RENOVAR 2018 EM CAMOCIM.

Confira a programação completa.....

O valor da adoração

Adorar a Deus não é pois um dever.....

CF 2018: “Fraternidade e a superação da violência”

A abertura da Campanha da Fraternidade 2018 (CF2018)....

Quaresma, tempo de jejum e Penitência

A Igreja nos propõe o jejum como uma maneira de nos educar......

VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Serie Porquês


o que é a cruz de Caravaca


A cruz de Caravaca é um símbolo cristão que começou a ser cultuado durante uma Cruzada contra os mouros muçulmanos na Idade Média em território da Espanha (Caravaca é um lugarejo da Espanha). Esta cruz de dois braços, semelhante à dos gregos, é tida como garantia de copiosas graças e bênçãos para os seus usuários. Tal símbolo tornou-se tema de lendas a ponto de ser lhe atribuírem efeitos maravilhosos, de que falam a Umbanda, o Espiritismo, o Esoterismo...

Infelizmente em torno dela formou-se um grande sincretismo com tendências fortes à magia. Nossos dias difíceis e ingratos para muitos propiciam a propagação da procura de soluções mágicas para os problemas da humanidade.

A devoção à Cruz de Caravaca teve origem na Espanha medieval onde se desenvolviam as cruzadas de cristãos contra os mouros. Em um dos combates os cruzados viram-se cercados pelos mouros ou sarracenos (muçulmanos); a sua bandeira branca continha a imagem da Cruz, e seria destruída pelos mouros. Quando estavam para se render, o Duque Fernão de Andaluzia teve uma inspiração divina: invocou os poderes da Cruz. Então, como se tivessem tocado as trombetas de Jericó (cf. Jr 6,20), os cruzados se ergueram, elevando ao ar a Cruz, dita de Caravaca (pois vinha de um lugarejo assim chamado) e foram derrotando os adversários.

Evidentemente o católico que a usar com fé e devoção, sem conotação mágica ou esotérica, poderá se beneficiar dela.
← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial