas do mesmo sexo e proibição de proferir religião em órgãos públicos, que são coisas que não podemos aceitar”, disse, ao justificar a posição.

Por que depois de tantos anos dando apoio ‘mais ou menos’ direto ao PT a Igreja no Brasil começou a assumir uma posição crítica ao Partido e a suas propostas? Qual a razão?


A reflexão do Padre é bem fundamentada na visão moral da Igreja e pode nos ajudar MUITO a entender nossa responsabilidade pessoal e eclesial diante da eleição presidencial dia 31.

Leia devagar para entender a linha de raciocínio do sacerdote. Excelente! Depois vamos divulgar como artigo de reflexão para nossos amigos e irmãos.
***
Carta enviada por um sacerdote a alguns amigos petistas, algumas semanas antes do início do processo eleitoral brasileiro.Com a devida autorização, tomei a liberdade de a reproduzir.
Reveste-se ainda de extrema oportunidade, tanto pela importância dos pontos levantados quanto pela forma sistemática através da qual eles são abordados.( Blogueiro Jorge Ferraz)

Padre Hiereus

I. Problema moral em geral.

Católicos alemães pedem Natal sem Noel.

Um grupo católico na Alemanha faz campanha por “zonas livres de Papai Noel” neste Natal. Segundo a organização Bonifatiuswerk.
A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo, 07-10-2010.
Noel é “uma invenção da indústria da publicidade destinada a encorajar o comércio” e “um representante da sociedade de consumo”. Eles defendem sua substituição por São Nicolau, que representaria melhor o espírito natalino. “Diferentemente de Noel, Nicolauquer dar riquezas interiores às crianças”, disse a apresentadora de TV Nina Ruege, uma das celebridades que apoiam a campanha.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Homilia do Pe. José Augusto da Canção Nova.Imperdível e bombástica.

No início de setembro circulou na internet o vídeo do pastor Pirangine Jr. alertando os cristão sobres os riscos de se votar no Partido dos Trabalhadores. O posicionamento do reverendo já possui quase três milhões de visualizações. Hoje só é possível acessar ao vídeo fazendo login no site do Youtube, burocratização muito provavelmente adquirida por aqueles a quem o vídeo se refere.
Depois do pastor quem levanta a voz neste segundo turno é o padre José Augusto da TV Canção Nova. O posicionamento do sacerdote foi gravado na homilia da missa desta terça-feira,05 e já se tornou um sucesso de audiência na internet, mais uma preocupação para os estrategistas da campanha de Dilma que depois de lhe darem um visual novo lhe outorgam uma conversão de impressionar qualquer pessoa, mesmo os mais incrédulos.

Veja o video Completo da  Homilia do Pe. José Augusto da Canção Nova.
Imperdível e bombástica. CLIQUE AQUI E CONFIRA

Gabriel Chalita critica Igreja Católica


O deputado era apresentador da TV CançãoNova
O deputado federal Gabriel Chalita do PSB, o segundo mais votado no estado de São Paulo cumpre agenda de papagaio de pirata como o mais forte aliado da candidata Dilma na  tentativa de promover junto ao povo cristão, sobretudo católico,  a eleição da petista neste segundo turno.
“A Dilma é a favor da vida”, “O presidente Lula é a favor da vida”, “acontece com Dilma o mesmo que aconteceu com Lula em 2006 quando disseram que ele mudaria as cores da bandeira e fecharia igrejas”, são algumas das frases elaboradas pelos marqueteiros nos último programas eleitorais  da candidatura de Dilma e agora na voz  mansa de Gabriel Chalita.
A postura do deputado tem escandalizado os católicos que não compartilham com a ideologia do PT. À Folha de São Paulo, Chalita fez uma severa crítica à atuação da  Igreja Católica  na entrevista concedida ontem,05. ” (A Igreja) Contribui, mas quando não usa a instituição para influenciar o voto”disse, e ainda apelou para o argumento da laicidade do estado, muito utilizado pelos neo-ateus: “Mas o Estado é laico e acho que ele tem que ser laico”, conluiu.
O candidato Chalita parece ter esquecido que este estado laico, o mesmo que o elegeu é  formados majoritariamente por católicos que admiravam sua conduta, principlamente os ligados à Renovação Carismática Católica e fieis telespectadores do Sistema Canção Nova. Inclusive, muitos católicos afirmam não querer ver mais Gabriel Chalita em programas da TV Canção Nova, pois seria como um contra testemunho.
E que ninguém se engane com o jeito terno do apologista de Dilma. O cândido letrado processou uma entidade pró-vida ligada à CNBB antes do primeiro turno das eleições como noticiamos no blog. Como é adepto à leitura deve ter devorado a cartilha do PT que entre outras coisas prescreve cerceamento da liberdade de expressão. Está se mostrando um aluno exemplar.
O que teria cegado Chalita? Uma possibilidade de assumir a pasta do Ministérios da Educação? O poder?  A bajulação? A estas perguntas uma resposta retirada do Evangelho que também é uma indagação: De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e vir a perder a própria vida?

PT, Um partido socialista e laico. Nós? Somos Cristãos!

Pedro Ravazzano

1 – O PT tem um claro projeto revolucionário , com a participação no Foro de São Paulo e reconhece a importância da promulgação da permissividade imoral como forma de instaurar a desconstrução da ordem cultural.
2 – Em 1989, por exemplo, a Prefeita petista Luiza Erudina, então no PT, na cidade de São Paulo, instalou no município o primeiro “serviço” de aborto financiado com dinheiro público do país.
3- Em 2002, dos oito projetos de lei que tramitavam no Congresso que objetivavam ou a legalização do aborto ou o favorecimento de sua prática, seis eram de autoria de petistas.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Espírito Santo quer organizar o nosso interior e também o nosso exterior

Estamos juntos em mais um grupo de oração on-line, hoje nós vamos conversar – dentro da série "família e casamento" – a respeito de organização, melhor: como lidar com a desorganização do outro.

Primeira coisa: é você conhecer os temperamentos, existem temperamentos que têm necessidade de organização, faz parte do temperamento dessas pessoas ter essa tendência de querer as coisas em uma sequência, organizadas. Existem outras pessoas com temperamentos que não são tão organizados e que não têm tanta necessidade de organização. É por isso que Deus coloca um organizado e um desorganizado para um ajudar o outro a se equilibrar. Aquele que tem necessidade de organização precisa compreender o outro que não é tão organizado, ajudando-o, não o condenando e não virando um chato na vida dessa pessoa; mas sim, aos poucos, ir o ajudando com o seu próprio jeito de ser.

PT estuda tirar aborto de programa para estancar queda de Dilma entre religiosos. Alguém acredita?



Acuado pela perda de votos de evangélicos na reta final do primeiro turno, o PT ensaia deixar de lado a defesa programática da descriminalização do aborto e já planeja retirar a proposta do programa do partido, aprovado em congresso.
A notícia é do jornal Folha de S. Paulo, 05-10-2010.
A medida deve ser discutida em reunião da Executiva do PT, como forma de responder aos rumores contra a candidata à Presidência, Dilma Rousseff, apontados como o principal motivo para o crescimento de Marina Silva (PV), contrária à legalização do aborto, e a consequente ida da disputa presidencial ao segundo turno.
O primeiro contra-ataque partiu do secretário de Comunicação do PT, André Vargas. “O Brasil verdadeiramente cristão não votará em quem introduziu a pílula do dia seguinte, que na prática estimula milhões de abortos: Serra“, disse em seu Twitter.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O que Jesus sabe sobre o meu dinheiro?

Jesus não somente usou o dinheiro, mas nos ensinou a usá-lo

Imagem de Destaque
Nós que nos declaramos cristãos, o fazemos porque decidimos seguir a proposta de Cristo. Mais do que isso: entre tantos caminhos que nos são oferecidos, escolhemos trilhar por aquele que é "O caminho" (cf. Jo 14,6), ou seja, o próprio Jesus. E esse é um caminho de verdade e de vida, pois nos são dados ensinamentos verdadeiros e que nos proporcionam vida em abundância.

Download gratuito do livro “Catecismo Contra o Aborto”. Divulgue!!



No formato perguntas e respostas, o Padre David Francisquini aborda o tema para solidificar nos cristãos o quanto é abominável a prática do aborto.
Faça aqui o download gratuito do livro.
Se preferir a edição impressa, clique aqui ou acesse www.nascereumdireito.org.br.

”Sempre fui um simples professor”. A nova biografia de Ratzinger.

fonte: ABC

Não fuma, não bebe e precisa dormir muitas horas à noite. É rotineiro, tímido e, antes de chegar a ser o líder da Igreja Católica, viajava em classe econômica. Nunca teve entre suas metas cargos de poder, e sua maior aspiração era poder escrever algum dia uma grande obra teológica. Seu pai era policial rural, e sua mãe sempre gostou de cozinhar. Entre suas sobremesas preferidas, o Papa sempre lembra a torta de maçã ou o Kaisserschmarrn, um doce típico austríaco.
Apesar de ser muito diferente de João Paulo II, entenderam-se muito bem desde o começo e logo passou a ser seu amigo de confiança, seu suporte e, anos depois, seu sucessor. Mas podemos saber quem, na realidade, é Joseph Ratzinger?
Essa incógnita, compartilhada por milhares de fiéis em todo o mundo, converteu-se em um grande desafio para Pablo Blanco Sarto, um jovem sacerdote que dá aulas de teologia naUniversidade de Navarra.
Em seu último livro, “Benedicto XVI. El Papa alemán” (Editora Planeta), que será publicado no próximo dia 6 de outubro, a poucas semanas da peregrinação do Santo Padre paraSantiago de Compostela e de sua visita aBarcelona para consagrar o templo daSagrada Família, Blanco propõe, por meio de uma leitura amena e dinâmica, abordar “a partir da sintonia e da simpatia” o pensamento e também a história pessoal do Santo Padre.

domingo, 3 de outubro de 2010

O Espírito move a Igreja a rezar




por Frei Raniero Cantalamessa, OFM

Os textos conciliares do Vaticano II falam com insistência da importância da oração, especialmente da oração litúrgica, na vida dos presbíteros e dos Bispos. Mas gosto de lembrar sobretudo o texto de Atos 6,4, no qual Pedro, na primeira repartição dos ministérios feita na Igreja, reserva a si e aos outros apóstolos a oração e o anúncio da Palavra: Nós, ao contrário, nos dedicaremos à oração e ao ministério da Palavra. Pedro, ou melhor, o Espírito Santo por sua boca, naquela ocasião afirmou um princípio fundamental para a Igreja: que um pastor pode delegar quase tudo a outros na sua vida, mas não pode delegar a oração!

Esta passagem dos Atos, relativa à instituição dos diáconos, lembra sob muitos aspectos o texto do Êxodo em que se fala da instituição de juízes. Pedro repete na Igreja o que Moisés havia feito no povo de Israel (cf. Ex 18,13-24).
Aceitando o conselho de Jetro, Moisés escolhe para si, entre todas as funções possíveis, aquela de "estar diante de Deus em nome do povo e apresentar as questões a Deus". Isto não impede que Moisés exerça uma atividade legislativa e que continue a ser o verdadeiro guia do povo; apenas estabelece uma prioridade.

A propósito de "apresentar as questões a Deus", ouvi esta história do Papa João XXIII. Ele mesmo contava que, nos primeiros dias de pontificado, acordava bruscamente de noite com muitos problemas na cabeça, um mais angustiante do que o outro, e dizia a si mesmo: "É absolutamente necessário que eu diga isto ao Papa!" Mas depois, de repente, lembrava-se de que o Papa agora era ele mesmo, e então dizia: "Bem, então falarei disto com Deus!", e voltava a dormir.

A decisão tomada por Moisés provinha de uma experiência recente do povo eleito. Este havia superado há pouco uma ameaça de destruição proveniente dos amalecitas. Num momento de vida ou morte para todo o povo e em que cada qual se empenhava ao máximo para rechaçar o ataque de Amalec, onde estava Moisés, seu chefe? No monte, com os braços levantados em oração! Os outros lutavam com Amalec e ele lutava com Deus. Mas foi ele quem decidiu a vitória do povo (cf. Ex 17,8-16). Amalec - explica Orígenes - é aqui o símbolo das forças hostis que se opõem ao caminho do povo de Deus: Amalec é o demônio, é o mundo, o pecado. Quando este povo - e especialmente os seus pastores - reza, é mais forte e rechaça Amalec; quando não reza (quando Moisés, cansado, deixa cair os braços), Amalec é mais forte.

“Ex-guerrelheira pode vencer eleições no Brasil”, diz CNN



A imprensa internacional acompanha atenta as eleições do Brasil. “A ex-guerrelheira marxista Dilma Roussef pode se tornar a primeira presidente mulher no Brasil”, inicia a matéria sobre o assunto na CNN.
A campanha de Dilma escondeu bem o passado obscuro  da candidata na corrida eleitoral.  É  de causar vergonha pois no exterior o passado de Rousseff é bem conhecido.
Vale lembrar que José Dirceu ao passar o cargo de chefe da Casa Civil para Dilma a chamou de “companheira de armas”.
Leia mais sobre o passado de Dilma clicando aqui.
Leia a matéria da CNN clicando aqui.

Tatuagem e Fé.Existe alguma incompatibilidade?


por carmadelio
De onde veio a palavra tatuagem?
A palavra tatuagem tem origem da palavra tattoo utilizada por primeira vez por James Cook, explorador inglês do pacifico e “descobridor” da Austrália, que escreveu em seu diário a palavra tattow, em referência ao som feito durante a execução da mesma pelos nativos entre sí.
Qual a origem da tatuagem?
Tatuagem surgiu originalmente como expressão de uma religião e tem sua força motriz na crença. E isso se deu especialmente entre Aos povos egípcios, nas tribos indígenas, grupos sociais originários africanos e asiáticos, como expressão de sua fé e vivência religiosa-social, por cujo grafismo corporal,simbolismo, procuravam guardar e perpetuar suas tradições nos cultos, festas, trabalhos e batalhas.
Pode-se entender a tatuagem como arte?
Tatuar-se hoje é moda, mas o fato de ser moda não a perfila como obra de arte ou efetiva expressão da mesma, pois não convém confundir a obra de arte com qualquer modismo que se utilize de técnica artística.
A arte tem a vocação de revelar um aspecto do ser e de causar comumente no expectador que a contemple, a felicidade pela descoberta da revelação da verdade do ser sob o prisma do belo.
Não é difícil encontrar corpos tatuados que causam o contrário… Inclusive mal estar em quem os vê… uma sensação de desordem por não sabermos o que significa e de não saber onde começa e onde termina tal mensagem. Outras, no entanto,que exprimem certa beleza.
Portanto, não é qualquer técnica ou expressão artística que define a arte enquanto expressão do belo.

Papa Bento XVI é a sexta pessoa mais influente do planeta,segundo revista Inglesa.

Fonte: Canção Nova

A revista britânica New Statesman elaborou uma lista das 50 personalidades mais influentes do planeta colocando o PapaBento XVI na sexta posição.
Para os editores da publicação progressista e “de esquerda”, o Papa teve um salto tremendo, pois subiu 20 posições no ranking em relação ao ano anterior, que o situava no 26º lugar.
De acordo com analistas, essa classificação é significativa por acontecer após a conclusão da exitosa visita do Santo Padre ao Reino Unido e em um ano no qual sua figura apareceu persistentemente nos meios jornalísticos em um contexto especialmente negativo.