VEJA NOSSOS ÁLBUNS DE FOTOS NO NOSSO FACEBOOK: facebook.com/gruporenascercamocim

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Qual o significado de Kairós

O termo Kairós refere-se tanto a uma personagem da mitologia, quanto uma antiga noção grega para referir-se a um aspecto qualitativo do tempo. A palavra Kairós, em grego, significa o momento certo. Sua correspondente em latim, momentum, refere-se ao instante, ocasião ou movimento que deixa uma impressão forte e única para toda a vida (WEBSTER, 1993).

Na mitologia grega, Kairós é um atleta de características obscuras, que não se expressa por uma imagem uniforme, estática, mas por uma idéia de movimento. Metaforicamente, ele descreve uma noção peculiar de tempo, uma qualidade complementar em relação à noção de temporalidade representada por Cronos.

Kairós refere-se a uma experiência temporal na qual percebemos o momento oportuno em relação à determinado objeto, processo ou contexto. Em palavras simples, diríamos que Kairós revela o momento certo para a coisa certa. Kairós simboliza o instante singular que guarda a melhor oportunidade, ele é o momento crítico para agir, a ocasião certa, a estação apropriada.

Mas Kairós não reflete o passado, ou antecede o futuro. Kairós é o melhor instante no presente. Ele representa um tempo não absoluto, contínuo ou linear, ao contrário do que propõe a concepção newtoniana refletida no tempo cronológico, socialmente estabelecido (ZERUBAVEL, 1982).
A dimensão de experiência temporal representada por Kairós instala-se em consonância à totalidade dos elementos individuais envolvidos e à dinâmica de suas relações.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

IGREJA CATÓLICA DE CAMOCIM SE ALEGRA PELOS 18 ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL DE PADRE EVALDO.

Aos presbíteros entre vós, exorto eu, presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, participante da glória que está para se revelar: sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa imperecível da glória" (1Pd 5, 1 - 4).

04 de Agosto de 2009, dia de São João Maria Vianney (Patrono dos Presbíteros Diocesanos), data que marca a alegria da Igreja Católica de Camocim pelos 18 anos de ordenação sacerdotal do Padre Francisco Evaldo Carvalho Carneiro. Para fazer referência a este dia festivo, iniciamos esta postagem com esta belíssima citação da Carta de São Pedro. Mas porque justamente este trecho bíblico? Porque aqui encontramos recomendações preciosas para o ministério daqueles que aceitaram o chamado de Jesus para a vida sacerdotal.
Tais características, a Paróquia de Camocim encontra em seu Pároco atual. De fato, o povo camocinense, e ainda os que habitam em cidades vizinhas elucidam, com veemência, o coração generoso do Padre Evaldo no cuidado com o rebanho; chama a atenção a sua atitude de modelo diante das ovelhas. Como não comentar a sua coragem ao assumir o profetismo diante das situações que permeiam a vida do nosso povo? Como não reconhecer a sensibilidade diante das dificuldades que assolam nossa gente? Daria para deixar de ressaltar sua imparcialidade diante dos assuntos que, muitas vezes, dividem opiniões? Poderíamos esquecer o alcance de suas pregações que, com expressões às vezes tão simples, e às vezes tão profundas, tocam o coração de variados grupos de pessoas? Camocim foi, portanto, agraciada por Deus ao recebê-lo como Pároco.
Como Renovação Carismática Católica, reconhecemos a acolhida com que este servo de Deus trata as diversas expressões da Igreja, nos motivando a lançar-se para águas mais profundas, o que muitas vezes Padre Evaldo fez conosco; e como tem surtido efeito em nossa caminhada as suas intervenções de pastor! Seu apoio e sua confiança em nossos serviços tem proporcionado que a RCC em Camocim seja mais orante, mais organizada e mais missionária. Por isso, antes de parabenizá-lo, devemos agradecer por sua presença atuante junto a nós!
Assim, falar de Padre Evaldo, é falar de um sacerdote que no seu ministério transmite fé, paz, amor, coragem e, sobretudo, sabedoria, fruto de uma caminhada aos pés do Bom Jesus, o Sacerdote por excelência.
Cabe, portanto, louvar ao Bom Deus pelos seus 18 anos de ordenação sacerdotal, e rogar que Ele continue a abençoar seu ministério para que, crecendo na sabedoria, na santidade e na solicitude, constitua-se, a cada dia, um trabalho frutífero, que agrade o coração de Deus e atinja o coração dos homens e das mulheres de nosso mundo contemporâneo.

Parabéns, Padre Evaldo! Que felicidade e todo bem o acompanhem por todos os dias de sua vida!

domingo, 2 de agosto de 2009

Papa indica santos celebrados neste mês como modelos aos padres

O Papa Bento XVI dedicou seu primeiro Ângelus neste período de verão europeu em Castel Gandolfo ao Ano Sacerdotal. O Pontífice afirmou que esta é uma "preciosa ocasião para aprofundar o valor da missão dos presbíteros na Igreja e no mundo".

Bento XV indicou os santos recordados no mês de agosto, como modelos para os padres de hoje. O Papa iniciou recordando Santo Afonso Maria de Liguori, celebrado ontem pela Igreja, e São Francisco, recordado hoje por ocasião da Festa do "Perdão de Assis".

"Ontem era a memória litúrgica de Santo Afonso Maria de Liguori, bispo e Doutor da Igreja, grande mestre de teologia moral e modelo de virtudes cristãs e pastorais, sempre atento às necessidades religiosas do povo", destacou o Pontífice.



"Hoje, contemplamos em São Francisco de Assis o ardente amor pela salvação das almas, que todo sacerdote deve constantemente nutrir". Neste domingo a Igreja celebra o chamado "Pedrão de Assis", uma indulgência solicitada a Honório III no ano 1216 como um "amplo e generoso perdão" para todos aqueles que "arrependidos e confessados" visitassem a Porciúncula em Assis.



Bento XVI em seguida citou São João Maria Vianney, que será recordado no próximo dia 4. O Papa se referiu a ele como "modelo de vida sacerdotal não somente para os párocos, mas também para todos os sacerdotes", e prometeu falar mais sobre o santo na próxima quarta-feira, durante a audiência geral. O Santo Padre citou depois São Caetano de Tiene, o qual amava repetir que "não com o amor sentimental, mas com o amor dos fatos se purificam as almas".



O Papa ainda recordou que dia 8 de agosto a Igreja apresentará como modelo São Domingos, sobre o qual foi escrito: "abria a boca ou para falar com Deus na oração ou para falar de Deus".



Para concluir Bento XI destacou Paulo VI, já que no próximo dia 6 de agosto a Igreja celebra seu 31º aniversário de morte, ocorrida justamente em Castel Gandolfo. "A sua vida, tão profundamente sacerdotal e rica de tanta humanidade, permanece na Igreja um dom do qual agradecer a Deus", disse o Papa. Com Paulo VI, os santos de agosto representam "verdadeiros modelos de espiritualidade e de dedicação sacerdotal", acrescentou.

Ao final o pontífice fez uma súplica por todos os sacerdotes. "A Virgem Maria, Mãe da Igreja, ajude todos os sacerdotes a serem totalmente apaixonados por Cristo, seguindo o exemplo desses modelos de santidade sacerdotal".

Antes da oração do Ângelus, Bento XVI agradeceu os habitantes de Castel Gandolfo e todos os fiéis pela proximidade espiritual que lhe demonstraram quando fraturou o pulso em Les Combes. Após agradecer também a acolhida em Castel Gandolfo, deu a todos a benção apostólica.



Insurreição de Varsóvia



Na conclusão do encontro com os fiéis, peregrinos e turistas no pátio da Residência de verão de Castel Gandolfo o Papa saudou os presentes em várias línguas. Falando em polonês Bento XVI quis unir-se às celebrações de hoje do aniversário da insurreição de Varsóvia, a revolta contra a ocupação nazista por parte dos judeus e dos poloneses que moravam na cidade, que teve início no dia 1 de agosto de 1944 e durou até o fim do mês de outubro. "Do heroísmo dos insurgentes e da força da nação – disse o Pontífice – nasceu a Polônia livre. O sacrifício da suas vidas produza frutos de paz e de prosperidade para a sua Pátria."



Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com