VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

sábado, 5 de setembro de 2009

Brasil Terra de Santa Cruz


Terra de Santa Cruz" foi o segundo nome dado ao país pelos portugueses, logo após a chegada destes. O título do encontro foi escolhido com o objetivo de refletir sobre o sentido da propagação da fé no territórrio recém-descoberto.

Confira neste artigo do professor Felipe Aquino - que já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: “Escola da Fé” e “Trocando Idéias” - o começo do catolicismo no Brasil.

“O nosso querido Brasil nasceu sob o sinal da Cruz e do Catolicismo. Pedro Álvares Cabral, em 1500, já trazia em suas caravelas 17 sacerdotes. Padre Manoel da Nóbrega e José de Anchieta foram gigantes do início da evangelização do Brasil.

Logo nos primeiros dias, junto com os índios, foi levantada a primeira Cruz, à sombra da qual o frei Henrique de Coimbra celebrou a primeira Santa Missa na Terra de Santa Cruz. A pintura que mostra essa Celebração Eucarística tornou-se um ícone do descobrimento. É preciso lembrar, também, que Cabral trouxe consigo uma bela imagem de Nossa Senhora; ela, que nunca esteve separada da Cruz do seu Filho, veio na frente, como que para tomar conta desse país, e ser, como é: Rainha e Protetora.

O Brasil é o país que tem mais católicos no mundo, mas precisa ser renovado em sua fé. A Cruz precisa voltar a ser o centro da nossa história, para que seja como Deus deseja. É hora de retomar a Cruz! A Cruz salvífica de Cristo. É do lenho da Cruz que pendeu a salvação do mundo. E é pela Cruz que vamos resgatar a fé, a moral e a honra de nosso povo e de nossa nação. O Brasil e o mundo passam por momentos muito difíceis, sobretudo porque rejeitaram Deus e o seu Cristo. Como disse Leão XIII, "o homem expulsou Deus do mundo", por isso agora sofre.

texto enviado por Dysnei Tahim

IX Congresso Estadual da RCC do Ceará será neste final de semana


A Renovação Carismática Católica do Ceará convida para o IX Congresso Estadual que será realizado nos dias 05 e 06 de setembro, no Colégio Cearense, em Fortaleza. O evento abordará o tema: “Jesus Cristo é o Senhor”.

O encontro terá as participações do Arcebispo de Fortaleza, D. José Antônio Aparecido Tosi, o coordenador estadual da RCC de São Paulo, Reinaldo Beserra dos Reis, o fundador da Comunidade Boa Nova, Hamilton e o coordenador estadual da RCC Ceará, Robério Cavalcanti.

Informações através do telefone: 8761-1790 ou acesse: http://www.rccfortaleza.org.br/

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Parabéns Pe.Evaldo


Feliz Aniversário!!!

Nós Gostaríamos de escrever uma mensagem bem legal, mas bem legal mesmo!

Diferente de tudo que existe.

Uma mensagem que expressasse o Amor que o Grupo Renascer tem por Vc, nosso querido Presbítero da Igreja de Camocim

Que ao lê-la seu coração pulsasse mais rápido, teus olhos brilhassem mais e seus lábios pudessem sorrir, comovidos.

Uma mensagem simples, mas espontânea, que te deixasse um pouco mais feliz e realizado!

Queria encher o seu "e-mail" de estrelas, de sorrisos, ao nível do teu merecimento.

Queria pôr dentro do seu "e-mail" todos os corações que te amam incondicionalmente.

É muita pretensão, mas nós queríamos isto tudo, porque gostamos muito de você.

Que esta felicidade que te desejamos hoje te acompanhe sempre, para todo o sempre.

Que bom que você existe.

E como é maravilhoso sermos seu amigo, e ter um sacerdote que sempre nos ensina a buscar a Cristo .

Queremos que Deus subscreva, Sorrindo,
tudo o que acabamos de escrever...!

Que a Paz de Deus sempre te ilumine.

Feliz aniversário, Nosso querido Pe. Evaldo!

São os votos de todos do Grupo Renascer que te Ama!!!pode contar conosco na divulgação do Evangelho de Cristo!!!!

Mensagem da RCC ao Padre Evaldo (Pároco de Camocim), por ocasião de seu aniversário natalício.


Padre Evaldo...



Nesta data tão importante de sua vida, queremos prestar-lhe a nossa sincera homenagem pela grande pessoa que você é. Sabemos que nem sempre as palavras conseguem ser tão transparentes a ponto de expressar as qualidades de alguém. Mas, tentamos aqui expressar pelo menos um pouco do muito que o Senhor representa em nossas vidas.


Acreditamos que o Senhor veio para o nosso convívio com a permissão de Deus, pois sua presença em nosso meio é contagiante, caracterizando a fé e a força que existem dentro do seu coração. Dizemos isso por esse seu jeito empolgante de animar as celebrações; de usar uma linguagem popular em suas homilias; de levar as pessoas a terem uma experiência com Deus; de transmitir o seu amor pela nossa igreja; de ser determinado e de exercer sua liderança com autonomia. Tudo isso faz com que o Senhor seja essa pessoa especial para todos nós.


É por isso e muito mais que aproveitamos esse momento celebrativo para parabenizá-lo e agradecê-lo por tudo que és, e tens feito pelo povo de Camocim. Rogamos a Deus, que venha renovar seu ministério sacerdotal, para cada vez mais anunciar o Seu Reino, com um novo ardor missionário; E que o Espírito Santo continue lhe dando muita saúde, força, unção e sabedoria para exercer a missão que lhe foi confiada como pároco desta cidade, levando sempre a mensagem de amor, que é o próprio Deus, a todas as pessoas que passam pela sua vida, levando-as a crescer espiritualmente.


Que Nossa Senhora lhe dê uma benção toda especial neste dia, assim como o Senhor pede nas celebrações no dia 13 de cada mês, derramando sobre o Senhor, suas bênçãos e graças do Céu.



Parabéns!!! Feliz Aniversário, em nome de todos que fazem a R.C.C de Camocim.
Camocim, 03/09/09.


Autoria: Raimunda Ferreira Lima Rocha (Coordenadora do Grupo de Oração Novo Caminho; Ministra Extraordinária da Eucaristia).
Extraido do Blog: rcccamocim.blogspot.com

terça-feira, 1 de setembro de 2009

SETEMBRO-MÊS DA BÍBLIA


Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 119,105)

Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.

A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.

“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça ” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.

A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. Ela é a história do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus. A Bíblia tem uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó Lia e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e por fim a morte do último dos Doze Apóstolos quando foi escrito o último livro da Bíblia (o Apocalipse, escrito no final do I século). A Palavra de Deus demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. Muitas pessoas fizeram parte desta história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos... Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um livro feito em mutirão.

Passaram-se os tempos, os anos, mudaram muitas coisas, impérios cresceram e caíram, tantas idéias foram superadas, mas a Palavra de Deus continua “viva e eficaz” (Hb 4,12), pois “ela permanece para sempre” (1Pd 1,25). Embora o mundo busca outros caminhos, sempre existiram pessoas e comunidades que foram fiéis, que buscaram nas Palavras Sagradas a fonte para sua inspiração, para continuar vivendo e realizando o projeto de Deus.

Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela é capaz de denunciar e anunciar. Ela denuncia as injustiças, os pecados, as situações desumanas, de pobreza, exploração e exclusão em que vivem tantos irmãos nossos. Foi isso que fizeram os Profetas e também Jesus Cristo em algumas ocasiões, pois toda situação de injustiça e pecado é contrária ao projeto de Deus. Mas a Bíblia é, sobretudo, um livro de anúncio. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus: Ele nos ama e nos quer bem! Ele é o Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu Filho Jesus Cristo. Ele veio nos trazer a Boa Notícia do Reino; veio nos trazer a Salvação, o perdão dos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.

Na Bíblia encontramos textos para as diversas situações da vida. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria... Para todas as realidades encontramos textos apropriados.

Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. É certo que na Bíblia encontramos alguns textos difíceis. A Bíblia mesmo diz isso (veja 2Pd 3,16¸ At 8,30-31; Dn 9,2; etc). Certas passagens foram escritas dentro de uma realidade diferente da nossa. Precisam ser interpretadas e atualizadas. Por isso, quando não entendemos um texto, é melhor passar adiante, buscar outra passagem. O Pe. Zezinho nos ensina cantando: “Dai-me a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e pra pessoa certa”. É recomendável fazer um curso, uma Escola Bíblica ou estudar em grupos. Tudo isso ajuda a entender melhor a Bíblia.

Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida.
.
Termino lembrando um texto bonito de São Paulo: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4). Que neste mês da Bíblia, a Palavra que vem da boca de Deus nos anime, dê força e coragem e com isso sejamos cristãos da Esperança!


Alguns conselhos práticos para quem quer ler, conhecer e viver segundo a Bíblia:

1) Pedir sempre ajuda ao Espírito Santo, isto é, iniciar sempre com uma oração;

2) Começar pelos livros e textos mais fáceis, ou seja, os Evangelhos, Atos dos Apóstolos...;

3) Ler e meditar um texto por dia (não é a quantidade que importa, mas a qualidade);

4) Procurar descobrir o contexto em que o texto foi escrito, ou seja: por que e para quem o texto foi escrito;

5) Anotar na sua Bíblia os textos que mais chamam a atenção;

6) Quando encontrar textos difíceis, passar adiante, deixar estes textos para quando participar de um curso ou quando encontrar pessoas que podem ajudar a explicar;


7) Atualizar o texto para hoje: colocá-lo em prática na vida. Celebrar e rezar a Bíblia e a vida. Viver a Palavra0

GRUPO RENASCER!!!

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

NOTÍCIAS DA RCC CAMOCIM - Novo Coordenador do Ministério de Música



Na manhã do dia 30 de Agosto (domingo), os integrantes e formandos do Ministério de Música da RCC Camocim estiveram reunidos na Casa da RCC, a partir das 8 horas da manhã, para, a partir de um momento de oração, escolherem o novo Coordenador Paroquial do Ministério de Música. Após várias reflexões, foi eleito o nosso irmão Renato Régis, um dos membros veteranos do Ministério.

Na certeza de que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos, toda a comunidade carismática de Camocim se alegra pela escolha deste servo, esperando que ele seja um líder dócil e obediente às moções do Espírito Santo, a fim de promover o crescimento do ministério, não apenas no que diz respeito à quantidade, mas, sobretudo, quanto à maturidade cristã. Reunido com os membros do ministério, o eleito comentou sobre o seu empenho para que a unidade seja a grande meta perseguida através das diversas ações que venham a ser desenvolvidas. Rogamos ao Senhor Jesus que faça do serviço do nosso irmão Renato Régis, através desta coordenação, um poderoso instrumento para o resgate de vidas e para a manifestação da glória de Deus.


Outrossim, queremos louvar a Deus por todo empenho empreendido pelo nosso irmão Rubem Júnior, que esteve na coordenação desta ministério até o final do mês de Agosto / 2009, testemunhando no período de sua coordenação um grande amor pela obra do Senhor. Como sabemos, a troca de coordenadores não implica em quebra de trabalhos que estejam sendo desenvolvidos, muito menos em competição, mas renovação de forças para que o trabalho seja levado a bom termo. Manifestamos a alegria por continuar contando com a experiência, com a solicitude e com o zelo deste servo nos trabalhos do ministério, para que a obra de Deus produza muitos frutos.

"De modo que nem o que planta nem o que rega são, propriamente, importantes. Importante é aquele que faz crescer: Deus." (1Cor 3, 7)

domingo, 30 de agosto de 2009

Parabéns Francisca!!!



HOMENAGEM DO GRUPO RENASCER!!!


Francisca...


Pessoas como você são raras e muito especiais! São verdadeiras pérolas preciosas que Deus coloca no mundo para tornar a vida daqueles que te conhecem mais plenas e alegres. Com vossa maneira de ser, você foi capaz de cativar a muitos corações, e entre tantos, os nossos!

Um grande escritor certa vez afirmou: “Os amigos são a família que nos permitiram escolher”, e ainda, “Deus escolhe nossos pais, nós escolhemos os nossos amigos”. Você foi realmente uma ótima escolha, pois o que importa não é o que temos na vida, mas a quem temos na vida, e hoje ficamos muito felizes em dizer que temos você na nossa vida!

Francisca... Nós já nos conhecemos a um considerável tempo, e nesse período sempre elevamos a Deus louvores e gratidão por tê-la em nosso grupo de amizades. De fato, um bom relacionamento é aquele que nos faz crescer, que nos faz ser melhores do que já fomos. Um bom relacionamento é aquele que nos cumula de coisas boas e nos faz ter cada vez mais ânimo de viver e ser feliz. Sim, foi exatamente isso que vivenciamos nesses anos de convivência e amizade... Você, com sua amizade, nos fez crescer, nos fez ser pessoas melhores e mais felizes!

Na simplicidade e fragilidade de sua humanidade, você nos ensinou a ser mais humanos, fez de nós pessoas convertidas capazes de abraçar nossa humanidade, sem medo de sermos frágeis, fracos, limitados, sem medo de ter medo, pois sempre no medo e com medo você fez de forma maravilhosa a obra do Senhor se tornar realidade através do seu serviço... Você nos ensinou a nos dedicar ao próximo, a nos doar sempre que preciso... Você, conhecedora dos seus limites, jamais deixou de ser obediente, mesmo que para essa obediência fosse preciso ir além da própria limitação... Pelo seu carinho incondicional, muito obrigado!

Tê-la como amiga, como irmã, nos fez desfrutar de muitas coisas boas, e por tudo o que aprendemos e vivenciamos com você só temos uma única palavra a dizer: OBRIGADO! Obrigado pelo respeito, obrigado pela atenção, obrigado pelo carinho e por todos os incríveis momentos de satisfação! Muito obrigado pela sua amizade!

Hoje, mais do que nunca, podemos afirmar: Somos muito felizes por você existir... Somos muito felizes por Deus, na sua infinita bondade, ter criado você... Você é uma grande amiga, uma inestimável irmã e uma valiosíssima mãe, o seu filho que o diga, ele certamente é muito feliz por ter uma mãe como você! Queira Deus que você seja sempre assim, que a nossa amizade dure para sempre e possamos assim continuar a partilhar juntos das maravilhas da vida!

Desejamos toda sorte de bênçãos e graças nesse dia tão especial! Fazemos votos que você seja muito feliz em tudo na vida. Que você receba sempre aquilo que você merece: carinho, respeito, admiração, amor, enfim, tudo o que há de bom! Parabéns pela pessoa maravilhosa que você é... FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

De todos os seus amigos, irmãos, irmãs e todos os que te amam nessa vida, um grande abraço!!!

autoria: Alex Monteiro-Pregador do Grupo Renascer!