VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 28 de agosto de 2010

Deus e a Kriptonita

FONTE: REVOLUÇÃO JESUS

Tem gente que confunde Deus com o super-homem! Zoeira? Nem um pouco. Tem um terremoto e já se perguntam: “onde estava Deus que não impediu?
Acontece alguma morte e “foi vontade de Deus…” como se Ele estivesse comendo um mac lanche na esquina e “resolvesse” não agir e deixar o sujeito bater as botas.
Pense bem. Você se relaciona com Deus ou com o super-homem?
Hommer Simpson em um dos episódios do seu seriado, num momento de desespero olha para o céu estrelado e diz: “Eu sei que eu nunca fui um sujeito muito religioso, mas caso você exista, ME AJUDE SUPERMAN!”.

CULTURA DO FICA: PROSTITUIÇÃO SOCIALIZADA!

texto: Cássio José -  Coordenador do Grupo Renascer Camocim
Acesse seu Blog: http://somosestrangeirosaquinaterra.blogspot.com/

É comum e tornou-se natural, sobretudo entre a juventude, a atitude do “ficar”. Quando se vai a uma festa, nos intervalos da escola, nos passeios e andanças dos jovens por aí e até mesmo pelo msn, orkut, dentre muitas outras várias maneiras e sites de relacionamentos: marca-se o local, esquematizado e já bem pensado. Geralmente, algum amigo ou amiga foi o cupido do fica. Quantos jovens até gazearam para ficarem com alguém? E quantos católicos nos variados movimentos e pastorais da Igreja já ficaram com várias pessoas da própria Igreja? É! Até o templo (= a Igreja), que é moradia de Deus, no pensamento de muitos jovens é o local de encontro para que se marque com quem se quer “ficar”.

Dilma confirma presença em debate promovido pela CNBB.



O Estado de S. Paulo.

Na esteira da aproximação que busca com a Igreja Católica, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, confirmou na quarta-feira sua presença no debate que será promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A coordenação de campanha de Dilma já havia confirmado a participação em outros três debates até o dia 3 de outubro: na Rede TV!, na Globo e na Record.
A canditada do PT não confirmou se participará, no próximo dia 8, do debate promovido pelo Estadão em parceria com a TV Gazeta.
A petista divulgou na semana passada uma carta-compromisso com as igrejas cristãs, intitulada “Carta aberta ao povo de Deus” e a cartilha “13 motivos para o Cristão votar em Dilma Rousseff”, em que a petista é apontada como a candidata que “tem feito a opção de governar olhando pelos pobres e menos favorecidos, a mesma do evangelho do Senhor Jesus Cristo”.
O compromisso maior da candidata do PT com evangélicos e católicos é não fazer defesa explícita do aborto ou da união civil de homossexuais.
Animado com a ampliação da vantagem de Dilma sobre o tucano José Serra, o comando petista quer aumentar a exposição dela, equilibrando as agendas pelo País, mas dando prioridade ao Sudeste – especialmente São Paulo e Minas Gerais – e o Nordeste.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Testemunho do Fundador da Comunidade Filhos de João Batista, Moisés Silva, no programa PHN.

II CONGRESSO PAROQUIAL DA RCC CAMOCIM
ELE ESTARÁ NOS DIAS 28 E 29 DE AGOSTO NO II CONGRESSO PAROQUIAL DA RCC DE CAMOCIM, LOCAL QUADRA DO  INSTITUTO SÃO JOSÉ
VENHA PARTICIPAR CONOSCO E SENTIR O PODER DE DEUS NA SUA VIDA.
CAMOCIM VAI SE RENDER AO SENHOR JESUS !!!!

VEJA A ÚLTIMA PARTE  DE SEU TESTEMUNHO NO PROGRAMA  PHN DA TV CANÇÃO NOVA, CLICANDO AQUI !!!!I !!!
 



VEJA O TESTEMUNHO PARTE POR PARTE:
PARTE 01 
PARTE 02 
PARTE 03

Mulheres aliadas de Dilma querem rever lei do aborto.


Malu Delgado – O Estado de S.Paulo

Ao mesmo tempo em que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, esquiva-se de fazer compromissos sobre o tema aborto a fim de se aproximar das igrejas e cristãos, as mulheres do PT e a comissão suprapartidária encarregada de debater o programa de governo da petista pregam mais abertamente o debate da legislação vigente e mudanças comportamentais.
Para as mulheres – do PT e de partidos da coligação – envolvidas nas discussões do programa de governo, Dilma, se eleita presidente, deve “estimular a revisão da legislação que restringe a autonomia da mulher sobre seu próprio corpo, gerando problemas de saúde pública”.
A afirmação é feita em documento divulgado pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, elaborado após realização da plenária nacional nos dias 11 e 12 de junho. Foi divulgado na última edição do jornal Movimentos, do PT, dias depois de Dilma ter lançado sua Carta aberta ao povo de Deus, em que joga ao Congresso a responsabilidade de “encontrar o ponto de equilíbrio” em relação a temas como aborto e a união civil de homossexuais.
A publicação é apresentada como os “13 pontos” do Programa de Governo Dilma Presidenta, que, segundo a secretaria do PT, resumem “eixos prioritários” na visão de “comissão de mulheres” que atuaram nesse debate.
O documento defende, ainda, a tese de que seja garantido o “abortamento em condições seguras, no âmbito do SUS, nos casos previstos em lei, ampliando a rede de serviços de atenção à violência sexual e do abortamento legal”.

Drama dos mineiros soterrados no Chile: O tubo da esperança e a oração.



Quarta-feira, dia 25-08-2010, este conduto, de oito centímetros de largura, permite que se passem as primeiras mensagens e o alimento para os 33 mineiros bloqueados no fundo de uma mina chilena. A sua saída está longe de ser iminente. Estima-se que será somente em torno do Natal.
Fonte e Foto: IIvan Alvarado/Reuters
***
Após a euforia de serem descobertos, os 33 homens presos a 700 metros de profundidade numa mina do Chile se preparam agora para meses de espera. A rotina dos mineiros deve ser organizada a fim de controlar os ânimos das vítimas, bem como o peso para ajudar no resgate. Três líderes foram escolhidos entre os soterrados, e um deles cuidará — especialmente — do lado espiritual de seus colegas.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Parte 3: Testemunho do Fundador da Comunidade Filhos de João Batista, Moisés Silva, no programa PHN.

ESPECIAL: II CONGRESSO PAROQUIAL DA RCC CAMOCIM
ELE ESTARÁ NOS DIAS 28 E 29 DE AGOSTO NO II CONGRESSO PAROQUIAL DA RCC DE CAMOCIM, LOCAL QUADRA DO  INSTITUTO SÃO JOSÉ
VENHA PARTICIPAR CONOSCO E SENTIR O PODER DE DEUS NA SUA VIDA.
CAMOCIM VAI SE RENDER AO SENHOR JESUS !!!!

VEJA A TERCEIRA  PARTE DE SEU TESTEMUNHO NO PROGRAMA  PHN DA TV CANÇÃO NOVA, CLICANDO AQUI !!!!I !!!

 VEJA O TESTEMUNHO PARTE POR PARTE
PARTE 01 
PARTE 02 




AMANHÃ TEREMOS A ÚLTIMA PARTE DO TESTEMUNHO DE MOISES ROCHA.....AGUARDE!!!!!

Hoje, 26 de Agosto, celebra-se o centenário de nascimento da Madre Teresa.



No dia 26 de agosto de 1910, nascia em Skopje (Albânia, hoje Macedônia) Gonxha Agnes, conhecida pela eternidade como madre Teresa de Calcutá. No centenário de seu nascimento, os atos celebrativos estão prontos em todo o mundo. As congregações religiosas fundadas pela beata, assim como as Igrejas particulares do mundo celebram esse aniversário com missas, vigílias de oração, novenas e simpósios com o tema comum “Deus nos criou para coisas maiores: amar e ser amados”.
Nascida de pais albaneses originários de Kosovo, a beata será homenageada em 26 de agosto em Skopje, na República ex-iugoslava da Macedônia, com uma sessão no parlamento macedônio, seguida da apresentação do Prêmio Nacional Madre Teresa.

Dilma e os patos. Ou: petista faz chacota de católicos

Por Reinaldo Azevedo - Fonte Veja


Ainda nesta terça, porta-vozes do PT disfarçados de jornalistas escreverão coisas mais ou menos assim: “Este veículo (escolham qual) apurou que a candidata Dilma Rousseff não quer salto alto na campanha e que ela considera que ainda não venceu a disputa…” Nota: antigamente, sempre que se recorria à fórmula “este veículo apurou”, o propósito era informar alguma coisa que contestava a fala oficial da personagem da notícia. Com a chegada do PT ao poder, os áulicos conseguiram criar o estilo do “repórter farejador a favor”, que “apura” justamente o que a personagem quer que ele noticie. Franklin Martins, João Santana e José Eduardo Dutra lhes contam os “segredos” do partido, e eles não economizam: “Este veículo apurou…” Vocês sabem como “farejar” é um hábito antigo dos mamíferos, especialmente os que têm os pés no chão — os quatro, quero dizer…

Campeonato “Nacional” de futebol do…Vaticano.

fonte: portal Terra


O Vaticano é, para a grande maioria da população mundial, apenas o local no qual reside o Papa. O centro do catolicismo no mundo. Uma região em que só vivem padres, religiosos. Mas não é bem assim. E, acredite se quiser, até futebol é jogado lá. E há uma seleção.
Mesmo com população estimada de menos de mil habitantes, há no Vaticano quem esteja disposto a jogar futebol. O menor Estado do mundo, com 0,44 km², consegue, inclusive, manter um campeonato “nacional”.
O torneio conta com 10 equipes: L’Osservatore Romano, Tipografia, Guarda Suíça, Museus do Vaticano, Serviços Técnicos, Serviços Econômicos, Gendarmeria, IOR (Banco do Vaticano), Biblioteca e Rádio Vaticano. Como pode-se perceber pelos nomes dos times, são funcionários de cada repartição que defendem suas equipes. O campeonato existe desde 1973.

O presidente da República do Brasil precisa acreditar em Deus?




Roldão Arruda- Estado de São Paulo


Os candidatos Marina Silva (PV), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e José Serra (PSDB), protagonizaram uma boa aula de cidadania e espírito republicano na segunda-feira, durante o encontro promovido e transmitido ao vivo pelas emissoras católicas Canção Nova e Rede Aparecida. Em diversos momentos eles mostraram que às vezes é preferível perder votos a abdicar de princípios para agradar a plateia.
O encontro se destinou sobretudo a verificar se o pensamento dos candidatos estatava calibrado ou não com o pensamento dos organizadores do evento. Isso ficou perceptível a partir da forma como eram feitas as perguntas, quase sempre precedidas de considerações destinadas a deixar claro o ponto de vista da Igreja Católica sobre o assunto.
No pontapé inicial, o apresentador, um padre, perguntou aos três se o presidente da República do Brasil precisa acreditar em Deus. Quem se saiu melhor foi Marina Silva, que já foi católica e hoje faz parte do grupo evangélico Assembleia de Deus. Disse, de maneira ousada para o local, que a crença pode representar um ponto a mais para o futuro presidente, mas não é imprescindível, porque ateus também podem ser bons governantes.

Madre Teresa: Uma santa moderna que nos impulsiona ao dom de sí.


Por ocasião do 100º aniversário de nascimento da Madre Teresa de Calcutá, no dia 26 de agosto de 2010, David Van Biema – ex-editor de religião da revista Time e autor e editor do livro “TIME Mother Teresa: The Life and Works of a Modern Saint” [Madre Teresa: A vida e a obra de uma santa moderna] – discute nesta entrevista a vida e o legado de um dos seres humanos mais icônicos do século XX.
A reportagem é de Bill McGarvey, publicada no sítio Busted Halo, revista eletrônica dos padres paulinos dos EUA, 24-08-2010. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Eis a entrevista.
Como João Paulo II, a Madre Teresa é uma figura titânica desta idade midiática. Você pode falar um pouco sobre o seu apelo?
Bem, eu acho que ele é multifacetado. Há certas pessoas que, ao chegar ao centro das atenções, se as pessoas compreendem totalmente o que estão fazendo, amam-nas. E ela é uma delas. Também acho que ela tem um apelo especificamente para a minha geração. Sou um baby boomer [nascido no período pós-Segunda Guerra Mundial]. Ela começou seu ministério e sua ordem em 1948, o que correspondia aproximadamente à Guerra Fria, e morreu não muito depois do fim desta. Lembro-me dos exercícios em que você tinha que ficar debaixo da mesa. Nós não tínhamos dinheiro para ter um abrigo antibombas, de modo que tínhamos um pequeno armário roxo no porão, cheio de cereais secos – no caso de um ataque atômico.
Eu tinha essa noção muito forte, assim como muitas pessoas, de que havia pessoas que poderiam fazer um mal imenso pressionando um botão, sem realmente ver os efeitos de suas ações. Naquela época, o bem também era feito de uma forma semelhante, porque era uma época de um grande governo. Tinha-se a sensação de que havia burocratas de bom coração na cúpula desses programas sociais e, quando eles apertavam um botão, algo bom iria acontecer. Mas isso realmente não parecia mais familiar do que a Guerra Fria.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Parte 2: Testemunho do Fundador da Comunidade Filhos de João Batista, Moisés Silva, no programa PHN.

ESPECIAL: II CONGRESSO PAROQUIAL DA RCC CAMOCIM

ELE ESTARÁ NOS DIAS 28 E 29 DE AGOSTO NO II CONGRESSO PAROQUIAL DA RCC DE CAMOCIM, LOCAL QUADRA DOINSTITUTO SÃO JOSÉ
VENHA PARTICIPAR CONOSCO E SENTIR O PODER DE DEUS NA SUA VIDA.
CAMOCIM VAI SE RENDER AO SENHOR JESUS !!!!

VEJA A PRIMEIRA PARTE DE SEU TESTEMUNHO NO PROGRAMA  PHN DA TV CANÇÃO NOVA, CLICANDO AQUI !!!

Bispos brasileiros comentam debate entre presidenciáveis promovidos por canais católicos



.- Diversos bispos da Igreja Católica, religiosos, representantes de organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e leigos assistiram ao debate promovido pela REDE APARECIDA e TV Canção Nova, entre os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), no qual responderam aos temas propostos pela comunidade cristã. A candidata Dilma Rousseff (PT) não participou do encontro e justificou a ausência, em nota aos organizadores, por questões de agenda.

Segundo livro do Papa sobre Jesus chegará às livrarias em março de 2011.

 fonte: rádio vaticano



Young Catholics Attend Youth Rally With Pope Benedict XVI
O próximo livro de Bento XVI sobre a vida de Jesus chegará às livrarias, em vários idiomas, no primeiro domingo da Quaresma, 13 de março. Foi o que afirmou ontem à Rádio Vaticano Giuseppe Costa, diretor da Libreria Editrice Vaticana.
Este esperado segundo volume, que se centra na paixão e morte de Jesus, encontra-se atualmente em processo de tradução para os diferentes idiomas. Será entregue aos editores no dia 15 de janeiro, para preparar as respectivas edições nacionais.
Segundo Costa, no momento, chegou-se a um acordo com 18 editoras, ainda que não se descartam mais pedidos nos próximos meses.
O Papa – segundo confirmou o porta-voz vaticano, Federico Lombardi – trabalha atualmente no terceiro volume sobre a vida de Jesus, dedicado à infância de Cristo.
Giuseppe Costa, responsável editorial dos textos vaticanos, encontrava-se estes dias em Rimini (Itália), para a apresentação do primeiro volume da Opera Omnia (obra completa) de Joseph Ratzinger.

Campeonato “Nacional” de futebol do…Vaticano.

 fonte: Terra


O Papa Bento XVI recebe uma camisa de futebol com seu nome em letras douradas durante audiência semanal  na Cidade do Vaticano Foto: Getty Images 
O Papa Bento XVI recebe uma camisa de futebol com seu nome em letras douradas durante audiência semanal na Cidade do Vaticano Foto: Getty Imagens
O Vaticano é, para a grande maioria da população mundial, apenas o local no qual reside o Papa. O centro do catolicismo no mundo. Uma região em que só vivem padres, religiosos. Mas não é bem assim. E, acredite se quiser, até futebol é jogado lá. E há uma seleção.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

ESPECIAL: II CONGRESSO PAROQUIAL DA RCC CAMOCIM

Testemunho do Fundador da Comunidade Filhos de João Batista, Moisés Silva, no programa PHN. (PARTE I)
 
Moisés Rocha é casado há 7 anos, pai de gêmeas de 4 anos, é natural e residente em  Sete Lagoas -MG, há 60km de Belo Horizonte,pregador há 14 anos, fundador e coordenador de 2 G.Oração, coordenador diocesano da pregação, coordenador diocesano de casais, membro do conselho diocesano e  auxiliou a equipe de formação de pregadores do Estado de Minas Gerais. 
Moisés Rocha tem  pregado por todo Brasil, eventos para jovens, casais, avivamentos, congressos da RCC e outros. Tivemos a agenda 2009 toda completa, também com muitos congressos de RCC  estaduais, diocesanos e grandes eventos. Em 2009, fomos em 46 cidades e em 2010, já fechamos a agenda com 53 cidades. Já ministrou com renomados cantores e pregadores  pelo Brasil.

ELE ESTARÁ NOS DIAS 28 E 29 DE AGOSTO NO II CONGRESSO PAROQUIAL DA RCC DE CAMOCIM, VENHA PARTICIPAR CONOSCO E SENTIR O PODER DE DEUS NA SUA VIDA.
CAMOCIM VAI SE RENDER AO SENHOR JESUS !!!!

VEJA A PRIMEIRA PARTE DE SEU TESTEMUNHO NO PROGRAMA  PHN DA TV CANÇÃO NOVA, CLICANDO AQUI

Beber e matar “com moderação”.



Aloísio de Toledo César – O Estado de S.Paulo
 
Era melhor que a hipocrisia fosse tão somente um tema para boleros. Infelizmente, ela nos volteia enganosamente o tempo todo, assumindo expressões revoltantes, com reflexos sempre reprováveis nas pessoas, sobretudo as mais jovens.
Tome-se, por exemplo, a propaganda de cerveja que nos massacra diariamente quando exibida pelas televisões: “Beba com moderação.” Não há nada mais hipócrita do que essa frase, que até faz lembrar uma cascavel quando se empenha em hipnotizar o passarinho. É aquela atração parecida com a do suicida à beira do abismo.
Basta dela retirar o “com moderação” para que reste apenas o comando beba, beba, beba… Beber com moderação, na forma pretendida, significaria também poder matar com moderação, atropelar com moderação, estuprar com moderação, como se isso fosse possível.

Perdeu o debate na Canção Nova? Veja como foi.

Fonte: Canção Nova

Cerca de 100 milhões de brasileiros acompanharam as duas horas e 15 minutos do primeiro debate promovido pela TV Canção Nova e Rede Aparecida, nesta segunda-feira, 23. Estiveram presentes os candidatos José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda (PSOL). A candidata do PT, Dilma Rousseff não confirmou presença alegando problemas com a agenda.
Serra afirmou que foi um “excelente debate” e pôde “falar com franqueza”. Segundo ele, houve divergência e até coincidências de opiniões entre os candidatos, mas “caberá ao eleitor fazer seu julgamento”.
A candidata Marina comentou sobre a variedade de temas, que permitiram falar sobre assuntos de vários segmentos da sociedade e, assim “ampliar sua visão sobre a proposta dos candidatos, a forma como cada um lida com as questões”. Ela afirmou que “defendeu o que acredita”, tratando com seriedade os temas. Plínio disse que a Canção Nova e a Rede Aparecida marcaram um “gol” com esse debate. Ele elogiou a estrutura do evento, onde “todos tiveram oportunidades iguais, com o mesmo tempo”, e criticou a ausência da candidata do PT, Dilma, afirmando que “poucos conhecem o que ela pensa”.

.: Confira a cobertura completa do debate Debate
No primeiro bloco os três candidatos foram questionados sobre a necessidade ou não de um presidente acreditar em Deus, em seguida, em respostas particulares, Marina falou sobre a reforma agrária [resposta], Plínio sobre a presença de símbolos religiosos [resposta] e Serra sobre economia atual do país [resposta].
No segundo bloco, jornalistas levantaram questões particulares para cada um dos candidatos. Raphael Leal da TV Canção Nova questionou o candidato Plínio sobre sua opinião ao projeto que pretende criminalizar a homofobia [resposta], perguntando se ele assinaria o projeto. Em seguida, o jornalista questionou Marina sobre sua postura diante da aprovação do aborto no Brasil [resposta] e ao candidato Serra perguntou se ele apoiaria a distribuição de materiais que valorizem a castidade e a fidelidade conjugal como formas de prevenir Aids [resposta].

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Moyses Rocha estará em Camocim dias 28 e 29 de Agosto

Conheça mais sobre Moyses Rocha ?
Fonte:  comunidade resgate


Fundador – Dependência Química
 

Dos 12 aos 16 anos, antes de ter sua experiência com Jesus, Moises Martins Rocha, envolveu-se na adolescência com turmas e gangues locais. Se tornou adepto do Rock, pichador e conheceu as drogas leves e o cigarro em primeira fase.
Iniciou sua experiência com a bebida e logo após, já experimentou as drogas médias. Andava vestido de roupas negras, com desenhos de caveiras e sangue e possuía pôsteres e discos de variadas e pesadas bandas.
Chegou a andar armado e ser aliciado a vender drogas. Teve a experiência de ver amigos assassinados por causa das drogas, outros presos e até casos de overdose e suicídio. Chegou a experimentar, depois de drogas leves e médias, drogas pesadas. Mas Deus já tinha um aplano, e teve a sua experiência com Jesus aos 16 anos, em um Grupo de oração da RCC, onde Jesus o tocou profundamente e nunca mais colocou nada de bebida, cigarro e nem droga em sua vida.

Dilma divulga manifesto para acalmar ‘povo de Deus’.



O Estado de S. Paulo

Vedete da campanha do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, a Carta ao Povo Brasileiro, feita sob medida para acalmar o mercado, ficou para trás. De olho no voto de católicos e evangélicos, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, escreveu agora um manifesto intitulado Carta ao Povo de Deus, no qual defende a família e promete não espichar a polêmica sobre aborto e união civil entre homossexuais.
“Cabe ao Congresso Nacional a função básica de encontrar o ponto de equilíbrio nas posições que envolvam valores éticos e fundamentais, muitas vezes contraditórios, como aborto, formação familiar, uniões estáveis e outros temas relevantes, tanto para as minorias como para toda sociedade brasileira”, diz a carta assinada por Dilma.
No último parágrafo do manifesto, que será distribuído em seu comitê, a petista pede “oração” e “voto” para ter a “oportunidade” de continuar o projeto de Lula. Em tom pontuado por expressões de fé e esperança, Dilma diz que programas como o Bolsa-Família e o Minha Casa Minha Vida resgatam valores da cidadania e a “semente do Evangelho”.

A Revolução Francesa e a Igreja Católica. Revendo a História para entender o presente.


Supere eventual rejeição à história como disciplina “chata” e decoreba..Sem ela  não se tem como entender o presente e fica-se sem raizes.Ela tende a repetir-se e a Igreja tem em sua memória momentos duros de perseguição e rejeição que a fortaleceram e a confirmaram como obra de Deus, apesar de seus limites naturais e humanos.


Reveja algumas informações de Escola mas que são bem pertinentes para os dias de hoje.


***


Fonte: História viva.


A Revolução Francesa marcou para Igreja Católica um dos períodos mais difíceis de sua história. Isto porque a Revolução não só propagou os ideais iluministas que incluíam um sentimento anticlerical e anti-religioso, como também exerceu na prática esses ideais, muitas vezes de forma violenta.

A França sempre teve uma posição de destaque na cristandade, desde os séculos medievais, da conversão dos francos ao catolicismo até a época em que a cidade francesa de Avignon abrigou a sede do papado. Foi também a França um dos maiores pontos de conflito entre católicos e protestantes. Tais fatos levaram a França a ser considerada por muitos papas como a “filha predileta da Igreja”. Às vésperas da Revolução, o país mostrava um quadro onde o catolicismo vivia o seu auge: a população participava dos ritos religiosos e o clero paroquial cuidava da vida religiosa da sociedade. Exercia grande influencia na vida política, pois o poder absoluto do rei era garantido pelo direito divino, e o próprio clero possuía status de Estado. A religião católica influenciava também o tempo, com o calendário gregoriano que possuía festas e feriados cristãos. Por fim, era papel do clero presidir as atividades civis como os casamentos e os registros de nascimento e óbito. Era esse quadro que a revolução viria a mudar radicalmente.

A Revolução Francesa, em sua tentativa de acabar com as estruturas feudais ainda vigentes, colocou a Igreja Católica em uma difícil situação. Desde os primeiros passos da Assembléia Constituinte até a Constituição Civil do Clero, foram tomadas medidas capazes de levantar suspeitas de que a revolução era hostil ao clero. Uma das primeiras medidas dos revolucionários foi a supressão do dizimo e o confisco dos bens do clero, para saldar o déficit nacional. Essas medidas, a principio, não causaram um conflito direto entre a Igreja e a Revolução.

domingo, 22 de agosto de 2010

Liturgia de Domingo

XXI Domingo Comum – Ano C 
 Escrito por Dom Henrique

Is 66,18-21
Sl 116

Hb 12,5-7.11-13

Lc 13,22-30
Jesus continua seu caminho para Jerusalém, rumo à sua paixão, morte e ressurreição. Seu caminho é o dos cristãos. Pois bem, no caminho, fazem-lhe uma pergunta: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” É daquelas perguntas que Jesus não responde, porque se fundam na curiosidade inútil e não naquilo que ele veio revelar e inaugurar: o Reino de Deus, que exige de nós uma abertura de coração e uma resposta de amor para segui-lo no caminho.

Baralho – O jogo de satanás


Significado da palavra baralho: confusão, conflito, desordenar, embaralhar.
Tal significado seria suficiente para a não existência de baralhos em lares de crentes.
A origem do baralho perde-se nos tempos. Em todas as civilizaçoes antigas há registros de jogos semelhantes, utilizando pranchas, placas de argila, de madeira, pedras coloridas e tudo o mais para criar, estabelecer e desenvolver um sistema de símbolos que até hoje intriga sábios e leigos.

A verdadeira origem do baralho, assim como a da maioria dos jogos de cartas hoje conhecidos, permanece um tanto quanto misteriosa. Dizem historiadores, que as primeiras cartas surgiram no século X antes de Cristo, no Oriente Médio. Outros pesquisadores preferem a versão de que a invenção ocorreu na China, a pedido do imperador Sehum-Ho para presentear sua namorada.
O fato é que a invenção do baralho pode ser atribuída a diversos povos, porém os chineses, os egípcios, os árabes e os indianos certamente estão entre os primeiros povos a usar as cartas. Ao que tudo indica, as cartas, no início eram usadas com fins religiosos e de adivinhação do futuro, o fato é que no século XVI foram introduzidas na Europa pelos árabes, e os europeus, no século seguinte, se encarregaram de espalhá-los pelo resto do mundo. As cartas atuais foram criadas no ano de 1392 para uso pessoal do rei Carlos da França, quando este sofria de debilidade mental. O criador das cartas era um homem degenerado e mau, que escarnecia de Deus e seus mandamentos (Win Malgo)

Catedral da Madre Teresa está sendo construída em Kosovo

fonte: ACI Digital
A concórdia inter-religiosa que marcou a vida de Madre Teresa de Calcutá vai ganhar maior visibilidade quando for concluída a catedral com o seu nome que está sendo construída em Pristina, capital do Kosovo. A própria edificação, que começou em 2007, é fruto da amizade entre cristãos e muçulmanos, numa região em que os conflitos étnicos e religiosos provocaram dezenas de milhares de mortos nas últimas décadas.

Em nota divulgada por Ecclesia.pt, fontes desta agência assinalam que a comunidade católica do Kosovo, composta por cerca de 60 mil crentes, é vista com respeito pela maioria muçulmana, que a considera protetora da identidade e história albanesas.

O Censo 2010 do IBGE está nas ruas. Saiba como responder ao ser perguntado sobre a nossa religião.


O Censo 2010 está nas ruas. A qualquer momento vamos receber a visita do recenseador e quando o agente do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) bater em nossa porta e nos perguntar sobre nossa religião é preciso que respondamos com todas as letras “Sou católico, apostólico, romano. Fiquemos atentos!

No Censo 2010, aparecem várias Igrejas ou Religiões “Católicas”, o que pode confundir os entrevistados. (vide relação abaixo)